Mini xale Nini

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on ago - 01 - 2010


Criação: Paula Nina

>> Conheça o blog da vencedora

>> Adicione essa receita no Ravelry

 

Este é um pequeno xale que pode ser feito com apenas um novelo do fio Bariloche da Aslan Trends. É uma receita simples de tecer, com um delicado ponto em renda na barra.

 

Material
1 novelo de Bariloche da Aslan Trends cor 1319 (100gr aprox 160m; 85% lã/15% poliamida)
Agulhas circulares de 4.5mm (US7) com 60 a 80 cm de extensão ou tamanho para se obter medida da amostra.
Marcadores e agulha para arrematar

Amostra
12 pontos em 10cm em ponto Jersey

Medidas do Xale
aprox 90cm (parte maior do triângulo) e aprox 55cm (as outras laterais do triângulo)

Ponto Flô
1ª e 3ª carreiras: 1T, 2M juntos, 2M juntos, laçada, 1M, laçada, 2 M, laçada, 1M, laçada, 2PJ em meia torcido, 2PJ em meia torcido, 1T
2ª e 4ª carreiras: 1M, tricote até o penúltimo ponto, 1 M

Dicas:

- Após as duas carreiras de í­nicio, deixe o primeiro ponto da carreira sem fazer, para o acabamento ficar melhor.

- Ao terminar o xale, é sugerido que ele seja delicadamente blocado para dar ênfase especial nas curvas criadas pelo ponto empregado.

- Monte os pontos com o método de sua preferência. Tenha em mente o não desperdício de fio!

Como fazer:

Monte 5 pontos. Tricote uma carreira em meia e outra em tricô.

Carreira 3 (lado direito do trabalho): Passe 1 ponto sem fazer, 1M, marcador, laçada,
marcador, 1M (ponto central), marcador, laçada, 2 M. (7 pontos total)

Carreira 4 (lado avesso): Passe 1 ponto sem fazer, 1T, marcador, 1 T, marcador,  tricote em ponto tricô até o marcador seguinte, marcador, 1 T, marcador, tricote em ponto tricô até o marcador seguinte, marcador, 2T.

Carreira 5 (lado direito):Passe 1 ponto sem fazer, 1M, marcador, laçada, tricote em meia até o marcador, laçada, marcador, 1M, marcador, laçada, tricote em meia até o marcador, laçada, marcador, 2M. (11 pontos total)

Carreira 6 (lado avesso): Passe 1 ponto sem fazer, 1T, marcador, tricote em ponto tricô até o marcador seguinte, marcador, 1T, marcador, tricote em ponto tricô até o marcador seguinte, marcador, 2T.

Repita as carreiras 5 e 6 até a carreira 70 (serão 4 aumentos feitos 32 vezes nas carreiras í­mpares = 139 pontos na carreira 70).

Na carreira 71 (lado direito do trabalho): Passe 1 ponto sem fazer, 1M, marcador, laçada, tricote em ponto meia até o marcador, laçada, marcador, tricote o ponto em meia pela frente e por trás (1 aumento), marcador, laçada, tricote em meia até o marcador, laçada, marcador, 2M (5 aumentos nessa carreira = 144 pontos).

Carreira 72 (lado do avesso trabalho e carreira de reposicionamento dos marcadores): Passe 1 ponto sem fazer, 1T,  (coloque marcador, 14T)* repetir até os dois últimos pontos (serão 10 repetições), marcador, 2T.

Carreiras 73 a 76 = Ponto Flô
Carreira 73 (lado direito): Passe 1 ponto sem fazer,  1M (marcador, 1T, 2M juntos, 2M juntos, laçada, 1M, laçada, 2 M, laçada, 1M, laçada, 2PJ em meia torcido, 2PJ em meia torcido, 1T)* repetir até os dois últimos pontos, marcador, 2M.

Carreira 74 (lado avesso): Passe 1 ponto sem fazer,1T,  ( marcador, 1M, tricote até o penúltimo ponto, 1 M) *repetir até os  últimos 2 pontos, marcador, 2T.

Carreira 75 (lado direito): Passe 1 ponto sem fazer,  1M, (marcador, 1T, 2M juntos, 2M juntos, laçada, 1M, laçada, 2 M, laçada, 1M, laçada, 2PJ em meia torcido, 2PJ em meia torcido, 1T)* repetir até os últimos 2 pontos, marcador, 2M.

