Xale Pimpelliese

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jul - 07 - 2010

Criação: Christine Ebers

>> Veja o perfil da autora no Ravelry
>> Veja esta receita no Ravelry

 

Execução e tradução da receita: Solange Cristiny

 

IMPORTANTE: a tradução da receita foi gentilmente autorizada pela autora, por favor observe as regras:

  • Essa é uma receita gratuita e não pode ser comercializada.
  • Essa receita é apenas para uso pessoal e, portanto, a peça não deve ser comercializada.

Material:
1 novelo do fio Haras (Aslan Trends)
Agulha de tricô 4mm
1 marcador de pontos

Abreviaturas:
M – ponto tricotado em MEIA
2JM – 02 pontos em MEIA tricotados juntos
L – laçada
Aumento – 02 pontos tricotados dentro do mesmo ponto

Execução:
Monte 7 pontos
Avesso –  Tricote 4 pontos em meia, coloque 01 marcador, tricote 3 pontos em meia.

1ª carr(Direito)  Tricote em ponto meia até 1 ponto antes do marcador, faça 1 L, 01 ponto M, passe o marcador, 1 L, 2JM (2 vezes)
2ª carr. (Avesso)  L, 1 ponto M, 1 aumento (são 2 pontos tricotados dentro de 1 só ponto), 2 pontos em M, passe o marcador, 1 ponto em M, 1 aumento, tricote em ponto M até o fim.
3ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, 1 L, 2JM, tricote em ponto M até o fim.
4ª carr.  Tricote 6 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
5ª carr.  Tricote em M até 1 ponto antes do marcador, 1 L, 1 ponto em M, passe o marcador, L, 2JM (3 vezes)
6ª carr.  Tricote 1 ponto em M, 01 aumento (2 vezes), 02 pontos em M, passe o marcador, 1 ponto em M, 1 aumento, tricote em ponto M até o fim.
7ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, L, 2JM, M até o fim.
8ª carr.  Tricote 8 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
9ª carr.  Tricote em ponto M até 01 ponto antes do marcador, 1 L, 1 ponto em M, passe o marcador, L, 2JM (4 vezes)
10ª carr. Tricote 1 ponto M e 1 aumento (3 vezes),02 pontos em M, passe o marcador, 1 ponto em M, 1 aumento, tricote em ponto M até o fim.
11ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, 1 L, 2JM, tricote em ponto M até o fim.
12ª carr.  Arremate 7 pontos, tricote 3 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.

Repita essas 12 carreiras até ter usado 50% do novelo – essas carreiras  são para aumentar um dos lados do xale.

As próximas carreiras serão para diminuir o xale

1ª carr.  Tricote em ponto M até 3 pontos antes do marcador, 2JM, 1 ponto em M, passe o marcador, 1 L e 2JM (2 vezes)
2ª carr.  1 L, 01 ponto em M, 1 aumento, 2 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
3ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, 1 L, 2JM, tricote em ponto M até o fim.
4ª carr.  Tricote 6 pontos M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
5ª carr.  Tricote em ponto M até 3 pontos antes do marcador, 2JM, 01 ponto em M, passe o marcador, 1L, 2JM (3 vezes)
6ª carr.  Tricote 1 ponto em M e 01 aumento (02 vezes), tricote 02 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
7ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, 1 L, 2JM, tricote em ponto M até o fim.
8ª carr.  Tricote 8 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
9ª carr.  Tricote em ponto M até 3 pontos antes do marcador, 2JM, 1 ponto em M, passe o marcador, 1 L, 2JM (4 vezes)
10ª carr. Tricote 1 ponto em M e 01 aumento (03 vezes), 02 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.
11ª carr.  Tricote em ponto M até o marcador, passe o marcador, 1 L, 2JM, tricote em ponto M até o fim.
12ª carr.  Arremate 7 pontos, 3 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.

Repita essas 12 carreiras controlando o restante do novelo para não faltar; depois da 12ª carr. arremate os pontos restantes. Com uma agulha de crochê prenda a pontinha do fio
nas tramas tricotadas.

Agora é só blocar o xale.

Palavra de Tricoteira, por Solange Cristiny

Para tricotar esse xale usei o fio Haras (65% acrí­lico, 20% algodão e 15% lã), adorei trabalhar com ele, é muito macio, sedoso, aquece bem, desliza facilmente na agulha e a torção é perfeita, pois não enrosca na ponta da agulha. Possui mesclas lindas e delicadas. O rendimento do fio é fabuloso, as medidas finais do xale Pimpelliese são 95 cm de ponta a ponta e 40 cm do meio até a pontinha central e ainda sobrou um pouquinho de fio. O fio Haras está mais que aprovado.


Importante: Ao lançar sua coleção de fios para 2010, a Aslan Trend gentilmente enviou para o site Tricoteiras.com uma amostra de todos os fios novos para que a gente os testasse e desse nossa opinião. Pedimos, então, a colaboração das tricoteiras amigas deste site para que nos ajudassem nessa missão.

