Blusa Camaleão com gola avulsa

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on ago - 03 - 2010
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Tricotar é simples: é só saber fazer o ponto meia e tricô. Se você souber fazer mates e laçadas, já é um “plus a mais”. Nem por isso, uma peça simples, sem pontos elaborados, sem tranças, precisa ser sem graça. Às vezes, um detalhe a mais pode fazer toda a diferença e dar um charme todo especial.

É o caso dessa dupla blusa+gola. A blusa é um pulover com manga raglan, feito com a técnica top down, totalmente em ponto meia. A gola utiliza apenas ponto barra 2×2 (2 meias/2 tricôs/ 2 meias / 2 tricôs…). Você pode usar as duas peças juntas ou separadas, do jeito que a sua imaginação mandar :)

Criação e Execução: Clara Beauty

>> Veja esta receita no Ravelry

Material
3,5 novelos de Pisa (Línea Itália – fora de fabricação. ) – 2 novelos para a blusa (tam 40) e 1,5 novelo para a gola.
Agulha circular 6mm (80cm)
Alfinetes de espera
Marcadores

Nota sobre o fio: O Pisa era tipo uma linha. Composição: 47,5% viscose, 47,5% Acrílico, 5% Poliamida / novelo com 100gr e 338 metros. Não aconselho fazer com um fio totalmente algodão porque não vai ficar maleável. Sugestão de fio: Chenyl 4 (H. Marin)

A gola, usada como capuz (clique na imagem para ampliar)

A gola, usada como capuz (clique na imagem para ampliar)

A gola usada como cachecol (clique na imagem para ampliar)

A gola usada como cachecol (clique na imagem para ampliar)

Pontos empregados
Jersey
Barra 2×2

Amostra (em ponto jersey)
16 pontos = 10cm
24 carreiras = 10cm

Como fazer
Blusa: a blusa nada mais é que um pulóver top down. A gente é super fã desta técnica (já deu para perceber, não?). É só ir na outra página e ver como foi feita.

>> Veja como tricotar uma blusa top down

Para a sua confecção, foi utilizado o mesmo fio e agulha empregados na gola.

Gola: monte 152 pontos na agulha circular, feche o circulo e tricote em ponto barra 2×2 até a gola ter 75cm. Arremate.

A blusa usada sem a gola (clique na imagem para ampliar)

A blusa usada sem a gola (clique na imagem para ampliar)

A gola como poncho (clique na imagem para ampliar)

A gola como poncho (clique na imagem para ampliar)

58 Comentários nesta postagem.

  1. MARLI disse:

    OLá!
    Ficou maravilhosa.
    Adorei, pois acho as colorida muito legal.
    Abraços com carinho,
    marli

  2. Alina Rizzo disse:

    Você tá linda na foto, Clara. E a blusa também! Vi “com as mãos”, pessoal. Aprovadíssima! Fácil e rápida.

  3. Juliana Beatriz Romeo disse:

    Clara, a blusa ficou linda!
    E as fotos tbm.
    Bjus
    Ju

  4. ClaraBeauty disse:

    Ahhhh…. as fotógrafas Juliana e SolCris fizeram tudo!
    Eu só sorri:)

  5. Obrigada!!!! Eu fiquei louca quando vi na tv, agora vou fazer.

    Bjs.

  6. Clara, me tira uma dúvida.
    Para ter caimento é importante conter poliamida, acrílico e viscose, ou viscose e polister, ou viscose e acrílico ? To perdida, eu não tenho pratica de tricô e não conheço muitos fios. Eu encontrei o SALSA da aslan, Carolina da circulo, botonê da línea itália…
    Help.
    P.s. achei o chemyl caro…..

