Colete Bariloche

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on set - 13 - 2010

Colete Bariloche

Criação e  execução: Zairo Paro

Material:
1 novelo de Bariloche (100 gramas = 160m) cor 1344
Agulha circular 6,00mm com 80cm de comprimento.

Abreviaturas:
Pto.: ponto
Av.: avesso
Dir.: direito
m: meia
t : tricô
2JM: 2 pontos juntos em meia.
MS: mate simples, deslizar 1 pto, 1 meia, passar o pto deslizado sobre o meia.
Pt. Arroz:
1ª carr. : 1M, 1T, repetir até o fim dos pontos.
2ª carr.: 1M, 1T, repetir ( sempre desencontrando) até o fim dos pontos.

Execução:
Montar 78 pontos e fazer duas carreiras em ponto arroz.
carr. a (dir.): 2 ptos de borda em pto arroz, m até os últimos 4 ptos. , 2JM, laç, 2 ptos de borda em pto arroz. (Esta será a primeira casa de botão. Faça essa casa de botão a cada 9 carreiras)
Carr. b(av.).B: 2 ptos de borda em pto arroz, t até os últimos 2 ptos. , 2 ptos de borda em pto arroz.
Repita essas duas carreiras 14 vezes.
Começando a separação frentes e costas, faça uma carreira como segue:
Dir.: 2 ptos. de borda, 16 m, 8 ptos arroz, 26m, 8 ptos arroz, 16m, 2 ptos de borda (= 78ptos).
Av.: 2 ptos de borda, 16 t, 8 ptos arroz, 26 t, 8 ptos arroz,16 t, 2 ptos de borda.
Na próxima carr. (dir.) : 2 ptos de borda, 16m, 2 ptos arroz, arremate os próximos 4 pontos, (deixe esses pontos à espera ), 2 ptos arroz, 26m, 2 ptos arroz, arremate os próximos 4 pontos, (deixe esses pontos à espera ),2 ptos arroz, 16m, 2 ptos arroz.

Frente Esquerda:
Carr. (av.): 2 ptos de borda, t até os últimos 2 ptos, 2 ptos de borda.
Carr. (dir.):  2 ptos de borda, m até os últimos 4 ptos. , 2JM, laç, 2 ptos de borda em pto arroz. (4ª casa de botão)
Carr.A (av.): 2 ptos de borda, t até os últimos 2 ptos, 2 ptos de borda.
Carr. B Esq.(dir.): 2 ptos de borda, m até os últimos 4 ptos. , 2JM,  2 ptos de borda . (aqui começa o decote da gola).
Repita essas duas últimas carreiras (A e B Esq.) até ficar com 10 pontos.
Faça mais uma carreira A.
(Dir.) toda em pto arroz.
(Av.) toda em ponto arroz.
Arremate.

Costas:
Com o avesso do trabalho para cima, emende o fio e faça uma carreira A:
Carr. A (av.): 2 ptos de borda, t até os últimos 2 ptos, 2 ptos de borda.
Carr. B Costas (dir.): 2 ptos de borda, m até os últimos 2 ptos, 2 ptos de borda.
Repita essas duas carreiras mais 10 vezes.
Faça mais uma carreira A.
(Dir.) toda em pto arroz.
(Av.) toda em ponto arroz.
Arremate.

Frente Direita:
Com o avesso do trabalho para cima, emende o fio e faça uma carreira A.
Carr. B Dir.: 2 ptos de borda, mate simples, m até os últimos 2 ptos., 2 ptos de borda . (aqui começa o decote da gola).

Repita essas duas últimas carreiras (A e B Dir.) até ficar com 10 pontos.
Faça mais uma carreira A.
(Dir.) toda em pto arroz.
(Av.) toda em ponto arroz.
Arremate.

Dica: As frentes são um pouco mais compridas que as costas para, ao serem costuradas, formem um pequeno decote atrás..

Costure os ombros e pregue os botões

Opção Casaquinho: (vai mais meio novelo)
Manga:
Monte 32 pontos, faça duas carreiras de ponto arroz e continue em ponto meia no direito e trico no avesso. Com 22 cm arremate. Faça a outra manga igual e costure-as na cava.

7 Comentários nesta postagem.

  1. Ana Elvira disse:

    Olá
    Genial a idéia do coletinho.
    Só gostaria de saber mais ou menos qual é a idade que ele veste.
    Parabéns pelo site
    bjs
    Ana Elvira

    Oi Ana Elvira
    Tamanho é uma coisa muito relativa. Sempre, sempre, sempre faça uma amostra antes de começar qualquer trabalho e peça as medidas da pessoa para quem você faz a peça.

  2. renata disse:

    adorei o colete,mas fiquei perdinha(sugestão que tal mais video?e tb umas aulinhas pelo video por exemplo o colete,em outra semana outra peça?)seria a primeira de muitas alunas.O QUE ACHAMMM.

    Ah Renata, não é necessário, né?
    Vídeo a gene só faz quando é mais complicado explicar, quando é uma técnica específica….

  3. Preciso modelos de polaina infantil, e pergunto para crianças de 3 anos, qtos pontos coloco na agulha?

    Obrigada

  4. Clara Beauty disse:

    Olá Luciana
    você tem que tirar medidas da criança e fazer uma amostra com o fio e agulha que vc quer utilizar.
    Bjos

  5. lena disse:

    vai essa receita de um pulover

  6. Dani disse:

    Olá,

    É possível adaptar essa receita para criança maior? Por exemplo, 4 anos? Como? Achei muito legal e original, gostaria de fazer, mas não tenho habilidade para mudar receitas! Obrigada!

  7. ClaraBeauty disse:

    Oi Dani
    sim, é super possível.
    Para isso, leia esse artigo aqui, sobre como fazer e para que serve uma amostra:
    http://www.tricoteiras.com/?p=122