Projeto Misterioso III: parte 4

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on ago - 28 - 2010
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Errata (publicada em 28/08/2010 às 19h21) – alteramos a legenda 2 e acrescentamos uma explicação por escrito sobre as tranças. O gráfico não foi alterado.

Antes de começar, leia as instruções completamente pelo menos umas três vezes. Faça EXATAMENTE como está descrito. A gente garante que vai dar certo ao final.

>> Parte 1  – clique aqui

>> Parte 2 – clique aqui

>> Parte 3 – clique aqui

>> Visite o blog Saco dos Bebês da Veralu

>> Clique aqui para ler as regras do PM III

>> Veja esta receita no Ravelry

>> Publique a foto do seu PM em nossa comunidade do Flickr

Você tem duas maneiras de fazer a parte 4:

1ª maneira:
Com o lado direito do PM virado para você, pegar a ponta direita da agulha de 1 m na mão direita; segurá-la junto com uma das pontas da outra agulha (a de 80 cm), ficando a agulha de 80 cm embaixo. Utilize novamente a montagem mágica e coloque 61 pts em cada agulha. Ponha um protetor de agulha na ponta da agulha de 1 m. Gire o trabalho e, mantendo o lado direito voltado para você, começar a trabalhar a 4ª parte com a outra ponta da agulha de 80 cm.

2ª maneira:
Usar uma agulha reta (ou qualquer agulha, que pode ser circular também, pequena respeitando a numeração) para a parte de baixo, colocar os pontos da mesma maneira que colocou para a parte das costas, fazer e depois de terminado passar o trabalho para a agulha de 1 metro respeitando o lado correto de encaixar. A vantagem de fazer assim é que você fica  com um trabalho pequeno e a agulha de espera das costas tem ponta dos dois lados…

Escolha o jeito que você achar mais fácil e mãos à obra :)

Explicações sobre as tranças:

Essa parte tem inversões das tranças no gráfico.
- Trança de 4pts:  seguindo o gráfico, coloque 2pts na agulha auxiliar atrás do trabalho, tricote 2m e depois tricote em meia os pontos da agulha auxiliar.
- Trança de 3pts:  coloque 1p na agulha de trança e deixe atrás do trabalho. Faça, então, 2m e depois em meia o da agulha auxiliar.

Legenda 1 - clique na imagem para ampliar

Legenda 1 – clique na imagem para ampliar

Legenda 2 - clique na imagem para ampliar

Legenda 2 - clique na imagem para ampliar

IMPORTANTE: Todas as dúvidas/perguntas devem ser escritas nos comentários.

Perguntas repetidas NÃO SERÃO RESPONDIDAS. Leia todas as perguntas antes de enviar a sua.

Categories: Projeto Misterioso

40 Comentários nesta postagem.

  1. [...] Clique aqui para acessar a quarta parte da receita. Apenas pessoas REGISTRADAS e LOGADAS no site conseguirão ter [...]

  2. marinam disse:

    Meninas,

    Como se faz casa de botão?

    Obrigada!

  3. drica disse:

    Devo esquecer o fio da 3ª parte? Ai ai ai, tico e teco tão brigando….

  4. patriciaasai disse:

    Drica, agora vamos fazer a parte da frente, exatamete a parte direita. Até a parte 3 era as costas! Bjos. Espero ajudar.

  5. Berenice disse:

    na maneira de colocar o fio nas 2 agulhas não seria a de 80cm em cima? Dessa maneira ficaria com encaixe igual aos pontos da agulha de 1mm

  6. luciana_lassi disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=-spdGkozIiM da uma olhadinha nesse video, ele mostra duas formas pra se fazer a casa de botão

  7. patriciaasai disse:

    eu temho esse vídeo do you tube que ensina como fazer casa de botão
    http://br.youtube.com/watch?v=EY4vBzLo-Xs&feature=related

  8. drica disse:

    A simbologia para a trança está invertida no gráfico da 4ª parte, sendo assim os 2m ficam por trás do trabalho e a curva inverte de direção, é isso?

  9. darkover disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=EY4vBzLo-Xs

    ai tem vários videos. bjus.