  7. Tricoteiras disse:

    Oi Cristiane
    O fio, com essa composição, se torna um fio “leve”. Se fosse 100% algodão (com Anne, Cleia…), ficaria muito pesado, entende?
    Não sei se necessariamente tem que conter todos esses “ingredientes” ou se só viscose resolve, porque esses elementos podem ser tratados de forma diferente: por exemplo, o fio Família (Pingouin) que é 100% acrílico, é totalmente diferente do fio Delicatessen (Aslan) que tem a mesma composição.

    Em resumo, só vai vendo :)
    Eu sugeri o Chenyl porque esse eu conheço :)
    (ele pode ser mais caro, mas a metragem dele tb é maior que a do fio que eu usei para fazer a minha gola).

    Espero ter respondido.
    Bjos
    Clara

  8. [...] This post was mentioned on Twitter by Solange Santana , Tricoteiras. Tricoteiras said: A receita mais pedida de todos os tempos: http://www.tricoteiras.com/?p=1859 [...]

  9. Ivani Costa disse:

    Oi Clara, adorei a entrevista na semana passada, bem como a sua blusa e gola que estavam lindas. Como muitas aqui, eu não tenho experiencia suficiente no tricô, mas gostaria de pelo menos fazer a gola que é um projeto menor. Você poderia dar alguma sugestão de fio nacional para usar em substituição ao Pisa e ao Chenyl?
    Obrigada pela atenção e parabéns à todo o grupo pelos trabalhos.
    Bjs, Ivani!

  10. Tricoteiras disse:

    Sugestão da Marta, a secretária aqui do meu trabalho: Botonê (da Linea Itália e NÃO O DA PINGOUIN).

    Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar :)
    Nunca peguei nesse fio, mas pela descrição, parece ser parecido com o Pisa.

    Agora, infelizmente, ele não tem versões em cores mescladas :(

  11. Maristela Freitas disse:

    Sou de Vitória/ES e gostaria de saber onde posso encontrar (internet) para comprar a tal linha Chenyl

  12. Tricoteiras disse:

    Oi Maristela
    veja em nossa seção LINKS.

  13. Maristela Freitas disse:

    Desculpe por perguntar de novo, mas Chenyl é comprada fora do país? Não encontrei essa linha no Bazar Horizonte…

  14. Tricoteiras disse:

    Todos os fios citados até agora são nacionais, Maristela.
    A H.Marin vende através do próprio site deles.

  15. elisangela de brito disse:

    ADOREI ESSE CASACO COM GOLA !

  16. soraia disse:

    nossa adorei e estou fazendo

  17. celeida disse:

    olá, adorei a blusa e a gola, vc ficou ainda mais linda nessas fotos. Vou tentar achar uma lã da Línea q substitua essa e vou começar hj mesmo a gola.bjos.

  18. Maristela Freitas disse:

    Encontrei no site da H Marin 3 tipos da linha Chemyl 4 : Chemyl, Chemyl mescla e chemyl twist. Existem diferenças entre os fios ou a diferença é só nas cores? É dificil comprar o fio sem a gente ter a menor noção de como ele é… help!!!!

  19. MARIA EDUARDA disse:

    Olá parabéns tricoteiras!!!!! Moro em São Bernardo,por favor….voces podem me
    enviarem o endereço do parque daquí????

  20. luzivete disse:

    amei a gola e a blusa, muito facil e de bom tamanho para inverno de 2010 amo atres e novidades,ok, grata,

  21. Ivani Costa disse:

    Boa pergunta Maristela.
    Aliás, as meninas de novo na Gazeta hoje foram entrevistadas pela Olga Bongiovanni do programa Manhã Gazeta, e parece que dessa entrevista pode resultar em grandes surpresas num futuro não muito distante. Mais não conto, deixo a Clara e as meninas que foram contar o que é.

