Luvas laranja-Holanda

Posted by Letí­cia Cinto Posted on mai - 31 - 2010

luvaCriação: Silvania Fernandes
Execução: Letícia Cinto

Material:

1 novelo de fio Cisne Bebê ou qualquer outro fininho

1 jogo de 5 agulhas de duas pontas ou uma agulha circular nº 3

3 marcadores de pontos

1 segurador de pontos

1 agulha de tapeçaria

As luvas são iguais, com exceção do local dos aumentos para o polegar. Então começaaremos pela mão  esquerda. Note que você vai usar dois marcadores para delimitar os aumentos do polegar, e já existe um marcador para o iní­cio do trabalho. Cuidado pra não confundir, se possível use cores diferentes.

Comece montando 56 pontos nas agulhas. Eu não gosto muito de trabalhar com jogo de agulhas, então usei somente a circular. Use um marcador para saber onde é o começo do trabalho, e tricote em carreiras circulares em barra 1/1 por 31 carreiras.

Carr. 32 a 35:  em meia

Carr. 36: comece os aumentos para o polegar: 54 p. em meia, coloque um marcador, 1 aum., 1 meia, 1 aum. Coloque o outro marcador, 1 meia.

Carr. 37 e todas as í­mpares: em meia

Carr. 38: em meia até o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 3 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 40: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 5 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 42: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 7 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 44: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 9 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 46: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 11 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 48: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 13 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 50: meia até  o marcador. Passe o marcador, 1 aum., 15 meia, 1 aum. Passe o marcador, 1 meia.

Carr. 51: meia até o marcador. Retire o marcador, coloque os próximos 17 pontos num prendedor de pontos, retire o segundo marcador, coloque mais um ponto na agulha, 1 meia.

Esses pontos no prendedor formarão o polegar. Vão ficar esperando e você vai continuar trabalhando o restante da luva.

Continue em meia até a carreira 54. Nesse ponto, façaa duas diminuições, uma de cada lado, apenas para ajustar a luva no formato da sua mão. É bom que você vai experimentando a luva, verificando se precisa fazer diminuições ou aumentos de acordo com o tamanho da sua mão. Continue em meia até a carreira 70, façaa mais duas diminuições, se achar necessário.

Carr. 71 a 75: em barra 1/1 como no punho.  Façaa o arremate elástico, com a ajuda da agulha de tapeçaria.

Agora você vai repetir as mesmas instruções para a mão direita. A diferençaa será  apenas no local de aumentos para o polegar.Então vamos lá;

Carr. 36: 1 meia, coloque um marcador, 1 aum, 1 meia, 1 aum, coloque outro marcador, meia até o final.

Carr. 37 e todas as í­mpares: meia

Carr. 38: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 3 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até  o final.

Carr. 40: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 5 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até o final.

Carr. 42: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 7 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até o final.

Carr. 44: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 9 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até o final.

Carr. 46: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 11 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até  o final.

Carr. 48: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 13 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até  o final.

Carr. 50: 1 meia, passe o marcador, 1 aum, 15 meia, 1 aum, passe o outro marcador, meia até o final.

Carr. 51: 1 meia, retire o marcador, coloque os próximos 17 pontos num prendedor, retire o outro marcador, coloque um ponto a mais na agulha e tricote em meia até  o final.

Faça o restante da luva como na mão esquerda, inclusive os aumentos ou diminuições, arremate.

Para os polegares:

Para as duas mãos , as mesmas instruções. Coloque os pontos que ficaram à espera na agulha (ou no jogo de agulhas de duas pontas). Levante 3 pontos no espaço que ficou entre o polegar e a mão, para que não fique buraquinhos.  Coloque um marcador indicando o iní­cio e faça uma carreira em meia. Se preciso, faça meia torcido para não ficar buraquinhos na junção do polegar com a mão. Depois, faça 5 carreiras em barra 1/1 e arremate como no final da luva.

Pronto! Você tem uma luvinha fácil e rápida de tricotar, que aquece as mãos e permite que se use o teclado!

4 Comentários nesta postagem.

  1. [...] fazer o teste, fiz um par de luvas utilizando a receita desenvolvida pela Silvania (veja aqui). Como a receita pede fio de bebê e este é um fio mais grosso, tive que fazer algumas [...]

  2. divânia disse:

    Let´ciai,eu tricoto muito pouco á mão mas, estou doida por essa luva…por favor, eu não sei como fazer esse auemnto para o polegar,com marcadores…podes me ajudar..eu não tenho marcadores, há como usar outra coisa no lugar????abreijus agradecidos…

    di

  3. Tricoteiras disse:

    Divânia
    marcadores são qualquer coisa que “marca”: pode ser um clip de papel, um alfinete de fralda, um lacinho feito em lã de outra cor….
    É só improvisar.

  4. margarete disse:

    Olá, sou iniciante no trico e gostaria que alguem me tirasse algumas duvidas, que são elas: tenho um novelo de 100 g. da baby charm da aslan e gostaria de fazer esta luva, mas não acho a agulha circular 3, e tenho a nº 4 com 40 centimetros,minha duvida é: posso fazer a mesma quantia de pontos? Fazendo com a agulha 40cm não ficara muito esticado? Ou seja poucos pontos para muita agulha?
    Agradeço a atenção.

    Ih, Margarete.
    Se a agulha é maior, tudo vai ficar maior. Você teria que fazer uma amostra e recalcular tudo de novo.
    Sobre agulha circular 3mm, dá uma olhada nas lojas virtuais que sugerimos em nossa seção de links, por favor. Tenho certeza que vc encontra.