  10. Susu disse:

    Boa tarde !

    Parte 4 – PM III terminada e postada no Flick.

    Bom fim de semana.

  11. patriciaasai disse:

    precisamos de ajuda, o gráfico tá com erros, no flickr postaram um feito e o desenho é diferente das costa, será que está certo

  12. darkover disse:

    alguem por favor pode esclarecer como é feita a trança que tem o m para trás????

  13. micbraum disse:

    Oiê
    Também acabei :)

    Gilma, a trança é: pôr 1p na ag.aux. atrás do trabalho, tricotar 2p meia; trabalhar em meia o ponto da auxiliar.

    bjs
    MIC

  14. drica disse:

    Se assim for as tranças também estão para o outro lado…

  15. Suzi Musse disse:

    Eu acabo de desamanchar tudo, pois a “anta” aqui, viiu que as tranças de 4 pontos são ao contrário das costas, 2 pontos ag. auxiliar atras, tricotar 2 p. meia, depois tricotar os da agulha auxiliar de tras em meia.É isto que está no gráfico, não é mesmo????
    Porque nos outros gráficos o desenho da trança era pro outro lado.
    Estou certa???
    Bjos

    sim, Suzi. É isso aí.
    Agora tem uma explicação por escrito aí nas instruções. Veja se dá pra vc entender :)
    Bjos

  16. m izabel disse:

    Eu tricotei antes da errata e segui a mesma lógica no desenho das tranças nas costas e nas da frente.Prefiro assim.
    Observei que o desenho das tranças não estão na mesma altura no corpo mas segui como na receita.

  17. darkover disse:

    apenas para registros posteriores dá pra corrigir a legenda e incluir aquela figurinha de trança que tem o m do lado esquerdo? obrigadissima.

    Corrigido. Obrigada!

  18. Suzi Musse disse:

    o que vai valer???
    A receita certa??
    Ou como cada uma decidir?
    Eu desmanchei toda a minha parte quase pronta, quando vi que estava errada.
    Não quero ser chata, mas quando decidimos entrar na “brincadeira”, concordamos com as normas, ou não???
    Obrigada e desculpe a minha chatice
    bjos

    Suzi, veja bem,
    a título de ganhar o chaveirinho, vale só o jeito certo. Estamos avaliando cada foto minunciosamente para verificar quem merece.
    Agora se a pessoa não tem pretensões, pode deixar como quiser, afinal o casaco é da pessoa, né?

  19. sonia salicio disse:

    Pelo que pude ver eu fui a sexta a por a foto no Flickr, mas a segunda a postar o trabalho correto, sem levar em consideração que o trabalho da Sueli foi feito do lado contrário. Parabéns par Suzi que apesar de tudo já terminou o dela.
    Quanto a trança dava pra se entender que era pra por os dois primeiros meias atrás do trabalho por isso quem não fez desse jeito errou.

    Bom domingo a todas.

  20. patriciaasai disse:

    Gente, eu segui baseado no desenho das costas da blusa que difere do gráfico que recebemos, porém, acho interessante que os organizadores entrem num acordo e pelo menos revisem a receita antes de enviar, pois está causando muitos transtornos. Nessa parte 4 não sei qual é a correta, pois cada uma fez uma coisa. Será que vcs não tem a foto pronta da parte executada para nos orientarmos, pois pelos gráficos está difícil, pois sempre tem uma errata. Eu manjo de tricô, e tô me confundindo, imagina quem tem pouca prática!Estamos perdendo mais tempo para executarmos a peça devido a essa confusão. Nos ajudem….rs…..
    Bjos

    Patrícia
    os organizadores estão totalmente em acordo. A errata foi publicada 6h depois que a receita estava no ar. O gráfico está ABSOLUTAMENTE correto. O que causou problemas nas tricoteiras menos experiente com gráficos e tranças foi a falta de uma legenda completa – o que não impediu aquelas que ignoraram a legenda e seguiram o gráfico.
    Nós temos o casaco pronto, só que o Projeto Misterioso é isso: você ir descobrindo à medida em que desvenda a receita. Postando antes, perde a graça.