  22. Maria Lúcia Lima de Almeida disse:

    Adorei essa cola,super versatil,ficou ainda mais linda em vc.
    Esperei essa receita com a ansiedade de uma criança!!!
    Obrigada,vou começar agora mesmo com a linha que eu tenho aqui em casa ,que é a da Aslan Cocoon,vamos ver o que vai dar.Depois eu conto,beijos

  23. Thelma Bueno disse:

    Olá, meninas. Assisti ao programa e adorei. Também sou daquelas que achava que só conseguia fazer cachecol. Não sei grandes coisas, mas aprendi sozinha e simplesmente adoro fazer, para mim é uma terapia, o problema é que sou totalmente compulsiva. Será que posso participar de suas reuniões, aprender, descobrir novas técnicas e, quem sabe, fazer novas amizades? Parabéns pelos trabalhos e aguardo resposta. Um abraço.

  24. Regina disse:

    Olá meninas, sou nova aqui e sou nova tbm no tricô. Tenho um longo aprendizado pela frente.
    Vi vcs nos dois programas da Gazeta…Amei conhecê-las.
    Parabéns, estou encantada com tantas coisas que vcs estão nos contando nessas aparições e espero que o a tv comece a valorizar realmente trabalhos tão lindos como os que são feitos com o tricô, o Crochê, o macramé, etc.
    Beijocas

    Regina

  25. Um dos meus sonhos desde jovem, era aprender trico,hoje assistindo o programa na gazeta,vi que nao e tarde para aprender,sempre comprei revistas,las e agulhas, apenas falta comecar,tb gostaria que a tv desse muito valor para esse trabalho maravilhoso,beijos para todas tchau.

  26. agnela disse:

    GOSTEI TANTO DA IDEIA DE REUNIREM AS TRICOTEIRAS, QUE FIZ UM GRUPO PARA VISITAS AO PRESIDIO FEMININO E PARA O BAZAR DO HOSPITAL DO CANCER. ABRAÇOS FRATERNOS.

  27. Tereza Cristina Macedo Alves disse:

    Oi menias eu amei esta receita, e como minha primeira experiência, vou fazer..adorei vcs no programa…..e adorei esse site…um super abraço em todas…eu hj estou desempregada e tratando de uma pequena depressão, e depois que voltei a fazer tricô, tenho me sentido melhor..muito obrigada.Deus as abenç]õe muito

  28. Christhine disse:

    oi meninas!!!
    Aprendi a fzer tricô a pouco tempo! Vi vocês no programa Mulheres e adorei essa blusa com gola solta..mas não achei a receita da blusa…podem me ajudar?? obrigada!
    beijos

  29. Maria Helena de Oliveira Silva disse:

    Eu sabia que ia ser um sucesso absoluto essa gola, eu tambem pretendo fazer, mais vou tentar substituir a lã, e vamos ver no que vai dar!!!

  30. Maria Helena de Oliveira Silva disse:

    Quero dar parabéns a vcs meninas tricoteiras, pelo programa de hj na Olga, eu só vi mesmo o video mais vou ficar aqui torcendo para o projeto da Olga acontecer, uma vez por mês tricoteiras na tv, rs…..rs…..

  31. maria do carmo disse:

    DESDE QUE ASSISTI AS TRICOTEIRAS NO MULHERES TV GAZETA,QUE VIVO FUSSANDO PARA APRENDER.NÃO ENDENTO MUITO DE COMPUTADOR MAS FOÇO O QUE SEI.A VONTADE MESMO É ESTAR AO LADO DE VOCÊS,VENDO A EXECUÇÃO DAS PEÇAS,E APRENDENDO PESSOALMENTE.SERÁ QUE ME REALIZAM ESSE SONHO?
    TÔ APANHANDO PARA TENTAR ENTENDER A BLUSA CAMALEÃO COM GOLA.VOU TENTAR FAZER.

  32. margarete disse:

    Adorei encontrar voces através do programa da olga na gazeta.
    Tricoto a pouco tempo e passeando pelo site resolvi começar a blusa melody, mas não estou encontrando a lã, por qual lã posso substituir e dar o mesmo resultado?
    Aguardo a resposta, muito obrigada.