18 Comentários nesta postagem.

  1. Claudia disse:

    Olá, meninas!
    Adorei o xale e qdo vi a receita, mais ainda: é fácil (ou pelo menos parece q sim).Sou mais “crocheteira” que ” tricoteira”, mas me aventuro no trico. Antes de comprar a lã para executar Xale Pimpelliese, li a receita e …na quarta carreira, não entendi muito bem, vejam:”4ª carr. – Tricote 0 pontos em M, passe o marcador, tricote em ponto M até o fim.” Qtos pontos devem ser tricotados? Todos em M antes do marcador? Se puderem me ajudar, agradeço, estou anciosa pra realizar este trabalho.
    Obrigada,
    Claudia РṢo Paulo РSP

  2. Tricoteiras disse:

    Muito bem reparado, Claudia.
    Acabamos de fazer a correção :)
    bjos

  3. Verinha Bastos disse:

    Nossssaaaaaaa!!!!!! Babei…… Ficou muito lindo… já está na longa listinha…. Parabéns a SolCris e ao site que publicou esta maravilha….
    Beijinhos,
    Verinha Bastos – RJ

  4. Sandra Andrade - Ribeirão Preto/SP disse:

    Estava a procura de uma peça diferente para tricotar e simplesmente amei!!!! A minha dúvida é a seguinte: Início do trabalho na 2ª Carr (Avesso)é para começar com 01 laçada? Depois, quando começar a diminuir o chale, novamente na 2ª carr é para começar com 01 laçada? Achei estranho, pois nunca vi nenhuma receita iniciando a carreira com laçada. Espero ansiosa pela resposta pois pretendo fazer o chale quanto antes, pois na minha cidade prevalece as temperaturas mais altas e pretendo aproveitar o pouco frio que temos aqui para usar esta peça maravilhosa. Grata e parabéns pela dicas.
    Sandra РRibeiṛo Preto/SP

  5. Tricoteiras disse:

    Oi Sandra
    é isso aí mesmo. Começa com uma laçada. Vai ficar um buraquinho na borda.
    Bjos

  6. Tânia Maria Vieira de Oliveira disse:

    Olá!

    Achei super interessante o blog de vocês, mas ao tentar me registrar aparecia a observação de que meu nome, ou seja do usuário, não era válido. Como devo me registrar? No local do usuário eu não devo digitar o meu nome? estou interessa em receitas de sapatinhos de tricô e demais roupinhas para bebês.
    Atenciosamente,
    Tânia

  7. fatima disse:

    poxa adorei o xaile pena que a traduçao esta bastante confusa nao da pra entender bem

  8. monica disse:

    ola, adorei a receita,só que não entendi muito bem como usar o marcador, gostaria de uma explicação obrigada.

  9. Débora disse:

    Boa tarde,
    adorei o xale, vi com uma amiga ela pegou a receita direto do site em ingles e deu certinho.Eu comecei a seguir a tradução,mas não está dando certo, algum detalhe foi omitido??? Talvez o uso do marcador que não entendi. Grata

    Oi Débora
    a receita foi traduzida tal e qual. Se você for lá no Ralvery no link indicado acima, você terá acesso a receita em inglês, caso queira tirar dúvidas.
    Bjos

  10. Débora disse:

    Boa tarde,
    adorei o xale, vi com uma amiga ela pegou a receita direto do site em ingles e deu certinho.Eu comecei a seguir a tradução,mas não está dando certo, algum detalhe foi omitido??? Talvez o uso do marcador que não entendi. Grata

  11. Débora disse:

    Olá,
    eu não quero ir no site em ingles acho que vc me entendeu mal, o que quero saber é que talvez eu esteja usando errado o marcador, se há algo de detalhe, ‘so isso
    grata


    Oi Débora
    o marcador é um acessório (uma argolinha, um clipe de papel, um pedaço de lã de outra cor…) que só tem uma função: marcar um ponto para que você não tenha que ficar contando e recontando. Nesta receita ele marca um ponto guia.

  12. Maria Helena disse:

    Amei!!!!!!!!!!!!Mas como só faço pontos simples…..achei difícil!!!!!!!!!!!!Mas é muito lindo!!!!!!!!!!!!

  13. monica disse:

    Ola, adorei o xale, mas não entendi direito a receita,comecei a fazer só que falta um ponto antes do marcador para dar certo, será que estou fazendo algo errado, me ajude. obrigada

  14. monica disse:

    Ola,gostaria de uma explicação sobre o xale, comecei a fazer só que sempre falta um ´ponto antes do marcador,não entendi direito, me ajude. obrigada

  15. monica disse:

    gostaria de um aajuda para conseguir fazer o xale, só que não obtenho resposta;por favor me de uma explicação

    Olá Monica
    estamos preparando um tutorial com fotos sobre como usar o marcador. Em breve, publicaremos.
    Bjos

  16. Marilu disse:

    Tentei fazer varias vezes esse xale , quando chega a hora de reduzir falta alguns pontos e não está dando certo. Porfavor me ajude.
    bjs.
    Maria Lucia

  17. [...] estou com fios e agulhas prontinhos para começar o Pimpelliese ! [...]

  18. [...] Preparava-me para iniciá-lo e foi me foi sugerido (obrigada Gisele Arouca! ) o Pimpelliesse. Eu, completamente “desantenada”,não conhecia a receita e nem sabia que já fora traduzido! [...]