Xale Aconchego

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on mar - 22 - 2011

Xale Aconchego

Criação Aslan Trends e execução MIRIAM NAKUTIS

Xale médio, com motivo clássico de tranças, com borda em crochê e aplicação de franjas.
Grau de dificuldade: intermediário

Medidas xale acabado
1.30 m. de largura na parte superior e 65 cm de altura no centro (bico).

Material

  • 3 novelos de 100g. do Fio Sensação Cor Cru (1712)
  • Agulhas para tricô retas ou circular 6.0 mm
  • Ag. para crochê 4.5 mm
  • ag. auxiliar para trança

PONTOS EMPREGADOS

  • Meia ou jersey: carr. do direito em meia e a carr. do avesso em tricô
  • Cordões de tricô: todas as carreiras em meia ou em tricô (no caso, a receita foi executada com os cordões de tricô tecidos em tricô)
  • Trança de 6 pontos à  direita: na carreira assinalada no gráfico: colocar 3 p. na ag. auxiliar atrás do trabalho, tecer os três p. seguintes em m., teça os p. da ag. auxiliar em m.
  • Trança de 6 pontos à  esquerda: na carreira assinalada no gráfico: colocar 3 p. na ag. auxiliar na frente do trabalho, tecer os três p. seguintes em m., teça os p. da ag. auxiliar em m.

Observações importantes

  • O xale é tecido do bico do triângulo em direção ao pescoço.
  • Os gráficos representam o desenvolvimento da peça.
  • As carreiras ímpares devem ser lidas da direita para a esquerda e as carreiras pares devem ser lidas da esquerda para a direita.

Execução
Com o fio Sensação e a ag. de tricô 6.0 mm., monte 3 p. e teça acompanhando o Gráfico 1. Ao final do gráfico voce terá 25 p. nas agulhas.

Gráfico 1

Continue acompanhando o Gráfico 2, da 25a carreira (direito) até a 44a carreira (avesso). Ao final do gráfico você terá 45 p. nas agulhas.

Gráfico 2

Continue o trabalho com base no Gráfico 3 – na 45ª carreira: 47 p. nas ags.
Observação: A partir da carreira 52 os aumentos são feitos nas carreiras do lado direito, com uma laçada, sempre antes e depois a partir do ponto central.(assinalado em vermelho no gráfico).

Teça até completar 114 carr. contadas a partir do iní­cio. Termine com 3 carr. em cordões de tricô. Arremate

Acabamento
Contorne o xale com 3 carreiras fazendo 6 correntinhas prendendo com um ponto baixo. Corte as franjas no tamanho desejado e aplique ao longo do xale.
Esquema de medidas em centímetros

Detalhes do xale durante a execução.

21 Comentários nesta postagem.

  1. Paula disse:

    Lindoooo! Valeu meninas!
    Bjks

  2. Márcia disse:

    Lindo!!!
    E muitíssimo obrigado pela receita!Valeu!
    Beijinhos!!

    Márcia

  3. Que delícia de xale! Muito bonito!

  4. M Izabel disse:

    Muito bom!! E a receita toda explicandinha, ótimo.
    Parabéns as meninas e a Aslan.
    Bjos,Bel

  5. Susu disse:

    Lindo !!!!!! A receita está muito bem explicada. Agora é so comprar o material e tricotar para usar no inverno.

    Bjs

  6. claudia monteiro pinheiro disse:

    Ai que delicia !!!! adorei, estava precisando de de uma ideia , e esta, esta perfeita, grata

    bjs
    claudia

  7. rosa disse:

    gostaria de saber se terei de repetir o grafico 3 para completar as 114 carr? todo ele?
    sou iniciante ..obrigada.

  8. Rosa,

    Criei e confeccionei este xale. Vou tentar esclarecer sua dúvida.
    Após terminar todas as carreiras do gráfico 3, você continuará o trabalho fazendo um aumento com uma laçada antes e depois do ponto central, até completar as 114 carreiras. As laterais você continua trabalhando as cordas como vinha sendo feito desde o início.

    Exemplos:

    direito: 1 laçada, 1 meia, 1 laçada
    avesso: trico
    direito: 1 laçada 3 meias, 1 laçada
    avesso: trico
    direito: 1 laçada, 5 meias, 1 laçada

    e assim sucessivamente

    As laterais você continua fazendo o mesmo trabalho sem alteração.

    Espero ter esclarecido.

    Meu e-mail: miriamtrico@gmail.com

    miriamtrico.blogspot.com

    Beijo

    Miriam Nakutis

  9. rosa disse:

    oi querida muito obrigada, acho q agora vai…
    quando termina posto uma foto pra vc …
    bjus e obrigada.

  10. Cleide disse:

    Já copiei a receita vou fazer de pois mostro, a sua explicação está bem clara…

    obrigada,

  11. Parabens Miriam, pelo belissimo trabalho amei obrigado pela receita otima.abraços.

  12. Maiara disse:

    Não entndi nd da receita…ki pena , achei tao bonito

  13. Jane Sandra disse:

    Eu adorei já to fazendo espero que fique lindo, como o seu.bj

  14. Jane Sandra disse:

    Oi lindinha nunca vi uma receita tão bem explicada como a sua. Fiz pra minha irmã ela adorou.. Parabens!!!!!

  15. Tânia Regina disse:

    Boa tarde sempre tive vontade de apreeder fazer tricor,será que aprendo na net como iniciante com a explicação, obrigada.

  16. ieda disse:

    Parabéns! esse xale tem tudo que eu gosto! Trança, laçadas pra dar levez, crochê e franjinhas pra esvoaçar bastante! E não parece xale de beata, ficou bem moderno! Amei! Obrigada por compartilhar.

  17. Iris Villela disse:

    Aconchegante de fato. Parabéns!!!
    beijos

  18. Cidinha Amendola disse:

    Obrigada pela receita do xale,estou feliz,agora sou capaz de faze-lo e vai ficar Bonito,graça as Amigas Tricoteiras,FELICIDADES A TODAS VOCÊS.

  19. MARIA REGINA disse:

    O xale está lindo, diferente, vc tem muito bom gosto, bjs.

  20. simone trabanca disse:

    Você está de parabens! alem do xale ser lindo, nunca vi uma receita tao bem feita.

  21. carmem disse:

    Olá ,

    Sou só mais uma apaixonada por trico , e esta peça entre tantas coisas lindas que você divide com todas nós me encantou pelo cuidado e a atenção que exige.
    parabéns !
    Carmem