  33. Msousa disse:

    Adorei a gola e na euforia comprei dois novelos de 100gr do fio Snow da Qualifios. 200gr são suficientes para a execução desta gola maravilhosa ?
    Bjs
    Márcia Regina

  34. Onelise Careggi disse:

    Adorei as receitas estou fazendo a gola.Com a lã pinguin botonê,
    com agulha n°9.

    Obs. Vai ficar diferente. Qual linha substitui essa receita para
    confeção de blusa. Não consegui a receita da blusa.

    Abraço Onelise

    Aos cuidados da Clara

  35. Onelise Careggi disse:

    Adorei a receita estou fazendo a gola com a lã da pinguin botonê
    com agulha n°9 vai fivar diferente

  36. Tricoteiras disse:

    Onelise,
    procure por “top down” (tem dois links aí na matéria).
    Clara

  37. Tricoteiras disse:

    Oi Márcia Regina
    não conheço esse fio, mas o mais importante não é o peso e, sim, a metragem.
    Veja quanto fio eu usei e faça as contas pra saber se o seu dá.
    Atenciosamente
    Clara

  38. Onelise Careggi disse:

    Adorei a receita estou fazendo a gola com a lã da pinguin botonê
    com agulha n°9 vai ficar diferente.gostaria de uma linha paralela a dasua . poderia me mandar a receita da blusa .
    A/C. Clara.

  39. luciahelena.gcosta disse:

    ola, gostei da blusa com a gola, mas não estou conseguindo ter acesso na receita. Me ajude! Obrigado.

  40. [...] >> A receita da blusa com a gola avulsa [...]

  41. Sylvia disse:

    Por favor:
    Adorei a blusa. Gostaria da receita que não estou conseguindo obter. Alguém poderia me ajudar?
    Mande pro meu e-mail: sylnec@yahoo.com.br
    Agradeço desde já.
    Sylvia

  42. Maria Teresa da Silva disse:

    Olá! a gola solta já tricotada fechada em circulo, ou pode construrar a mão depois de feita?
    agradeço,
    Maria Teresa

  43. Tricoteiras disse:

    Oi Maria Teresa
    releia o que tem escrito na receita. A explicação está lá.
    Bjs
    Clara

  44. nataly alves disse:

    oi nao sei farzer trico mais eu gostaria de aprende bjs

  45. Ola! A foto ficou lindissima, o negocio é a MANEQUIM,adorei a blusa, poderias mandar a receita?Quanto a gola consegui entender.
    Aguardo sua resposta e outra VOCES, estavam maravilhosas no programa.
    Um grande beijão desta gaúcha de Porto Alegre?RS
    Carinhosamente.
    Sonia Rücker.

  46. Sylvia disse:

    Oi, Clara,
    Como já mencionei anteriormente, o conjunto gola-blusa, ficou lindo. Comecei a fazer, porém já estou terminando a gola que está dando certinho, e ainda não consegui a receita da blusa top down. Poderia me mandar?
    Muito obrigada,
    Sylvia
    sylnec@yahoo.com.br

  47. ClaraBeauty disse:

    O link pra receita da blusa está aí na matéria, gente.

    É só clicar em ‘top down’.

  48. sonia regina disse:

    Oi amei esta blusa vou tentar fazer se o calculo der certo,não entendi direito,não consegui a receita, na verdade trico para mim é um proplema que se vcs me ajudarem agradeço Sonia bjs, amei voces

  49. Francine disse:

    Amei a blusa e a gola alguem já fez a mesma com outra lã,porque a sugestão eu não encontro .Bjs.

  50. rosangela pernambuco disse:

    OiClara,estou com dificuldades em fazer a gola,vou começar por ela,pois,não sei muito tricô, Aí vai,como é fechar o círculo?Muito obrigada pela atenção.BJS,adorei ter conhecido vcs no Mulheres.Será que dá para fazer com o fio Cisne Festivo 100%acrílico?