Meia Estação

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jun - 23 - 2010
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Criação e Execução:

Bia Medina

Material:
1 novelo de Delicatessen
1 jogo de 5 agulhas de 2 pontas para meias, 2 mm

Notas:
* A receita foi escrita para pés femininos nº 37  com 23 cm de comprimento e 21 cm de tornozelo. Se o seu pé é maior ou menor, há instruções para adaptar a receita no corpo do texto.

* No decorrer da receita, uso a técnica de tricotar um ponto pela frente e por trás para fazer os aumentos. Caso não goste dessa técnica, utilize a que preferir; onde houver a abreviatura mft, faça 1 m, 1 aumento; onde houver a abreviatura tft, faça 1 t, 1 aumento.

* Os pontos são montados nas agulhas usando a montagem mágica.

Não se assuste com o ponto rendado. Você pode substituí-lo por qualquer ponto mais simples, como jérsei ou sanfona. Uma boa ideia para quem tem pouca prática com meias é fazer primeiro uma meia mais simples sem o ponto trabalhado, para entender o método de construção, e depois fazer a meia rendada.

Pontos e abreviaturas utilizados:
Meia (m), tricô (t), laçada (laç), dois pontos meia trabalhados juntos (2 mjt), mate simples (mate), 2 pontos tricô trabalhados juntos (2 tjt), 2 pontos tricô trabalhados juntos torcidos, ou seja, enfiando a agulha pelo fio de trás dos pontos (2 tjtt); meia tricotado pela frente e por trás (mft); tricô feito pela frente e por trás (tft), passar 1 ponto sem fazer em tricô (1 psf).
Amostra:
17 pontos e 23 carr em 5 cm.
Ponta do pés:

Usando a montagem mágica e duas agulhas do jogo de 5, ponha 14 pontos em cada agulha. A princí­pio, você usar as 2 agulhas para segurar os pontos e uma terceira agulha para tricotar. Deixe de lado as 2 agulhas restantes; logo entrarão em ação.

1º  carr: em meia: trabalhe os pontos de uma agulha e depois os pontos da outra agulha.

2º  carr: 1ª agulha, mft, siga em meia até sobrarem 2 pt na agulha esquerda, mft, m. Trabalhe da mesma forma na 2ª agulha.

Repita essas duas carreiras até ter 24 pontos em cada agulha; insira então as outras duas agulhas do jogo, da seguinte maneira:

Carr simples: 1ª agulha: 12 m; pegue outra agulha, 12 m; repita na 2ª agulha.

Carr com aumentos: 1ª agulha: mft, * em meia até o fim. 2ª agulha: em m até restarem 2 pt na agulha esquerda, mft, m. 3ª agulha: mft, * em meia até o fim. 4ª agulha: em m até restarem 2 pt na agulha esquerda, mft, m.

Siga trabalhando dessa forma, alternando uma carreira com aumentos com outra toda em meia, até  que haja 17 pontos em cada agulha.

A ponta do pé está pronta

Corpo do pé

Agora o trabalho seguirá reto, sem aumentos. A 1ª e a 2ª agulhas serão usadas para o peito do pé, a 3ª e a 4ª agulhas, para a sola.

Para facilitar o trabalho do ponto rendado, rearrume os pontos das agulhas 1 e 2, deixando 18 pontos na 1ª agulha e 16 na 2ª agulha.

As agulhas da sola são sempre trabalhadas em meia; só o peito do pé tem o ponto rendado.
1ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
2ª carr (e todas as carr pares): 1ª agulha: m, 2 t, 11 m, 2 t, 2 m; 2ª agulha: 2 t, 11 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
3ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
5ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
7ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
9ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
11ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
13ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
15ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
17ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
19ª carr: 1ª agulha: m, 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, m; 3ª agulha: m; 4ª agulha: m
Nota: se a laçada no final da 1ª agulha estiver ficando muito esgarçada, vc tem duas maneiras de resolver. A minha preferida é não fazer a laçada na carreira ímpar e, na carreira par, levantar o fio entre as agulhas com a agulha esquerda e trabalhá-lo em meia, formando assim o buraquinho da laçada. A outra é por 19 pontos na 1ª agulha, em vez de 18 e 15 pontos na 2ª agulha em vez de 16, e fazer 1 t no final da 1ª agulha, 1 t no início da 2ª agulha.
Repita essas 20 carreiras mais uma vez e, depois, repita da 1ª a 8ª carreira. Neste ponto, começa a nesga do calcanhar.
Nota: A nesga do calcanhar deve começar a ser feita quando a meia chegar a 10 cm ou 10,5 cm da parte traseira do calcanhar. Experimente a meia no seu pé e confira. Se preciso, comece a nesga antes ou depois do indicado. Como a nesga é feita nas duas agulhas da sola e não interfere com o desenho rendado do peito do pé, você pode começa-la onde for apropriado sem se preocupar com o que está fazendo nas duas primeiras agulhas.