  21. Sandra Santos Ferreira disse:

    Olá tricoteiras!
    Observem o gráfico nas carreiras 44 e 46, no desenho, há de ser 3 pontos meia e não 1 1m, 1t, 1m.
    Terminei a 4ª parte.
    Agradeço por preencher minhas noites insones.
    Bom domingo a todas.
    sansanfer

  22. Maria Neves Pacheco disse:

    No quadradinho onde deveria estar a legenda 2 está a seguinte mensagem: “This photo is currently unavailable”, como na “errata” diz que essa legenda foi alterada, estou no aguardo para seguir meu projeto.
    Obrigada e bom domingo a todas.

  23. Suzi Musse disse:

    ERRATA MINHA
    Quando olhei minha foto, vi que tinha errado entre os triangulhos, fiz somente uma das tranças, ao invés de duas. Pode uma coisa desta????
    Lá vou eu desmanchar a metade do trabalho de novooooooooooooo a metade do trabalho.
    mas é assim que se aprende.
    Esta é a graça da coisa. Faz, desmancha, faz de novo… Eu vivo neste redemoinho. Até parece que a nossa vida não é assim….
    Bem, lá vou eu.
    Bjos e bom domingo.

    Qdo tiver terminado troco a foto, não sei como se faz,se tem como excluir, ou sei lá… vou ter que chamar os estudantes (que estão dormindo) pra me ajudar.

  24. crystalgff disse:

    BOM DIA!!! Bem logo que a parte 4 no ar… imprimi e corri tricotar.. terminei … quer dizer fiz todas as tranças como as costas…Errado.. desmanchei tudo.. porque quero que fique igual a todas… é assim mesmo não é? Ta vendo Suzi não é só voce que desmancha.. e assim vamos fazendo direitinho.. Bom Domingo a todas..

  25. Suzi Musse disse:

    Agora acho que acabei de fato….
    Vou postar a foto de novoooooo.
    Gurias, quem entrou na chuva, tem que se molhar! Desmancha, faz de novo… Que é que tem? Vamos lá, estamos aprendendo. Ninguém sabe tudo. Sempre temos alguma coisinha ainda pra aprender nesta vida.
    Eu acho que a graça da coisa é fazer tudo bem direitinho.
    E as gurias das Tricoteiras, tb são gente como a gente. Elas tem a vida delas tb. Quem é que não era de vez em quando???
    E desta vez, elas não erraram, foi só uma questão de ATENÇÃO da nossa parte, e mais o fato de elas não terem colocado o desenho das tranças pro outro lado. mas se tivessemos prestado atenção, e solicitado pras gurias, elas teriam nos ajudado com certeza.
    Então, vamos continuar nossa brincadeira, vamos tricotar, que é pra isso que estamos aqui.
    Beijinhos pra todas , e que nosso domingo seja maravilhoso

    That’s the spirit :)
    Tricô é para ser curtido. Para ser uma diversão. Para diminuir o stress do dia-a-dia.
    Isso aqui não é uma competição. É para aprender coisas novas: quem nunca leu um gráfico, aprende. Quem nunca fez trança, aprende. Quem não sabe mexer no Flickr, aprende.
    Se for para perder o humor, perdeu-se o sentido da coisa.

  26. Rosita disse:

    Oi meninas….. Eu segui tudo certinho no gráfico. Mas o meu trabalho não ficou com as bordas em meia dos triângulos central,como mostram as fotos no flickr. Só ficam com o desenho do meio, que são as tranças, (2/2F; 2M/1tF….), sem aparecer o contorno.No gráfico não tem estas bordas. Será que foi só eu que fiz assim…?
    Preciso de uma LUZ.
    Rosita Aflita….

    Rosita, oi
    Estamos ainda em processo de avaliação minuncioso dos trabalhos (pra saber quem leva o chaveirinho), mas pelo que estamos vendo, estão corretos. Reavalie o seu, torne a olhar o gráfico etente ver porque o seu está diferente.

