Projeto Misterioso II: confira a 7ª e última parte

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jun - 07 - 2009

Vejam que esse gráfico é muito semelhante ao da 3ª parte, mas com uma Xale_folhas-grafico7 diferença  importantíssima: em vez de terminar com 4 carreiras em avesso do ponto jérsei (ou seja, tricô no direito, meia no avesso), terminaremos com 4 cordões de tricô, ou seja, 8 carreiras feitas em tricô no avesso e no direito (mantendo, entretanto, o ponto central sempre em meia pelo direito, sempre em tricô pelo avesso). Dessa maneira, a borda do xale não vai enrolar.

Depois de feita a 166ª carreira, é hora de arrematar o xale. Para não correr o risco de estragar todo esse trabalho com um arremate apertado que vai repuxar e distorcer o seu lindo tricô, que tal fazer o arremate com picôs? Fica elástico e bonito. É um tipo de arremate pode ser feito todo em tricô ou todo em meia, como for mais fácil para quem tricota.

Faça assim: tricote 2 pt, derrube o 1º sobre o segundo, devolva o ponto para a agulha esquerda; *enfie a agulha direita entre o primeiro e o segundo pontos da agulha esquerda (da frente para trás ou de trás para a frente, como preferir, desde que faça sempre do mesmo modo), pesque o fio e puxe uma laçada; ponha-a na agulha esquerda, formando um novo ponto. Enfie de novo a agulha direita entre esse novo ponto e o anterior, pesque outra vez o fio e puxe mais uma laçada, formando outro ponto. Coloque-o na agulha esquerda. Arremate então 5 pontos, um a um; em seguida, devolva o ponto da agulha direita para a esquerda e repita a partir do *.

Depois de terminado o arremate, use a ponta do início do xale para costurar as duas partes da borda de 4 pontos, de maneira a formar uma borda contínua. Em seguida, arremate as pontas com cuidado e, se quiser, bloque o seu xale antes de usar, molhando-o e deixando-o secar bem esticadinho, preso com alfinetes em alguma superfície macia; mas bloque sem exageros, para não perder o relevo das folhas.

Se usou fio 100% acrílico, alfinete o xale seco na superfície macia e depois dê-lhe um banho de vapor, com vaporeto,  ferro a vapor (sem encostar!) ou chaleira de água fervente. Não passe a ferro para não achatar as folhas.

IMPORTANTE: Xale_folhas-grafico7alt

Quem quiser aumentar o xale, basta fazer essa 7ª parte maior no lugar da 7ª parte regulamentar e, logo em seguida, voltar à 4ª parte e repetir a 4ª, a 5ª, a 6ª e fazer a 7ª regulamentar.

A diferença é que será preciso repetir mais vezes a parte vermelha:

Ao repetir a 4ª parte, repetir 10 vezes a parte marcada em vermelho; ao terminá-la, haverá 185 pontos em cada triângulo e 379 pontos no total.

Ao repetir a 5ª parte, repetir 11 vezes a parte marcada em vermelho; ao terminá-la, haverá 215 pontos em cada triângulo e 439 pontos no total.

Ao repetir a 6ª parte, repetir 12 vezes a parte marcada em vermelho; ao terminá-la, haverá 233 pontos em cada triângulo e 455 pontos no total.

Ao fazer a 7ª parte regulamentar, repetir 116 vezes a parte marcada em vermelho; ao terminá-la, haverá 259 pontos em cada triângulo e 527 pontos no total.

Projeto Misterioso II

Comments are closed.