Nesga do calcanhar

Para fazer a nesga, você  continuará trabalhando a 1ª e a 2ª agulhas de acordo com o ponto rendado, mas passará a fazer aumentos na 3ª  e na 4ª agulha, da seguinte maneira:

Carr com aumentos (í­mpar): 1ª agulha: siga a receita do ponto rendado. 2ª agulha: siga a receita do ponto rendado. 3ª agulha: mft, em meia até o fim. 4ª agulha: em meia até restarem 2 pontos na agulha esquerda, mft, m.

Carr sem aumentos (par): 1ª agulha: m, 2 t, 11 m, 2 t, 2 m. 2ª agulha: 2 t, 11 m, 2 t, m. 3ª agulha: m. 4ª agulha: m.

Repita essas duas carreiras até ficar com 31 pontos em cada uma das agulhas da sola, terminando com a carreira ímpar. Ao experimentar a meia no pé, a parte rendada deve chegar até um tiquinho acima do ponto onde o pé se junta à perna. Anote em que carreira parou o ponto rendado; se você começou a nesga no ponto indicado na receita, terá acabado de fazer a 7ª carreira do ponto rendado.

Calcanhar

O calcanhar é trabalhado apenas nas agulhas da sola. Portanto, antes de começar o calcanhar, trabalhe a carreira par (1ª agulha: m, 2 t, 11 m, 2 t, 2 m. 2ª agulha: 2 t, 11 m, 2 t, m) somente nas duas primeiras agulhas. Comece o calcanhar pela 3ª agulha.
1ª carr: 3ª agulha: em m. 4ª agulha: 7 m, mft, m. Vire o trabalho.

2ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 7 t, tft, t, Vire o trabalho.

3ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 6 m, mft, m. Vire o trabalho.

4ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 6 t, tft, t, Vire o trabalho.

5ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 5 m, mft, m. Vire o trabalho.

6ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 5 t, tft, t, Vire o trabalho.

7ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 4 m, mft, m. Vire o trabalho.

8ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 4 t, tft, t, Vire o trabalho.

9ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 3 m, mft, m. Vire o trabalho.

10ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 3 t, tft, t, Vire o trabalho.

11ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 2 m, mft, m. Vire o trabalho.

12ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 2 t, tft, t, Vire o trabalho.

13ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 1 m, mft, m. Vire o trabalho.

14ª carr: 4ª agulha: laçada, siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 1 t, tft, t, Vire o trabalho.
15ª carr: 3ª agulha: laçada, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 4 m, *2 mjt, 1 m*, repetir de * a * mais cinco vezes, 2 mjt. Vire o trabalho.

16ª carr: 4ª agulha: siga em t até o fim da agulha. 3ª agulha: 4 t, *2 tjtt, 1 t*, repetir de * a * mais cinco vezes, 2 tjtt. Vire o trabalho.

17ª carr: 3ª agulha: 1 psf, siga em m até o fim da agulha. 4ª agulha: 16 m, mate. Vire o trabalho.

18ª carr: 3ª agulha: 1 psf, siga em t até o fim da agulha. 4ª agulha: 16 t, 2 tjt. Vire o trabalho.
Repita a 17ª e a 18ª  carreiras até que sobre apenas um ponto à espera nas agulhas. Faça a 17ª carreira mais uma vez, eliminando o último ponto à espera desse lado, não vire o trabalho e comece o cano da meia.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Cano

 

