Palavra de tricoteira: Tweed

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jun - 29 - 2010

Por Bia Medina

Um sonho de fio. Macio, gostoso de trabalhar, não destorce, não solta pelinhos. A combinação de fibras (acrílico e seda) surpreende: é um fio leve, quentinho e muito agradável junto à pele.

>> Veja a receita da boina Curitiba, feita com esse fio.

Adorei tricotar com ele, e olhem que usei agulha 5, que é muito grossa para mim. O leve efeito “pintalgado” em tom mais claro – no caso do novelo que testei, cor 920, um azul-jeans desbotado com pontos em tom cru – é discreto e não desmerece o trabalho em tranças da boina que criei. A
vontade que dá é tricotar um pulôver inteiro com ele, de tão gostoso que é. Rende bastante; um único novelo bastou para a boina e ainda sobrou lã suficiente para uma faixa de cabelo larga.

Observação: o rótulo indica agulhas de tricô 4 e 5. Acho que é um fio mais para agulhas 5 e 6. Com agulha 5, a trama fica bem fechadinha. Com agulha 6, mais molinha, com caimento mais frouxo. Para um pulôver, eu usaria agulha 5,5.

 

* Bia Medina é tradutora, jornalista e tricoteira de mão cheia, sempre disposta a corrigir e incentivar quando a gente está a ponto de desistir de um projeto. 

Importante:  Ao lançar sua coleção de fios para 2010, a Aslan Trend gentilmente enviou para o site Tricoteiras.com uma amostra de todos os fios novos para que a gente os testasse e desse nossa opinião. Pedimos, então, a colaboração das tricoteiras amigas deste site para que nos ajudassem nessa missão.

Categories: Notícias

2 Comentários nesta postagem.

  1. Raquel disse:

    Adoro tricotar, gostaria de saber onde é esse encontro de tricoteiras

  2. Tricoteiras disse:

    Os encontros acontecem em diversas cidades brasileiras, Raquel.

    Para participar deles, é preciso se inscrever em alguma das várias listas de discussão que existem pela web. A nossa é a The Crazy Knitting Ladies.