Tira-dúvidas: carreira encurtada

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on mai - 23 - 2010

por Bia Medina
As carreiras encurtadas são carreiras que não vão até o final da agulhada, ou seja, são interrompidas no meio do caminho; volta-se trabalhando desse meio do caminho e não do fim da carreira, deixando os pontos não trabalhados à espera para serem tricotados posteriormente.

Isso faz com que haja mais carreiras num setor do tricô do que no outro e é bom para formar bojos, dar folgas, etc. A técnica serve para dar forma tridimensional à  peça bidimensional e funciona como as pences e embebimentos muito usados no corte e costura.

Alguns exemplos de utilização da técnica na prática: calcanhar de meia; pence no busto; sapatinho de bebê; compensação de ombros caí­dos ou barrigas protuberantes para melhorar o caimento das peças; etc.

Categories: Tira-dúvida

12 Comentários nesta postagem.

  1. Na verdade gostaria de tirar uma dúvida. Em alguns sites quando se trabalho com carreiras encurtadas, dá-se a sugestão de fazer o enlaçamento do fio para evitar grandes “buracos”. Eu gostaria de saber como é feito esse enlaçamento com a finalidade de reduzir os “buracos” por assim dizer. Agradeço desde já a atençao desse blog em responder minha dúvida.

    Renata

    Renata, oi
    hhhmmm… você viu isso em receita sobre o que?
    Bem, vou usar como exemplo umas meias que fiz h[a um tempo. Depois de fazer o calcanhar (com carreiras encurtadas) tive que retomar os pontos para tricotar o resto do pé. Aí, cada vez que retomava um ponto, tricotava junto com uma laçada como se fossem dois pontos juntos nas extremidades, jutamente para não ficar buraco.
    É sobre isso a sua pergunta?

  2. terezinha disse:

    eu queria saber como faz aquela flor que ponhe no cachecol
    obrigado.

  3. marcia ap.c.garcia disse:

    ola adorei esse site parabens a todas vcs. peço por favor que alguem me ajude tenho muita dificuldade para fazer laçada em ponto M pricipalmente para pegar na volta

  4. Rosane disse:

    Oi adorei seu site,estou fazendo um casaco da revista mondial mas a receita não é bem explicada ,o casaco tem a frente arrendondada é feito em uma unica peça que sai do meio das costas mas qdo faz a volta embaixo dos braços cria uma barriga na foto posso ver que tem uma especie de pence mas nao ensina a tecer,na receita.please podem me ajudar?

  5. Obrigada por me explicar é que eu nunca tinha ouvido este termo.

  6. Simone disse:

    Eu ia fazer errado o ombro da receita que estou seguindo; pela foto, a gente não percebe a diferença e a receita não explica. Aí resolvi consultar a internet. Obrigada por me esclarecer sobre carreiras encurtadas. Agora que entendi minha blusa vai ficar linda (e de preferência, perfeita)!

  7. Thelma disse:

    Olá estou tentando entender como se faz as carreiras
    encurtadas segue a parte da receita.por favor.
    ja tentei a ajuda de um grupo ,mas não tive resposta.
    a minha duvida é fazer 33 pontos em M e virar a carreira seguinte ira ter somente 32p e eu terei que continuar o aumento que ela pede segue abaixo a receita.
    Fico no aguardo agradecendo desde já.
    Beijos. Att, Thelma

    1ª parte: triângulo em cordões de tricô (teça 1 primeiro ponto de todas as carr. sempre em meia)
    Com a agulha 4,5 mm. e o fio Delicatessen monte 3 p. e teça da seguinte maneira:
    *1 m., 1 aumento, e os demais p. em m. *
    Repita esta carr. até obter 90 (102) p.no total.

    Inicie a modelagem do triângulo com carreiras encurtadas ou interrompidas.
    1ª carr: 33 (37) m., vire o trabalho e
    2ª carr.: teça em m. os pontos. da ag. esquerda
    3ª carr.: 32 (36) m. , vire o trabalho e
    4ª carr.: teça em m. os pontos da ag. esquerda
    5ª carr.: 31 (35) m., vire o trabalho
    6ª carr.: teça em m. os pontos da ag. esquerda
    Ao mesmo tempo continue aumentando 1p. no inicio das carr.
    Continue tecendo 1 p. a menos conforme explicado anteriormente (carr.encurtadas) até terminar todos os p. da ag. direita.
    Teça 1 carr. do avesso com todos os pontos e incie as carreiras encurtadas ou interrompidas no lado oposto.
    1ª carr: 33 (37) m., vire o trabalho e
    2ª carr.: teça em m. os pontos. da ag. esquerda
    3ª carr.: 32 (36) m. , vire o trabalho e
    4ª carr.: teça em m. os pontos da ag. esquerda
    5ª carr.: 31 (35) m., vire o trabalho
    6ª carr.: teça em m. os pontos da ag. esquerda
    Ao mesmo tempo continue aumentando 1p. no inicio das carr.

  8. Clara Beauty disse:

    Oi Thelma
    carreira encurtada significa que você não vai tricotar a carreira até o fim. Ou seja, vc tem 33 pontos e só vai tricotar 32, deixando um ponto na espera, e assim por diante.
    Agora o melhor é você procurar a autora da receita para esclarecer as demais coisas que você não está entendendo.
    []s

  9. Thelma disse:

    Obrigada Clara!
    Vou tentar esclarecer com a autora.
    Abraço.

  10. Marcia Reis disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber como faz a lacada no inicio de cada carreira, pois tenho uma receita de quadrado de trico e não estou entendendo isso.
    EX: 1 carreira- 3 tric
    2 carreira: 1 lac, 1 tr, 1 lac, 1, tr, 1 lac, 1 tr.
    e assim segue a receita. Só não entendo essa lacada no inicio de cada carreira. podem me ajudar?
    Agradeco imensamente.

  11. Valesca disse:

    Oi Marcia,

    Pode parecer estranho, mas tente fazer a laçada como manda a receita, no início da carreira. Muita do coisa do tricô só faz sentido quando tricotamos.

    Beijos,
    Valesca

  12. MARCIA REIS disse:

    OBRIGADA VALESCA, VOU TENTAR FAZER.
    BJS