Agora você vai retomar o trabalho circular em todas as agulhas. Veja onde parou quando terminou de fazer a nesga do calcanhar. Se está seguindo a receita à  risca, quando iniciou o calcanhar você fez a 16ª carreira do ponto rendado nas agulhas 1 e 2, logo começará agora a fazer nessas duas carreiras a 17ª carreira do ponto rendado. Caso tenha começado a nesga antes ou depois, adapte as instruções para continuar o ponto rendado a partir da carreira onde parou, de modo que o desenho da meia não sofra distorções.
Para facilitar o trabalho do ponto rendado, na primeira carreira você vai rearrumar pontos nas agulhas, da seguinte maneira:
1ª carr: 1ª agulha: como indicado na 17ª carr do ponto rendado: m, 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, laç, mate. 2ª agulha: como indicado na 17ª carr do ponto rendado: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, m; ao final da agulha, trabalhe 2 mj da 3ª agulha (eliminando assim o último ponto à espera que restou do calcanhar), e passe o ponto resultante para a 2ª agulha. 3ª agulha: 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, laç; faça um mate com o último ponto da agulha esquerda e o primeiro ponto da 4ª agulha. 4ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, m, trabalhe em meia o primeiro ponto da 1ª agulha, de modo que passe a ficar na 4ª agulha.
Agora, todas as agulhas terão 17 pontos.
2ª carr (e todas as carr pares): Em todas as agulhas: 2 t, 11 m, 2 t, 2 m.
3ª carr: 1ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, 2 mjt, laç.
5ª carr: 1ª agulha: 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, laç, mate; 3ª agulha: 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, laç, mate; 4ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, laç, mate.
7ª carr: 1ª agulha: 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, 2 mjt, laç
9ª carr: 1ª agulha: 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, laç, mate; 3ª agulha: 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, laç, mate; 4ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, laç, mate
11ª carr: 1ª agulha: 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, 2 mjt, laç
13ª carr: 1ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, laç, mate; 3ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, laç, mate; 4ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, laç, mate
15ª carr: 1ª agulha: 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 4 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, laç, 5 m, mate, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç
17ª carr: 1ª agulha: 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, laç, mate; 3ª agulha: 2 t, 3 m, 2 mjt, 5 m, laç, 1 m, 2 t, la~ç, mate; 4ª agulha: 2 t, 1 m, laç, 5 m, mate, 3 m, 2 t, laç, mate
19ª carr: 1ª agulha: 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 2 m, 2 mjt, 5 m, laç, 2 m, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, 2 m, laç, 5 m, mate, 2 m, 2 t, 2 mjt, laç
21ª carr: 1ª agulha: 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, laç, mate; 2ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, laç, mate; 3ª agulha: 2 t, 1 m, 2 mjt, 5 m, laç, 3 m, 2 t, laç, mate; 4ª agulha: 2 t, 3 m, laç, 5 m, mate, 1 m, 2 t, laç, mate
23ª carr: 1ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 2ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, 2 mjt, laç; 3ª agulha: 2 t, 2 mjt, 5 m, laç, 4 m, 2 t, 2 mjt, laç; 4ª agulha: 2 t, 4 m, laç, 5 m, mate, 2 t, 2 mjt, laç
Ou seja, é o mesmo ponto rendado de antes, com duas diferenças: começa um ponto à frente e, entre a frente e as costas do cano, se faz a “minhoquinha” de 2 mjt + laç numa carreira í­mpar, laç + mate na carreira ímpar seguinte.
Repita mais uma vez a sequencia completa da 5ª à 23ª carreiras do ponto.
Faça, então, 10 carreiras de sanfona 2/2 (2 m, 2 t a carreira toda) e arremate frouxamente.
No modelo, eis o arremate usado:
Faça 1 laçada, 1 meia, derrube a laçada por sobre o ponto feito (como se fosse um mate; *1 laçada, 1 meia, derrube juntos o primeiro ponto e a laçada por sobre o ponto feito*; repita de * a * até terminar o arremate.
Outro arremate simples e muito bom é o seguinte:
*1 m; devolva o ponto para a agulha esquerda; 2 mjt pelo fio de trás (2 mjtt); devolva o ponto para a agulha esquerda*, repita de * a * até terminar o arremate.
Agora só resta fazer a outra meia e sair por aí­.

8 Comentários nesta postagem.

  1. Joana Golveia disse:

    Parabéns, vou tentar e depois dou o meu relato.
    Só que vou fazer com fios próprio para meias para me aquecer nesse inverno e deixar esse fio para veranico.
    Obrigada por compartilhar conosco sua receita.

  2. Tricoteiras disse:

    Oi Joana
    a gente também amou essa meia.
    Bom tricô pra vc :)

  3. Elena disse:

    Que maravilha…adorei! Obrigada!

  4. Olive disse:

    Hi,
    Is there anyway you can publish this beautiful pattern in English?
    Gracias,
    Oliva

  5. Tricoteiras disse:

    Hi Olive
    I am glad that you liked :)
    Since this is a Aslan’s pattern, we don’t know if we are authorized to translate it.
    If so, I’ll let you to know, ok?

    Many thanks
    Clara

  6. [...] Confira a receita das Meias Meia Estação, criada pela Bia com esse [...]

  7. Iza Moreira disse:

    Boa Noite amei vendo a reportagens de vcs
    Como gostria de está presente .
    Abraço com carinho de Iza

  8. Tricoteiras disse:

    Oi Iza
    saiba como participar na seção Perguntas Freqüentes
    http://www.tricoteiras.com/?page_id=28