Lã orgânica no Brasil? Sim, existe!

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jan - 10 - 2011

Quem acompanha o Tricoteiras.com há algum tempo sabe da nossa paixão por fibras naturais. Que o Brasil produz, e exporta, um dos melhores algodões do mundo muita gente sabe, mas e a lã de ovinos? Hoje é praticamente uma caça ao tesouro. Contamos nos dedos de uma mão os rótulos disponí­veis no mercado 100% lã ou com quantidade significativa na fiação. Por isso fiquei muito feliz quando me deparei com o site da Fazenda Caixa D´Agua.
Lãs Fazenda Caixa DAgua Eles sãoo uma fazenda familiar dedicada à  pecuária na região central do Rio Grande do Sul, com foco importante na criação de ovinos, na grande maioria produtores de lã naturalmente colorida. Os rebanhos são criados totalmente a pasto, ou seja soltos nos campos da fazenda, de forma a terem a melhor qualidade de vida, pois são adeptos dos conceitos de bem-estar animal. Mais um ponto para eles!
A lã naturalmente colorida, ou seja, preta, marron, cinza e outras várias tonalidades naturais dos animais, embora muito valorizada para trabalhos artesanais e diferenciados, é praticamente desprezada pela indústria, que prefere as lãs brancas que possibilitam inúmeras variações de tingimentos quí­micos. Como são produtores da lã colorida, que anualmente precisa ser removida dos animais para que não tenham desconforto térmico no verão, passaram aos poucos a acumular este tipo de lã por não aceitar entregá-la quase de graça à  indústria.
Pensando em uma forma de aproveitar e agregar valor a  este excelente material, natural, renovável e orgânico, eles iniciaram na fazenda o aprendizado do trabalho com a lã, técnica antigamente muito difundida mas atualmente quase que esquecida, na correria moderna e busca por coisas baratas e descartáveis.
Inicialmente desenvolveram uma manta em lã para montaria, para ser utilizada sob a sela dos cavalos, protegendo o animal e propiciando conforto térmico. Foi um sucesso no mercado por ser um produto diferenciado e hoje eles têm vários clientes satisfeitos em todo o paí­s.Lãs Fazenda Caixa DAgua
Logo em seguida perceberam que os fios de pura lã para trabalhos artesanais praticamente não existiam no mercado brasileiro, e o que era vendido como lã quase em 100% das vezes não passava de fios sintéticos diversos, o que ainda acontece, enquanto várias pessoas lamentavam a falta deste produto por aqui, sendo a única opção buscá-lo lá fora.
Passaram então a direcionar o aprendizado e trabalho para desenvolver também fios de lã pura totalmente feitos a  mão, mas que fossem de alta qualidade, para conseguir atender às expectativas das pessoas que procuravam algo realmente diferenciado. Depois de algum tempo de desenvolvimento e testes, começaram a comercializar os fios e, no segundo semestre de 2010, lançaram  a marca Da Fazenda – Fio de Lã Artesanal.

Lãs Fazenda Caixa DAguaOs fios são produzidos artesanalmente, em roca manual, a partir de lã pura, e são comercializados em novelos de 100 gramas, com aproximadamente 95 metros de fio, encaixados na espessura Bulky, 7 wpi. E tem buscado conhecimento sobre este mundo principalmente através da internet. Segundo Marco Righi, sites como o Tricoteiras.com e o Ravelry.com, tem sido uma fonte de informação valiosa. Nós ficamos muito felizes em poder contribuir com esse conhecimento.

