Blusa Nina

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jul - 14 - 2010

Criação: Clara Beauty

>> Veja esta receita no Ravelry

Material:
3 novelos de Merino, da Cisne (aproximadamente 710 metros)
Agulha circular 4mm (80 cm)

Amostra: (tecida em ponto jersey)
20pts x 26 carr = 10cm

Pontos empregados:
Jersey
Colmeia

Como fazer:
De novo, apelei para a maneira mais fácil de fazer uma blusa, o top down, aquela técnica que permite que você faça uma blusa do pescoço para baixo, sem nenhuma costura.

Coloque 94 pontos na agulha, divididos da seguinte forma: 15 pts + ponto guia com marcador + 30 pts + ponto guia com marcador + 15 pts + ponto guia com marcador + 30 pontos + ponto guia com marcador de uma cor diferente para sinalizar que aquele é o começo do trabalho.

Tricote a primeira carreira em tricô, a segunda em meia e a terceira novamente em tricô, sem aumentos. A partir daí­, tricote em meia, fazendo aumentos em carreiras alternadas. Os aumentos nessa blusa foram feitos com uma laçada antes e depois de cada um dos pontos guias (por isso é importante marcá-los no começo).

O trabalho em andamento (clique na imagem para ampliar)

O trabalho em andamento (clique na imagem para ampliar)

Continue tricotando e aumentando até ter 55 pontos em cada manga (sem contar com os pontos guias) e 144 no corpo (pontos da frente e das costas + 4 pontos guias). Chegando aí­, faça mais três carreiras em ponto tricô e ponha os pontos das mangas (55 + 55) em espera.

Para o corpo, acrescente mais 12 pontos, sendo 6 de cada lado do corpo (ou seja, 3 pontos para cada lado das costas e 3 pontos para cada lado da frente), fazendo um total de 156 pontos. Marque o início da carreira.

Faça mais duas carreiras em tricô no corpo e então faça o Ponto Colmeia da seguinte forma: (repita cada sequencia até o fim da carreira. Nesta receita,com 156 pontos, repeti 12 vezes)

1ª carr: 4 m, (1t,1m) x3, 3m
2ª carr: 3 m, (1t, 1m) x4, 2m
3ª carr: igual a primeira
4ª carr: igual a segunda
5ª carr: trança 3+3 (f), 1m), trança 3+3(a) *
da 6ª à  12ª carr: meia
13ª carr: trança 3+3(a), 1m, trança 3+3 (f),
14ª carr: igual à  segunda
15ª carr: igual à  primeira
16ª carr: igual à  segunda

* Trança 3+3 (f), 1m), Trança 3+3(a) : passe trás pontos para a agulha de espera e deixe-a na FRENTE do trabalho. Tricote em meia os três pontos seguintes. Retome os pontos da agulha de espera e tricote-os em meia normalmente. Faça 1 meia. Passe três pontos para a agulha de espera e deixe-a ATRÁS do trabalho. Tricote em meia os três pontos seguintes. Retome os pontos da agulha de espera e tricote-os em meia normalmente.

Na 13ª carreira o que muda é que primeiro você faz a trança por traz e só depois pela frente do trabalho.

 

Ao chegar na altura desejada, faça 5 cordões de tricô, para evitar que a blusa enrole na extremidade e arremate frouxamente.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

Mangas
Retome os 55 pontos que ficaram na espera, levante os 6 pontos que foram acrescentados de cada lado do corpo e ainda levante mais dois, um de cada lado para que não fique com furinhos. Total: 65 pontos.

Marque o iní­cio da carreira, exatamente entre os 6 pontos do corpo, na parte de baixo do braço, onde as diminuições serão feitas. Marque também o ponto de número 32, diametralmente oposto, no meio do ombro.

Tricote em meia até seis pontos antes do marcador. Faça APENAS UMA VEZ o ponto descrito acima, para que você tenha a trança igual a do corpo ao longo do braço (veja a foto). Paralelamente, faça diminuições a cada seis carreiras até o tamanho desejado – na blusa que fiz para mim, deixei o tamanho 3/4. Faça três cordões de tricô para que a manga não enrole e arremate.

Repita o mesmo processo na outra manga.

Categories: Blusas e afins

9 Comentários nesta postagem.

  1. maria conceição disse:

    mmmmmmm

  2. natallica disse:

    linda a blusa!!!!

  3. Leticia disse:

    Adorei a blusa e as fotos! Ficaram ótimas mesmo! Essa blusa eu vou fazer com certeza. Pensei em um fio com viscose para usar na meia estação (ou seja, quase o ano todo, rsss)

  4. rose damiano disse:

    Rose 29 de julho de 2010

    Adorei a blusa que vc usou no programa da Catia Fonseca .Sera que e possivel me dar a receita?.
    Esta blusa tbe e linda. Vou fazer.

  5. Tricoteiras disse:

    Oi Rose
    em breve a receita da ablusa e da gola estará aqui no site :)
    Bjos
    Clara

  6. Ana disse:

    Oi Clara adorei ver vces todas no programa da Catia Fonseca.
    tbem amei a blusa e a gola…..rs
    aguardo a receita.

  7. [...] >> Veja esta receita em Português [...]

  8. [...] This post was mentioned on Twitter by Tricot com amor, Tricoteiras. Tricoteiras said: O Cisne Merino é um fio nacional de ótima qualidade, veja a blusa linda que a Clara fez com ele http://www.tricoteiras.com/?p=1621 [...]

  9. [...] >> Veja a receita da blusa que a Clara estava usando, a Blusa Nina [...]