Blocagem vertical, feita pela Suzete Musse”
Blocagem você já sabe o que é: aquela técnica de, depois de pronto, você esticar o trabalho (os que têm pontos rendados) umedecido em uma superfície plana até secar.
No fim, você tem o desenho dos pontos mais abertos, o que evidencia ainda mais a sua obra de arte.
>> Saiba como blocar as suas peças feitas com fios naturais
O método descrito rapidamente acima se refere a fios 100% natural, ou seja, feitos com lã e/ou algodão. Mas, e se a sua peça foi feita com fio acrílico, como faz?
É simples. Acrílico bloca com vapor. Dá para usar a fumacinha que sai de uma panela quente, por exemplo, mas sem contato direto com a água, ou o ferro a vapor, tomando todos os cuidados para não queimar a peça.
Achou que dá trabalho? A gente também acha. Mas a tricoteira paulista Ana Rosa Accenato descobriu a solução. “Ando blocando meus últimos trabalhos, principalmente os acrílicos com uma escova vaporizadora. Ela vem com dois acessórios, mas para blocar não há necessidade de nenhum deles, e o legal: custa barato algo em torno de 50 reais. Ela também é excelente para dar aquela desamassada nas roupas antes de sair de casa, dar um jeitinho naquele veludo que não pode passar com ferro e outras cositas mais (risos). Bem, fica a dica”.
Já a gaúcha Suzete Musse tem daqueles outros vaporizadores de roupa verticais. “Já bloquei um xale com fio Bella (100% algodão, da Pingouin). Ficou ótimo e foi bem rapidinho”. Mas ela alerta: “o meu vaporizador só dá para usar em pé, o que dificulta um pouco. O modelo escova deve ser mais prático pela forma de usar”
Boa divulgação, muito útil messssmo !
Gosto muito dessas super dicas que vcs publicam, parabéns.
Tricoteiras unidas agradecem!!!!
Muito bom!
Oi meninas tricoteiras, eu gostei tanto da Calculadora de pontos e carreiras mas,agora
precisei e não consegui o resultado. Porque
será? Voces desativaram ,é defeito do PC ou
inexperiencia de quem usa? Bjs.
[...] Aprenda a bloca peças feitas com fio acrílico Categories: [...]
Eu aprendi com uma professora de tricot a deixar os pompons mais fofinhos assim mesmo. Eu deixo o fio mais comprido (aquele que amarra o pompom) e chego na fumacinha do bico da chaleira, mas em “rapidinhas”. Ele fica fofinho e gorduchinho.
Agora vou usar para outros trabalhos assim como ensina essa boa dica. obrigada
Vi este nome em uma receita traduzida e não sabia o que era. Até pensei que seria feltrar mas a peça não estava feltrada…”apendi aqui”. É muito bacana.
Obrigada. Bjs…
Ótima dica!. Tenho alguns trabalhos prontos mas com uma preguiça enorme para blocar. Agora vai ficar mais facil.
Obrigada
obrigado pela dica para esticar fios sintéticos..assim que terminar de esticar o xale com Micro (da Rico) mostro pra vcs!