Lãs Fazenda Caixa DAgua Hoje eles têm 3 linhas de fios, com rótulos diferenciados: Naturalmente Coloridos (cores naturais das ovelhas, sem nenhum tingimento, com 4 cores), Tingimento Natural (o tingimento é artesanal e feito exclusivamente a partir de essências naturais, como plantas e flores que tem na fazenda ou obtêm externamente, onde produzem  9 cores), e Tingimento Tradicional ( o tingimento é artesanal e feito com corantes especí­ficos para lã, onde produzem 6 cores complementares que não são possí­veis com essências naturais). No total são 19 cores produzidas.
A dedicação ao trabalho rural e com as lãs é exclusiva, ou seja, eles vivem e trabalham na fazenda, que é de origem familiar e onde escolheram viver já  há mais de 8 anos após trabalhar por alguns anos em Porto Alegre, buscando qualidade de vida, trabalhar e viver em Lãs Fazenda Caixa DAguacontato direto com a natureza. Além dos ovinos e bovinos, criam também cães de pastoreio, cavalos, e uma infinidade de animais silvestres. Dá vontade de fugir para lá também.
Segundo o Marco Righi, eles acreditam que a produção destes fios e outros produtos artesanais em lã servem para resgatar uma cultura já abandonada e esquecida, além de contribuir com a preservação natural, com a qualidade de vida tanto deles como dos consumidores, e também, principalmente, com a geração de renda na área rural, propiciando a diversas pessoas a oportunidade de uma vida digna em seu local de origem, sem a necessidade de ir embora engrossar os cinturões de miséria das cidades, pois a produção manual dos fios requer o trabalho e ajuda de várias pessoas, todas elas moradoras das comunidades próximas à  fazenda e hoje obtendo uma boa renda com este trabalho.

Os produtos da Fazenda Caixa D´Agua estão à  venda na loja virtual e não têm quantidade mí­nima para compra. Eles também distribuem para alguns pontos de venda.

A Fazenda Caixa D´Agua também está no Ravelry e no Twitter.

Categories: Notícias

5 Comentários nesta postagem.

  1. [...] A Fazenda Caixa Dágua,  em Dilermando de Aguiar no Estado do Rio Grande do Sul, produz os lindíssimos fios de pura lã: “Fios da Fazenda”.Todos feitos artesanalmente, trabalho árduo e cuidadoso que resulta em fios únicos, de ótima qualidade, em cores maravilhosas (naturalmente coloridos, tingidos natural e com tingimento tradicional).Uma inovação no mercado nacional e excelente opção para quem gosta de trabalhar com fios naturai….Dá orgulho de ser brasileira!” http://tricoteirassemfronteiras.blogspot.com/2011/01/direto-do-produtor-para-as-agulhas.html Tricoteiras.com – Lã orgânica no Brasil? Sim,  existe! Quem acompanha o Tricoteiras.com há algum tempo sabe da nossa paixão por fibras naturais. Que o Brasil produz, e exporta, um dos melhores algodões do mundo muita gente sabe, mas e a lã de ovinos? Hoje é praticamente uma caça ao tesouro. Contamos nos dedos de uma mão os rótulos disponíveis no mercado 100% lã ou com quantidade significativa na fiação. Por isso fiquei muito feliz quando me deparei com o site da Fazenda Caixa D´Agua. http://www.tricoteiras.com/?p=2532 [...]

  2. Tania Stahl disse:

    Para quem ainda não conhece, existe a Associação Brasileira de Ovinos Naturalmente Coloridos.
    Em 2009, houve o Congresso Mundial de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, realizado em Canela, com a participação de maioria estrangeira. Este Congresso realiza-se de 5 em 5 anos em países diferentes e foi a primeira vez que o Brasil teve a honra de ser escolhido.

  3. Susana Barbagelata disse:

    Que legal!

  4. Olá pessoal, muito obrigado pela divulgação e pelos comentários sobre nossos fios artesanais. Procuramos fazer o melhor possível e contamos com as sugestões de todos para melhorá-los.
    Complementando o comentário acima, de Tania Stahl, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC tem um site: http://www.ovinoscoloridos.com.br
    A Fazenda Caixa Dágua tem orgulho de fazer parte dos sócios-fundadores.
    Estamos à disposição em nosso site ou pelo Twitter @fazendacxdagua

    Marco Righi
    Fazenda Caixa Dágua

  5. Andréa Anzai disse:

    Nossa adorei saber disso!! Aqui na minha cidade a única marca de lã orgânica vem da Argentina e é bem mais cara. Fico feliz em saber que no Brasil nós temos empresas conscientes que produzem esse tipo de lã.
    Adoro o site!!!!