  27. anefira disse:

    ola luciana_lassi, grata pela dica da CASA DE BOTÃO do you tube, faço trico ja faz muito tempo e nunca tinha visto esse método realmente fica melhor bjs bom domingo…
    e pessoal tb terminei o meu, e ja postei bjs a todas…

  28. Sandra Santos Ferreira disse:

    Olá meninas
    Além de ter conseguido fazer o trabalho com gráfico (minha primeira vez), consegui, agorinha, depois de muito “pesquisar”, sozinha, postar minhas fotos que eu mesmo tirei. Eba.Mais um vitória.
    Bom domingo a todas.

    Sandra

  29. rozane disse:

    ola
    nas carreiras 44 e 46, onde tem a tranca de 3, pq no avesso tem um trico onde deveria ser 3 m.

  30. crystalgff disse:

    ai que delicia,.. terminei tirei a parte 4.. tieri uma foto do celular.. não ficou muito boa,,mas o trabqalho esta… boa semana a todas..

  31. Sandra Santos Ferreira disse:

    Oi rozane
    Eu notei o mesmo que você, porém fiz os 3 m e deu certo.
    Boa semana e até a próxima.

  32. anefira disse:

    o meu trabalho todo eu fiz as carreiras pares acompanhando os pontos da carreira anterior e eu acho q esta certo pois esta igual a maioria dos demais trabalhos. Me corrijam se estiver errada…

  33. Fatima Nunes disse:

    Amigas tricoteiras socorrooooooooo,estou terminando a 3 parte,mas vejo as fotos e acho que o meu esta muito comprido,alguém pode me dizer com que comprimento ficou,estou trabalhando na lã cetim,pois estou com medo de começar a frente e estar errado.
    Alguem pode tirar essa duvida?

    Fátima
    vc fez a amostra antes de começar o projeto? Se vc fez, o tamanho está correto. Se não fez… aí, não temos como saber.

  34. Fatima Nunes disse:

    Não fiz amostra,acho que o fio cetim é mais grosso do que o flasch,achei que o numero de pontos pedido,era compativel com meu manequim,de largura tudo bem,só estou achando comprida,mas vamos ver o que faço.
    Muito obrigada amiga!

  35. sonia salicio disse:

    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: nas carreiras 49 e 53 o gráfico manda fazer dois pontos juntos que insinua ser em meia pois nas legendas este símbolo está invertido e manda fazer em tricô.Como o ponto a ser feito é em tricô, eu fiz 2t jt.Está certo?

    Bjo.
    Sonia.

  36. Rosita disse:

    Oi meninas. Coloquei duas fotos do meu trabalho no flickr(uauu!!!, consequii!!!).Vejam como ficou diferente das outras. Não tem as bordas dos triangulos…. Alquem poderia identificar o que foi que aconteceu?
    Obrigada.

  37. sonia salicio disse:

    Oi Rosita, eu te já respondi no Flickr mas vou te responder aqui tb. Acho que talvez vc esteja invertendo a maneira de fazer a trança de três pontos, qdo p ponto que deve esperar tem que ser pego pela frente vc está pegando por trás e vice-versa. Ou pode ser que vc não esta cruzando.
    Insista, vale a pena, seu trabalho vai ficar com maior valor.
    Espero ter te ajudado.
    Bjo.

  38. Rosita disse:

    Oi… meninas.. Tenho a impressão de ter começado meu trabalho no sentido inverso. Por favor confirmem para mim. Um gráfico se lê da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita….. geeenteeem estou apreeendendo….).bjjjss
    Obrigada….

  39. Luiza Bern disse:

    Rosita,
    Não há regras fixas para os gráficos de trico. No caso do PMIII
    vc deve ler da direita para a esquerda, as carreiras ímpares…
    e da esquerda para a direita, as carreiras pares…(lembrando que
    no avesso, elas estão como se apresentam no direito)
    Espero ter ajudado…

  40. Rosita disse:

    Amiga…. me ajudou sim. Foi este o meu erro. Comecei lendo o gráfico da esquerda para a direita, e o procedimento das tranças estão corretos. Acabei de fazer uma amostra somente do desenho central, fazendo a leitura da direita para a esquerda, e deu certinho. Agora é recomeçar do inicio e correr atras para não ficar muito atrasada…..
    Beijossss e muito, muito , obrigada.