Blusa Camaleão com gola avulsa

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on ago - 03 - 2010
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Tricotar é simples: é só saber fazer o ponto meia e tricô. Se você souber fazer mates e laçadas, já é um “plus a mais”. Nem por isso, uma peça simples, sem pontos elaborados, sem tranças, precisa ser sem graça. Às vezes, um detalhe a mais pode fazer toda a diferença e dar um charme todo especial.

É o caso dessa dupla blusa+gola. A blusa é um pulover com manga raglan, feito com a técnica top down, totalmente em ponto meia. A gola utiliza apenas ponto barra 2×2 (2 meias/2 tricôs/ 2 meias / 2 tricôs…). Você pode usar as duas peças juntas ou separadas, do jeito que a sua imaginação mandar :)

Criação e Execução: Clara Beauty

>> Veja esta receita no Ravelry

Material
3,5 novelos de Pisa (Línea Itália – fora de fabricação. ) – 2 novelos para a blusa (tam 40) e 1,5 novelo para a gola.
Agulha circular 6mm (80cm)
Alfinetes de espera
Marcadores

Nota sobre o fio: O Pisa era tipo uma linha. Composição: 47,5% viscose, 47,5% Acrílico, 5% Poliamida / novelo com 100gr e 338 metros. Não aconselho fazer com um fio totalmente algodão porque não vai ficar maleável. Sugestão de fio: Chenyl 4 (H. Marin)

A gola, usada como capuz (clique na imagem para ampliar)

A gola, usada como capuz (clique na imagem para ampliar)

A gola usada como cachecol (clique na imagem para ampliar)

A gola usada como cachecol (clique na imagem para ampliar)

Pontos empregados
Jersey
Barra 2×2

Amostra (em ponto jersey)
16 pontos = 10cm
24 carreiras = 10cm

Como fazer
Blusa: a blusa nada mais é que um pulóver top down. A gente é super fã desta técnica (já deu para perceber, não?). É só ir na outra página e ver como foi feita.

>> Veja como tricotar uma blusa top down

Para a sua confecção, foi utilizado o mesmo fio e agulha empregados na gola.

Gola: monte 152 pontos na agulha circular, feche o circulo e tricote em ponto barra 2×2 até a gola ter 75cm. Arremate.

A blusa usada sem a gola (clique na imagem para ampliar)

A blusa usada sem a gola (clique na imagem para ampliar)

A gola como poncho (clique na imagem para ampliar)

A gola como poncho (clique na imagem para ampliar)

58 Comentários nesta postagem.

  1. ClaraBeauty disse:

    Olá Rosângela

    não se acanhe porque nunca usou uma agulha circular, porque é muito simples: ao chegar no fim da carreira, invés de voltar, como você faria com a agulha reta, vá em frente. Tricote o primeiro ponto pelo lado direito, sem virar o trabalho.

    Quando você estiver com o trabalho nas mãos vai entender melhor o que eu estou dizendo. O único cuidado que você tem que ter é não fechar o círculo torcido.

    Bom tricô!

  2. Cleidiane disse:

    Nossaaa! Essa blusa ficou muito show!
    Vi a Clara com essa blusa no programa da gazeta.
    Vou tentar fazer uma para eu usar tbm, conto com a ajuda de vcs.
    Bjoks a todas!

  3. rosangela pernambuco disse:

    Bom Dia Clara!Eu gostaria de fazer só a gola com o fio pisa,pois,o bazar horizonte já tem esse fio!acabaram de me mandar um imail,meu n° é 38,quantos novelos vc acha que devo encomendar?BJS e muito obrigada.Eu estou com muita dificuldade em fazer a blusa top down,ainda bem que foi com um fio que tenho!

  4. ClaraBeauty disse:

    Oi Rosângela
    pra fazer só a gola, um novelo dá.

    Sobre a blusa, escreve nos comentários lá do post sobre top down as suas dúvidas que eu respondo.

    Bjos

  5. [...] apenas 1 novelinho e meio de Pisa (Línea Itália, fora de fabricação), o que sobrou da blusa com gola, fiz essa regatinha bem fresquinha para usar na [...]

  6. [...] receita utilizada é a mesma que está lá no Tricoteiras.com, mas a experiência me fez modificar umas coisinhas (vou editar a receita no [...]

  7. Silvia Rejane disse:

    Ola Meninas
    Vi a Clara usando esta blusa no programa da Catia…mas não tinha nenhuma experiencia^.Hoje acho que já posso ousar…estou saindo do berçario em trico.Só não sei o fio que posso usar. O fio Pisa e chenyl não encontrei,vcs poderam me ajudar.Bjs Silvia Rejane – SP

  8. cida disse:

    amada preciso de receitinha para aproveitar uns novelos de lã que ganhei liso colorido varias espessuras só sei o basico do trico poderia polaina,colete pelerine ,são linha boas coats