Aprenda a criar receitas: parte 3

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jan - 03 - 2009

Muita gente tem medo de conta. Não sei por que, depois que inventaram a calculadora. Tem na mesa, no computador, no celular. Logo, qual a dificuldade?

Ah, a dificuldade é saber qual é a conta? A gente conta para você.

>> Veja como tirar medidas

>> Veja como tecer uma amostra

>> Confira outros tutoriais com fotos e vídeos

 

Por Clara Beauty e Bia Medina

 

Material:
- O caderninho ou cadernão com as anotações do tamanho da blusa predileta
- A máquina de calcular

A blusa pronta by The Clara Beauty Latest PhotosVamos agora estudar a partir de um exemplo concreto, uma blusa que eu fiz para a minha irmã, a Cecí­lia, com agulha circular. Escolhi tricotar circular porque eu simplesmente DETESTO costuras e assim, eu não vou precisar costurar ao témino da blusa. Também escolhi fazer uma blusa em ponto jersey (avesso em tricô, direito em meia) mais justinha, acinturada, com a gola aberta para que seja possí­vel usar uma camisa por baixo.

Os dados das medidas verticais dela são:

Altura da blusa (do ombro ao quadril) = 54 cm

Altura do ombro ao busto = 18 cm

Altura do busto  cintura= 18cm

Altura da cintura ao quadril= 18cm

Obs.: o fato de ter dado um número perfeitamente divisí­vel por três, foi coincidência. Há pessoas que tem os ombros mais curvos, ou o tronco mais alongado, ou pouco busto, ou busto avantajado… Tudo isso deve ser bem medido antes de começar a tricotar a fim de evitar surpresas.

Continuando. Agora as medidas horizontais:

Circunferência do quadril = 85cm (aqui não é bem o quadril, mas a altura onde eu quero que a blusa fique)

Cintura = 70cm

Busto = 85 cm

Agora vamos juntar com os dados da minha amostra:

10cm de largura tem 14 pontos (ou cada, cada centí­metro tem 1,4 ponto)

10 cm de altura tem  16 carreiras. (ou cada, cada centí­metro tem 1,6 carreira)

Fazendo regra de três: se para 10 cm de largura eu tenho 14 pontos, então para 85 teremos que ter X

10 —– 14

85 —– X

X= 85 x 14 / 10

X = 119, que a gente arredonda para 120 e assim teremos 60 pontos na parte da frente e 60 pontos para as costas. Logo, temos que começar com 120 pontos.

 

Um outro jeito: como sabemos que cada centí­metro tem 1,4 ponto, então é só multiplicar 85 por 1,4. Teremos então 119 pontos, que arredondaremos para 120.

Como eu quero fazer uma blusa acinturada e a medida da cintura que tenho é de 20 cm a menos do que o quadril, teremos que fazer diminuições para chegar de 85 para 70 cm. Fazendo as contas, você terá que ter na cintura 98 pontos, mas eu vou arredondar logo para 100 pontos para facilitar as contas. Então, teremos que diminuir 20 pontos.

Precisamos ainda de outra conta. Já sabemos que a altura do quadril para a cintura é 18 cm. Refaçamos as contas pela regra de três:

Se para 10 cm de altura eu tenho 16 pontos, então para 18 teremos que ter X

10cm —- 16

18cm —- X

X= 18 x 16 / 10

X= 28, 8

Isso significa que do iní­cio até a cintura você terá que fazer 28 carreiras.

Um outro jeito: como sabemos que cada centí­metro tem 1,6 carreira, é só multiplicar 18 por 1,4. Teremos então 28,8 carreiras, que arredondaremos para 30.

Como você está tecendo circular, você terá que fazer 4 diminuições de cada vez (duas na parte da frente e duas na parte de trás). Então, pense comigo: se você tem que diminuir 20 pontos, sendo 4 pontos de cada vez, você terá que fazer 5 vezes Ou seja, em 28 carreiras, você terá que diminuir 4 pontos por  5 vezes. Vamos então arredondar novamente para 30 carreiras. Logo, a cada 5 carreiras tricotadas teremos que diminuir 4 pontos na próxima carreira, até completar 30.

