Faça você mesma: porta-lã de garrafa PET

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on abr - 28 - 2010

A gente sabe o desgosto que dá terminar uma peça e vê-la suja, com a lã empoeirada. É que até o trabalho ficar pronto o novelo fica exposto e não tem jeito de não sujar, ainda mais se você for daquelas que leva o tricô na bolsa para todo lugar. Isso quando acontece do novelo se desfazer e terminar cheio de nós.

Mas a advogada Ana Rosa Accenato resolveu seu problema fazendo um porta-lã de garrafa pet, baratinho, funcional e ecológico. Veja abaixo o passo-a-passo que ela fez especialmente para a gente.

As garrafas podem ser de 500ml, 1l, 1,5l, 2l 2 e 2,5l. Apenas as garrafas de refrigerante tipo Cola, daquela marca mais conhecida, pois é esta a embalagem que proporciona o feitio do objeto desejado.

Retirar o rótulo. Cortar a garrafa na linha onde termina o rótulo. A própria garrafa possui uma linha onde se faz o corte,observe a marcação.

Garrafas já cortadas foto 3


A garrafa possui uma “cinturinha” e ranhuras verticais (que já servem  para a marcação do corte). Marcar uma ranhura sim uma ranhura não, e cortar até a altura da cinturinha da garrafa.

Após fazer estes cortes já é possí­vel fechar a garrafa como um potinho.

Para fazer o acabemento, utilize a boca de um copo americano, corte um pedaço da própria garrafa para fazer o molde.

Arredondar as pontas.

Assim fica pronto e acabado o potinho. Caso queira utilizar o potinho como suporte para fios, principalmente para colocar meadas já enroladas em forma de bolinha, é possí­vel cortar as pontas em forma de orelhinha ou coração, o que possibilita a saí­da do fio.

 

Dica das Tricoteiras: pode pintar o porta-lã com tinta vitral que fica bárbaro (eu vi no Mais Você!).

Categories: Tira-dúvida

15 Comentários nesta postagem.

  1. Adorei! Já vi estes potinhos no flickr, mas com outra finalidade. A minha dúvida seria o tamanho do pote, pois me parece que ficaria pequeno para um novelo de lã. Caberia um novelo de 100g de uma lã grossa?

  2. Tricoteiras disse:

    Oi Ludimilla
    muito sincera com você: não sei.
    A garrafa utilizada foi de coca-cola, que existe em vários tamanhos, desde 600ml até de 2,5l (que eles lançam especialmente no natal). O modelo é igual, então eu acredito que dá para fazer o porta-lã com todos, embora a Ana Rosa tenha utilizado a de 2 litros.
    Tem que testar pra saber.
    bjos

  3. Ana Rosa disse:

    Ludimilla, eu utilizo as garrafas de 2l e 2,5l, mas geralmente as lãs que eu insiro nos potinhos não estão em forma de novelo, são as meadas que enrolo em forma de bolinhas. Ou então uso o novelo com as tampinhas abertas, à medida que eles vão murchando dá para fechar o potinho. Detalhe, eu tenho por hábito tecer puxando o fio do meio do novelo e não das bordas e o mesmo aconte com as bolinhas.Espero ter ajudado. bjs. ANA ROSA

  4. Sonia Maria Cabral Ostrovsky disse:

    Olá Ludmila, essa idéia é nota MIL, me ajude, fiz passo a passo, porém não sei como fechar as abas do porta lã. Pode explicar-me, e como fazer para passar o fio. Aguardo urgente sua resposta.Obrigada, me chamo Sonia, meu email:soniabruno.iaia@gmail.com Parabéns.

  5. Rosane C. Schemiko disse:

    Oi, Ludmila, gostei da idéia, mas não entendi o molde redondo feito com o copo, é pra que? e coloca-se aonde?. E também tenho a mesma duvida da Sonia Maria Cabral.Fico no aguardo de sua resposta , Obrigada.

  6. Tricoteiras disse:

    Uma explicação: quem fez esse passo-a-passo foi a Ana Rosa (não a Ludmila.

    1- como fechar: encaixando as pétalas. Se elas não se encaixarem talvez tenham ficado curtas demais e terá que ser feito de novo.

    Pra usar o fio, deixe as pétalas abertas e puxe o fio pelo meio do novelo. Sò feche o porta-novelo quando for guardar.

    2- o molde redondo serve para cortar as pétalas com tamanhos todos iguais. Senão, elas não encaixarão.

  7. suely m. rossler disse:

    gostaria de fazer um porta agulhas de trico usando pet!se possivel me ensinar,agradeço muito!obrigada su

  8. Tricoteiras disse:

    Já está ensinado, Suely.
    O passo-a-passo está descrito acima.

  9. Cristiane de Sá disse:

    Acho que o que a amiga Suely Rossler quer éem porta AGULHAS DE TRICO, alias eu também. Alguem tem alguma dica. Obrigada Cris.

  10. Rainha da Luz disse:

    Vcs tem algum porta agulha de trico/
    Gostaria da pergunta da tricoteira Suely.
    Se tiver eu sou a promeira a fazê-lo.
    Grata

  11. sonia ostrovsky disse:

    Ludimilla, parabéns pela idéia, eu fiz a receita c/garrafa de 2,75l, ficou show, agora tricoto sem sujar a lã, por favor pode me enviar sempre via email idéias maravilhosas c/as receitas, vc tem outras boas idéias para fazer c/garrafa Pet? Gostaria de pintar e enfeitar p/dar de presente porém não sei como fazer.Por favor responde-me.Meu email:soniabruno.iaia@gmail.com Um beijinho carinhoso.

  12. drikka disse:

    Desculpe usar esse espaçonão sei se é aqui nq devo postar, assisti voces no programa da Olga Bongiovani hj 04/7/10 e vi um xale q comentou se que o ponto era uma renda gostaria de saber como se faz, meu email é silva.drikka@hotmail.com, obrigada e aguardo contato!
    Adriana SP

  13. Andréa disse:

    Só faltou colocar a lã dentro pra gente vê.

  14. Andréa disse:

    A cor está escura da linha não dá pra ver direito.

  15. izabela alves disse:

    Olá Ludmila,tudo bem!!
    Adorei o potinho,porem nao consegui identificar quantos cortes faço para fechar a garrafa e quantos centimetros cada corte…como faço para poder fecha-las sem que elas voltem..aguardo contato com urgencia!!!desde ja agradeço a atençao!!
    abraçs!!!izabela