Gola Arlequim

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jul - 27 - 2010

Criação: Karen Burns

>> Veja esta receita no Ravelry

Medida da gola
comprimento de 48 cm na parte superior e 80 cm na parte inferior.
Largura medida na diagonal entre os bicos: 22 cm

Material
1 novelo do fio Bacio (Aslan Trends) cor 1311
Agulha reta ou circular 6 mm
Um botão ou broche
Alfinetes para dar forma (opcional)

Pontos empregados

Cordões de tricô: todas as carreiras em meia

Ponto ondulado tipo chevron:
1ª carr. (direito): 2 m., 1 mate simples, * 5 m. laç, 1 m, laç, 5 m., 1 mate duplo esquerda (deslize 2 p. em meia, teça o ponto  seguinte em meia, passe os 2 pontos deslizados por cima do ponto meia já tecido) * repita de * a *, terminando com 5 m., laç, 1 m, laç, 5 m., 2 p. juntos em m., 2 m.
2ª carr e todas as carr. pares: toda em m, tecendo as laçadas em meia torcido.
Repita sempre estas 2 carr.

Execução
Com a agulha 6 mm e o fio Bacio monte 75 p.
Teça 1 carr. em m. (avesso)
Continue no ponto fantasia por 36 carr. Arremate frouxo.
Não corte o fio.
Com uma agulha mais fina, levante 16 p. na borda mais estreita (17 p. no total)
Teça 2 carr. em m.
Na carr. seguinte teça 1 m., 1 mate simples e o restante dos p. em m. (carr. do direito)
No avesso teça todos os p em m.
Repita estas 2 últimas carr. até restarem 10 p. nas ag.
Continue tendo 1 m. 1 mate duplo a esquerda, e o restante dos p. em m.
Continue as diminuições até restarem 2 p. Arremate.
Na outra extremidade da gola, levante 17 p. e teça 2 carr. em m.
Na carr. seguinte teça em m., até os 3 ultimos p., 2 p. juntos em m. 1 m.
No avesso teça todos os p em m.
Repita estas 2 últimas carr. até restarem 10 p. nas ag.
Continue tecendo em m. até os últimos 4 p. 1 mate duplo  direita, (deslize 1 p. em
m., 2 juntos em m., passe do ponto tecido em m. por cima dos p. deslizado), 1 m.
Continue as diminuições até restarem 2 p. Arremate.

Acabamento
Para “abrir” as pontas da ondulação do ponto, estique o cachecol sobre uma superficie firme porém macia.
Prenda as pontas formadas pela ondulação do ponto com alfinetes.
Com muito cuidado para não encostar o ferro a vapor no trabalho, borrife vapor em toda a peça. Deixe secar completamente ainda com os alfinetes. Arremate os fios resultantes das emendas.
Sobreponha as extremidades e prenda com um botão ou broche.

19 Comentários nesta postagem.

  1. [...] Confira a receita da Gola Arlequim, criada com especialmente com este [...]

  2. aline amaral disse:

    PARABENS,ADOREI SEUS TRABALHOS

  3. sandra disse:

    oi meninas da tricoteira, assisti vcs no programa mulheres, nao as conhecia, mas adorei vcs, estou começando a fazer um cachecol, nao sei nada mas vou tentar aprender com vcs, aprendi algumas coisa com vcs hoje, sobre linha e agulha,fui muito bacana, gostaria de saber como faço para comprar as agulhas igual a de vcs, parabens sou caarapó-ms cidade de interior, de coraçao adorei vcs e o incentivo, pois um dia quero ser tricoteira quem sabe. um grande beijo fiquem com Deus sandra

  4. Tricoteiras disse:

    Oi Sandra
    compramos nossas agulhas em vários lugares, inclusive online. Por favor, dê uma olhada em nossa seção de links. Existem lojas nacionais e internacionais tb.
    A melhor maneira de aprender é ler e fuçar :-)
    Então, desbrave o nosso site e fique à vontade para perguntar.
    bjos
    Clara

  5. lucineide disse:

    Olá garotas , achei o máximo a reportagem no mulheres, parabéns vcs. me ensinaram que quando temos interesse em aprender algo não há limites.
    Amei a gola que vcs. mostraram , mas como não entendo muito de tricô será que vcs. poderiam colocar a receita passo à passo.
    Mais uma vez Parabéns. Beijos. Gostaria de me tornar uma tricoteira .

  6. Angela disse:

    Oi meninas, boa noite!

    Hoje assisti o programa mulheres e adorei o trabalho de vcs.Foi muito rápido, poderia ser um dia inteiro de programa que não cansaria… Adorei o “colete lilás” que uma de vcs estava usando, era muito lindo, teria como passara a receita? Pois gostaria de fazer um parecido para mim. Vcs tb falaram sobre roupas de bebê, mas não consegui localizar o site da pessoa que vcs comentaram que faz roupinhas maravilhosas. Parabéns pelo site
    Angela РSanto Andr̩

  7. Monica disse:

    Boa Noite!