Como diminuir? Se você estivesse fazendo o corpo da blusa em duas partes, você certamente iria diminuir sempre no iní­cio e no fim da carreira, certo? Como estamos tricotando circularmente, vamos fazer uso de marcadores, para sabermos exatamente onde começa a carreira e o meio dela. Marque e lembre-se de fazer as diminuições sempre dois pontos antes e dois pontos depois do marcador.

Ao chegar na cintura, suba reto por umas 6 carreiras (sem diminuir, nem aumentar). E então você vai fazer o caminho inverso: se do quadril para a cintura você diminuiu, da cintura para o busto você vai aumentar. Como temos a mesma altura (18cm) e a mesma largura (85cm), é só fazer o contrário: tricote 5 carreiras e na carreira seguinte, aumente 4 pontos. Lembre-se da regra do marcador: aumente sempre dois pontos antes e dois pontos depois dele.

Quando você tiver novamente 120 pontos, já deve ter chegado no busto.

 

Um resumo da parte 3


 

 

Para fazer a blusa da Cecí­lia, usei uma agulha 6mm e fio compatí­vel. Depois de fazer os cálculos acima cheguei à  seguinte conclusão:

* Coloque 60 pontos na agulha, coloque um marcador, coloque mais 60 pontos, coloque outro marcador e feche o cí­rculo.

* Tricote cinco carreiras. Na sexta carreira, diminua 4 pontos, sendo sempre dois pontos antes e dois pontos depois dos dois marcadores.

* Repita por 5 vezes, até você ter 30 carreiras e apenas 100 pontos na agulha.

* Tricote sem aumentar ou diminuir por 6 carreiras.

* Tricote cinco carreiras. Na sexta carreira, aumente 4 pontos, sendo sempre dois pontos antes e dois pontos depois dos dois marcadores.

* Repita por 5 vezes, até você ter 30 carreiras e 120 pontos na agulha.

 

IMPORTANTE: nunca chegamos a publicar a parte 4. Se você aprendeu direitinho como faz a medida do corpo, utilize a mesma lógica para fazer as mangas: meça o comprimento, tire a medida do pulso e do braço, calcule as diminuições e mande bala.

Categories: Tira-dúvida

13 Comentários nesta postagem.

  1. Estou ansiosa aguardando a parte 4.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos!!!

  2. Kakau disse:

    Adorei a ideia de não ficar “presa” às receitas prontas e já estou montando um projeto seguindo as dicas.

  3. Nossa eu fazia adaptações para ter uma blusa compatível para mim. Mas com essa explicação ficou mais fácil. Agora poderei errar menos. Obrigada.

  4. Vanessa Biali disse:

    Que ideia ótima!
    Também estou ansiosa para ver a 4 parte!
    Beijos,
    Vanessa

  5. IRACEMA disse:

    Maravilhosa sua iniciativa,sou iniciante e foi de grande valia p mim suas explicações,espero anciosa pela parte 4,parabéns,bjos.

  6. Elidira disse:

    Quando, quando, quando? Sairá a parte 4?? Estou ansiosa por ela.

  7. Elidira disse:

    Por favor estou esperando a parte 4 para terminar a blusa…

  8. Elidira disse:

    Continuo esperando a parte 4 , quando será ???

  9. GOSTARIA QUE ME ENVIASSE A 4 PARTE POR FAVOR..OBRIGADA!!!!

  10. Vera disse:

    Iniciativa maravilhosa, compartilhando o que sabe com todo mundo, me ajudou bastante. A parte 4 como você já publicou ali, não é mesmo necessária, é só utilizar o que já aprendeu até a 3. Obrigada.

  11. rosilene filheiro disse:

    Ótimas explicações, bem compreensíveis para quem, como eu, pretende fazer um colete pela primeira vez. Se der certo, não vou ficar só nele, quero fazer muito mais; adoro tricotar. Se tiver mais dicas, me envie, ok?
    Obrigada!
    Rosilene

  12. Sonia Regina Ribeiro Santana disse:

    Amei estas dicas. Nossa estou usando muito e está bem claro para nós iniciante. Obrigado.