Palavra de Tricoteira: fio Sensação

Posted by Letí­cia Cinto Posted on mai - 31 - 2010

sensacao1_redO fio Sensação para mim pode ser classificado como pau para toda obra: é um fio liso, com 70% de acrílico e 30% de lã, bem quentinho e apropriado para fazer pontos em relevo. Parece ideal para fazer peças masculinas, já que a maioria dos homens sempre implica com fios peludos ou com muitos detalhes.  O novelo que recebi para o teste era da cor 1335, um mesclado em tons de uva e verde, muito bonito. Aliás, um grande trunfo desse fio são as cores e os mesclados, um mais atraente que o outro.

Para fazer o teste, fiz um par de luvas utilizando a receita desenvolvida pela Silvania (veja aqui). Como a receita pede fio de bebê e este é um fio mais grosso, tive que fazer algumas adaptações na receita. As agulhas recomendadas para tricô são 5 a 6, mas eu queria umas luvinhas bem firmes, então usei agulhas 4 e montei apenas 40 pontos para iniciar as luvas. As luvinhas ficaram ótimas, bem firmes e certinhas na mão e, principalmente, bem quentinhas.

O rendimento do fio também foi bastante satisfatório já que o novelo foi suficiente para fazer o par de luvas, mais um quadrado perfeito de 20 cm x 20 cm e ainda sobrou um pouquinho. Se tivesse utilizado as agulhas 5 ou 6 para todo o trabalho, o rendimento deveria ter sido melhor ainda.

Para o quadrado perfeito usei agulhas 6, em meia ida e volta, e a textura do tecido ficou ótima, firme e flexível ao mesmo tempo. Esse quadrado perfeito é bem simples de fazer: comece montando 3 pontos e aumente 1 ponto no início e no final das carreiras pares até obter um triângulo com a metade do tamanho do quadrado desejado. Aí você começa a diminuir 1 ponto no início e no final das carreiras pares até ficar somente com 3 pontos. Arremate e pronto.

 

*** Letícia Cinto, é paulista, mora em São Paulo há um tempão e gosta cada vez mais desta cidade maluca. Trabalha com testes de software e tem um olho ótimo para achar defeitos, menos na sua paixão, o tricô, onde acha tudo lindo. Adora assistir televisão enquanto tricota e contar as novidades dos grupos de tricô para o marido, que ainda confunde tricô com crochê. Detesta quando alguém diz que tricô é coisa de velha e responde que ruim é ter preconceitos.

Importante: Ao lançar sua coleção de fios para 2010, a Aslan Trend gentilmente enviou para o site Tricoteiras.com uma amostra de todos os fios novos para que a gente os testasse e desse nossa opinião. Pedimos, então, a colaboração das tricoteiras amigas deste site para que nos ajudassem nessa missão.

Categories: Notícias

Comments are closed.