Cardigã Lage

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on mar - 25 - 2011

Criação e Execução: Verinha Bastos

Materiais:
Lã Tweed Aslan: 5 novelos

Agulha circular de no mí­nimo 80cm 5mm (você vai trabalhar no modo circular para as mangas e reto para o corpo).

Amostra:

Em ponto jersey: 18 pontos X 23 carreiras = 10cm

Tamanhos: PP, P , M , G.

O cardigã é feito em de cima para baixo e praticamente sem costura.

Gola: Com a agulha circular, monte 72 (76, 84, 88 ) pontos. Não junte os pontos circularmente, tricote em modo reto (frente e verso) em ponto arroz por 12cm terminando na carreira do avesso.

Pala: Na próxima carreira do direito trabalhe os primeiros 12 pontos em ponto arroz, coloque marcador, 4 (5, 7, 8 ) meias , coloque marcador, 8 meias, coloque marcador, 24 (26, 30, 32) meias, coloque marcador, 8 meias, coloque marcador, 4 (5, 7, 8 ) meias, coloque marcador, 12 pontos em ponto arroz.

Corpo:

Na próxima carreira trabalhe os primeiros 12 pontos em pontos arroz, os próximos pontos em tricô até o úlltimo marcador, 12 pontos em ponto arroz. Carreira de aumento sempre no direito: trabalhe os primeiros 12 pontos em ponto arroz, meia até antes do marcador, 1 aumento, passa o marcador, 1 meia, 1 aumento, repete mais 3 vezes até o último marcador, trabalhar os próximos 12 pontos em ponto arroz.

Na próxima carreira do avesso trabalhe os 12 pontos em pontos arroz, os próximos pontos em tricô até o último marcador, 12 pontos em ponto arroz. Repetir essas duas carreiras 20 (22, 24, 26) vezes. Na próxima carreira do direito – casa de botão, faça como na carreira de aumento até o último marcador. Faça os 4 pontos em ponto arroz, arremate 3 pontos, faça os últimos pontos em ponto arroz.

Na próxima carreira no avesso monte esses 3 pontos que foram arrematados na carreira anterior para fazer a casa. As próximas serão após 12 gomos completos.

Continue fazendo as carreiras de aumento até obter 264 (284, 308, 328 ) pontos no total.

OBS: 1 gomo equivale a uma ida e uma volta.

Dividindo a pala:

Na próxima carreira do direito trabalhe sempre os primeiros 12 pontos em ponto arroz, passe o marcador, 28 (31, 35, 38 ) pontos em meia (formam a frente esquerda), retire o marcador, passe os próximos 56 (60, 64, 68 ) pontos para uma agulha auxiliar ou fio (formam a manga esquerda), retire o marcador, 72 (78, 86, 92) pontos em meia, retire o marcador, passe os próximos 56 (60, 64, 68 ) pontos para uma agulha auxiliar ou fio (formam a manga direita), retire o marcador, 28 (31, 35, 38 ) pontos em meia (formam a frente direita), passe o marcador,  trabalhe os últimos 12 pontos em ponto arroz. Total: 152 (164, 180, 192) pontos.

Na carreira do avesso trabalhe sempre os primeiros 12 pontos em pontos arroz, os próximos pontos em tricô até os 12 últimos pontos em pontos arroz.

Continuar assim por 26 gomos marcados da cava até a cintura.

Fazer todos os aumentos no direito somente nos pontos em meia. Fazer esses aumentos a cada *4 pontos e em seguida 1 aumento* sem furinho até chegar nos 12 pontos de arroz. Repetir os asteriscos até chegar nos 12 pontos em arroz.

Continue tricotando as carreiras do direito e avesso sem aumentos por 18 gomos. Na próxima carreira trabalhe todos os pontos em ponto arroz por 6cm e arremate.

Manga: Passe os 56 (60, 64, 68 ) pontos para agulha circular (usar laço mágico se o fio da agulha circular for maior que 40cm ou trabalhar com agulhas de duas pontas).

Coloque um marcador para marcar o início da carreira debaixo do braço (suvaco). Tricote por 6 carreiras circulares.

Na próxima carreira faça diminuição com 2 pontos juntos, os próximos pontos em meia até os dois úlltimos pontos que serão tricotados juntos.

Repetir essas 7 carreiras por mais 10 vezes (11 diminuições no total) até ficarem 35 pontos. A partir daí­, aumente 1 ponto e faça 10 cms em ponto arroz e arremate normal.

Façaa igual a outra manga.

Costure abaixo do braço (ficará  um pequeno buraco) e pregue os botões (3 botões).

Categories: Blusas e afins, Receitas

6 Comentários nesta postagem.

  1. Renata disse:

    Simplesmente divino!!!!Irei tricotá-lo assim que possível!!!Obrigada sempre por compartilharem conosco essas receitas lindas!!!Bjs à todas,Rê.

  2. Bel Colmenero disse:

    É muito bom termos nossas designers publicando seus trabalhos!!!
    Adorei,show.bjos

  3. Paula Nina disse:

    Mais um design LINDO!!!
    Obrigada!
    bj

  4. Monalisa disse:

    Adorei o casaquinho, gostaria de faze-lo. Tenho duas dúvidas:
    Quais as medidas dos tamanhos, no meu caso principalmente do grande,preciso fazer amostra? Não sou uma tricoteira de mão cheia e estou com medo de começar e me enrolar toda. Agradeço a atenção, aguardo as orientações e parabenizo a design , realmente, apesar de me tornar repetitiva adorei o casaquinho!
    Beijos
    Monalisa

  5. Susu disse:

    Olá Verinha

    Parabéns pela criação desse cardigã, é lindo. Estou tentando tricolá-lo, tenho uma dúvida: após dividir a pala você pede para que sejam feitos os aumentos do lado direito a cada 4 pontos. Esses aumentos deverão ser realizados durante os 26 gomos ?

    Bjs.
    Sueli

  6. Eliana disse:

    Uau, maravilhoso! Obrigada por compartilhar.