Carreira 76 (lado avesso): Passe 1 ponto sem fazer, 1T, ( marcador, 1M, tricote até o penúltimo ponto, 1 M) *repetir até os últimos 2 pontos, marcador, 2T.

Arremate: 2 pontos em meia, retorne os 2 para agulha esquerda e tricote os 2 por trás, 1M e ir repetindo até o final. Arremate os fios ao final do arremate da peça.

Bloque da maneira que preferir dando ênfase as curvas formadas pelo ponto Flô.

15 Comentários nesta postagem.

  1. [...] >> Confira a receita do Mini Xale Nini [...]

  2. celinhaseagulhas disse:

    Muito lindo este chale, parabéns!!

    Celinha

  3. claudia monteiro pinheiro disse:

    Parabens pela conquista do premio e principalmente pela beleza e praticidade do xale, eu tambem adoro xales e tudo que posso por e fazer para envolver o pescoço pois tenho muito frio.

    Paula tive uma duvida , vc pode me esclarecer quando vc diz, coloque o marcador, eu não entendi o que isso quer dizer…….
    o que é marcador ?!…..

    Voce tem uma foto para me mostrar como fica no trabalho

    Grata pela atenção

    Não vejo a hora de poder começar a fazer um mini xale nini para mim
    Claudia

  4. yone disse:

    não consigo fazer login
    ja pedi nova senha e mesmo assim não consigo
    não posso tentar com ouro nome e senha mas o mesmo e-mail?

  5. ana disse:

    Oi adorei o xale, mas estou c um problema, não estou entendendo a receita, pricipalmente onde fala do marcador(o q quer dizer),outra coisa a peça é feita de uma so vez, e começa por onde(por cima,ou pela ponta em baixo).
    Agradeço desde ja pela atenção.
    Parabens seu trabalhos esta lindo, e o trabalho de vc é excelente, hoje em dia é o q estamos precisando de pessoas especial como vcs PARABENS.
    Q Deus abençoe todas vcs sempre.
    Obrigada. Bjs Ana.

  6. nice disse:

    Oi, adorei o xale,mais achei a receita um pouco complicada principalmente no marcador, o que significa, e a receita começa por onde.
    Seus tralhos são lindos.
    Obrigada, Nice

  7. miroca disse:

    Oi adorei o seu xale, hoje fui buscar a lã para fazer um quando
    cheguei peguei minhas agulhas para começar, mais lendo a receita
    do xale achei uma dificudade, na explicação não sei se começa por
    cima ou por baixo eu gostaria se possivel como sou leiga no,
    trico uma explicação mais detalhada.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Parabéns o xale e lindo o mundo precisa de coisa lindas e que são feita pelas suas mãos.

    bjs. Miriam
    ps. me responda relp,relp…..

    Oi Miriam
    o que podemos dizer é: não “discuta” com areceita. Pegue as agulhas e siga as instruções. Na verdade,não importa muito se começa da ponta ou de cima. Seguindo o passo-a-passo todo mundo consegue fazer. :)
    Beijos

  8. rose disse:

    oiiiii
    tb achei lindo!!
    mas pra quem tá começando,tá complicado…. o q significa marcador?
    aguardo sua dica.

    obrigada

    Olá Rose
    esta pergunta já foi respondida aqui nos comentários, dá uma lidinha. :)

  9. beatriz disse:

    gostaria de fazer a receita di xale nini mas não sei oque quer dizer “levemente blocado”.Aguardo resposta

  10. beatriz disse:

    errei ao passar meu e-amil.Este é o certo!por favor me responda sobre o que quer dizer blocado.

  11. Mercia disse:

    Parabéns. Lindo trabalho Gostaria de trocar receitas com vc

  12. miroca disse:

    Oi tudo bem!!!
    bom fiz o mini xale ja tem um tempo mais ainda não tire das agulhas
    empaquei no arremmate 2pontos em meia, retorne os 2 para agulha esquerda e tricote os 2 por tras, 1m tem como voce ser mais clara
    ja fiz de tudo quanto e jeito mais não consegui relp, relp.
    so falta isto ja vai dar quase 1 ano.
    agradecendo sua atenção muito obrigada.

  13. Nina Mello disse:

    Alguem pode me informar o que é marcador na receita.
    obrigado.
    Nina Mello