    Achei fantastica a participação de vcs no Mulheres, sempre tive vontade de fazer algum trabalho artesenal, mas nao tenho muita paciencia de ficar horas fazendo a mesma coisa, gostaria muito de me empolgar com algo e hoje na reportagem senti vontade de aprender tricotar, o unico problema e que sou canhota e a minha mãe e sogra nao conseguirma me ensinar, pois faço tudo ao contrario, de qualquer forma vou navegar nosite de vcs e quem sabe um dia serei uma tricoteria de mão cheia. Bjs parabéns pelo trabalho. Monica

  8. marisa f.rodrigues disse:

    Oi meninas, assisti vc hoje na Kátia Fonseca e adorei a entrevista.
    Gostei muito daquela gola que a Clara -jornalista estava usando;
    será que essa receita está so site de vcs?
    Um abraço à todas.
    Obrigada,
    Marisa

  9. Tricoteiras disse:

    Minha sugestão, Mônica: aprenda do jeito destro.
    No início é ruim, mas no futuro vc se acostuma e vai conseguir fazer tudo que uma destra consegue. Conheço várias canhotas que aprenderam assim e tricotam normalmente :)

  10. CHRISTINA disse:

    OI MENINAS ADOREI SABER DE VOCES ESTOU APRENDENDO TRICO ,VOCES FORAM UM INCENTIVO,QUEM SABE VOU VIRAR UMA TRICOTEIRA BEIJOS CHRISTINA

  11. Rita disse:

    Olá meninas, tudo bem? Assistí ao programa da Katia ontem, e conhecí vocês. Adoro tricotar, fiz algumas peças este ano e até as comercializei, mas o trabalho de vocês é maravilhoso, gostaria de me tornar uma tricoteira também, tenho muito que aprender…tenho algumas dificuldades para entender algumas receitas mais elaboradas. Vocês realmente são um incentivo, pois para tricotar não é necessariamente ter que ser avós. Um grande beijo!!!
    Rita Perego

  12. neide pansonato disse:

    neide 30/07/2010 assisti oprograma mulheres, adorei otrabalho de voces.parabens, gostaria de rece ber algumas receitas ,principalmente da gola que uma de voces estava usando.beijos

  13. Eliana disse:

    Oi meninas adorei o programa da Katia pois adoro trico e tenho varias receitas da minha avô pois acho uma terapia se tiverem novidades gostaria de ficar sabendo sou de Pedreira interior de S.P beijos para todas.

  14. Vi vcs na Katia e amei a gola to comessando,gostaria de me tornar uma tricoteira gostaria de saber o que tenho que f Se poder me responder fico grata.

  15. ana paula disse:

    Boa noite minhas queridas !!!! achei muito interessante o clube da luluzinha de vcs muito diferente assisti vcs na quita-feira na Katia gostaria de tiras s minhas duvidas com vcs sei tricotar ñ sou nem uma profissional como vcs mas adoro a arte sou de são paulo ponte rasa mais uma vez parabéns bjos a todas

  16. Rudi disse:

    Olá, meninas!!!! Estou me recuperando de uma cirurgia e já estava sem saber o que fazer para aproveitar o tempo de repouso… vi vocês na TV e me lembrei dos tempos de escola em que aprendi a tricotar. Agora, estou trabalhando em um cachecol e achei maravilhoso o site com dicas e explicações fantásticas.Fiquei fã e estarei sempre por aqui. Beijos

  17. Monalisa disse:

    Amei a gola , ja estou providenciando o material para executá-la ! Parabéns pela criação Grace e parabéns as tricoteiras por publicá-lo!

  18. Ruth disse:

    Olá meninas tricoteiras!!! como amei conhecê-las através do programa Mulheres… vcs incentivam as mulheres a serem criativas… que bom que temos algo em comum!!!São inteligentes e gostam do que fazem… quem disse que tricõ só é coisa p/ vovó???Acho que o tricô e crochê é uma obra de arte por isso devemos inovar… criar. Continuem assim; Parabéns pelo nobre trabalho.

  19. Maizi kleimpaul disse:

    OLÁ,QUE PRAZER CONHECER VCS,GOSTEI MUITO DE TER VISTO VCS NO PROGRAMA DA GAZETA,COM A HOLGA BONGIOVANI,FAÇO TAMBEM ARTESANATOS ,COMO TRICÔ,E TEM SIDO UMA TERAPIA E TANTA PARA MIM,E TENHO SEMPRE VONTADE DE APRENDER COISAS NOVAS,SEMPRE QUE SOUBER POR AONDE ANDA SE POSSÍVEL ESTAREI, LIGADA PARA VER VCS,E PODER APRENDER MAIS,UM ABRAÇO E FIQUEM COM DEUS,MAIZI.