Qual a agulha devo comprar?

Posted by Clara Beauty Posted on jul - 22 - 2011

Por Clara Beauty e Letícia Cinto


Essa é uma daquelas questões que sempre nos rondam. Reta? Circular? Cabo comprido ou curto? De plástico? De metal? Bambu? Madeira, acrílico? Devo comprar circular fixa ou intercambiável?

A resposta para todas essas perguntas é: não sabemos.

Pois é. Para certas coisas na vida, não há uma resposta exata. Falando em artesanato, que é o assunto deste site, a resposta também não poderia ser diferente.

Atividades que envolvem criatividade, arte, emoção dependem muito da intuição e sensibilidade do seu criador. Misturar essa cor com aquela, esse fio com aquele outro… Não existe uma fórmula precisa do que vai ficar bonito ou não. Aliás, é por isso que a gente gosta tanto de manualidades, justamente por toda essa gama de possibilidades e resultados!

Com os instrumentos de trabalho utilizados é a mesma coisa. Já ouviu falar que “gosto é igual umbigo; cada um tem o seu”? Pois é. Como é que eu posso saber qual a agulha que você vai gostar de usar? Vai do gosto de cada um. E para isso, é preciso experimentar, conhecer, testar os diferentes tipos que existem

Para ajudar na sua pesquisa, descrevemos abaixo um pouco sobre as características de diferentes modelos e materiais para – talvez – ajudar você a decidir. Então, lá vai.

Sobre o material

plástico – o mais comum, o mais fácil de achar, o mais barato. Tende a agarrar um pouco o fio, logo quem usa fios muito finos talvez prefira este material para evitar que os pontos escorreguem. As agulhas mais finas costumam ser um pouco flexíveis, isto é, podem envergar um pouco nas mãos, principalmente se você segurar com força. Bastante duráveis.

acrílico – parecida com a de plástico, mas mais cara e provavelmente mais bonita, já que os fabricantes as fazem coloridas e transparentes. Se você gostar de tricotar com a primeira, também vai agostar dessa.

metal – bastante duráveis, o fio desliza que é uma beleza… Até demais, às vezes. Quem tricota “frouxo” pode se incomodar com a atenção redobrada para não deixar os pontos cairem. Quem tricota apertado, pode achar uma bênção esse facilitador. Quem tem TOC talvez tenha problemas com o barulhinho nas agulhas se tocando enquanto você tricota (tic, tic, tic, tic, tic…).

bambu – duráveis, bonitas, faz com que o fio escorregue na medida certa, nem demais, nem de menos. Agulhas nesse material existem nas versões circular e reta.

madeira – muito parecida com bambu, mas mais frágeis. Exigem algum cuidado na sua manutenção, MAS esqueça tudo que você ouviu sobre passar hidratante, pano molhado… Elas emboloram, viu? Para agulha de madeira, só flanela seca e umidade zero.

vidro – um luxo! Caríssimas, nunca vi para vender no Brasil. Precisa dizer que são super frágeis? Pois é. Caiu no chão, já era. E podem riscar também. Uma jóia para tricotar com cuidado e guardar com mais cuidado ainda.

 

Reta ou circular?
Se você já navegou pelas receitas e dicas do site, já deve ter sentido que a nossa predileção é pelas agulhas circulares.

>> Veja aqui vídeos de como usar agulhas circulares

Quer saber porque nós preferimos as circulares? Bem, há uma série de motivos: eu posso fazer peças abertas (como uma manta ou cachecol) ou circulares (como uma blusa sem costuras ou uma gola); o peso do tricô fica mais distribuído, então os braços são poupados e com isso se previne LER/Dort, cabem em qualquer bolsa, não incomodam o vizinho no transporte público ou no sofá, enfim, são muitas as vantagens. “Mas eu não gosto, não consigo me adaptar. E aí?”. E aí não use. Fique com as retas mesmo se você preferir. O que importa é o resultado final ficar de seu agrado. Mas eu sempre diria que você deve experimentar para saber se gosta ou não. Para isso, não saia comprando um monte de agulhas de uma vez. Compre uma da espessura que você mais usa e experimente.

 

Eu prefiro as circulares. Qual comprimento do cabo devo comprar?
Depende. Vai fazer um gorro? Um cachecol? O fio pode ser curto, cerca de 40cm (de ponta a ponta da agulha). Vai fazer uma blusa? Ficará mais confortável usar um fio um pouco maior, de 60 a 80cm. Está a fim de tricotar um moebius?  80 a 100cm. Mas se for uma manta que você quer fazer, então escolha de 100cm para cima. Você tem uma agulha circular de 80cm e quer fazer um gorro? Já ouviu falar no laço mágico?

 

Eu quero fazer uma meia. Uso jogo de 5 agulhas ou agulha circular com o laço mágico?
De novo, você decide o que é melhor, como você preferir. Tem gente que se adapta melhor com o jogo de 5 agulhas e tem gente que prefere usar uma circular com laço mágico. A circular com o laço mágico é melhor se você for tricotar em locais públicos. As agulhas do jogo de 5 agulhas têm uma tendência a cair no chão, principalmente quando ainda não somos muito experientes em utilizá-las.

 

Compro um conjunto de agulhas intercambiáveis ou circulares fixas?
Aí também depende. Se você já descobriu que gosta de agulhas circulares, quer ter uma variedade de espessuras e comprimentos e está disposta a fazer um investimento no seu hobby, a solução são os conjuntos de agulhas intercambiáveis. Se você ainda está experimentando, nada impede que você compre agulhas circulares fixas somente dos números que mais usa.

>> Saiba mais sobre agulhas circulares intercambiáveis

 

Onde comprar
veja a lista de lojas brasileiras online onde você pode adquirir as suas:
Armarinho Santa Terezinha
Aslan
Bazar Horizonte
Empório das Lãs
Novelo na Rede
Pintar e Bordar

Categories: Iniciantes, Tira-dúvida

4 Comentários nesta postagem.

  1. [...] >> Veja o guia para ajudar na hora de comprar suas agulhas (circulares ou não) [...]

  2. veronica disse:

    Nossa, ontém tava pensando em fazer várias dessa peguntas lá no yahoo!! Incrível, todas respondidas!Obrigada

  3. eneida disse:

    Hello, how are you?! =D
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o site, é realmente muito organizado, e sem redundâncias, assuntos repetidos etc. Não sei porque demorei tanto a encontrá-lo.
    Agora eu gostaria de matar uma curiosidade: vocês que têm mais tempo on-line do que eu, conhecem outras lojas virtuais além dessas? Porquê tanto preço quanto variedade estão deixando muito a desejar nestas lojas. Eu já estive por comprar tanto na bazar Horizonte quanto na Aslan trends, mas nas duas acabei desistindo porque preço+frete ficam extremamente salgados (perto de R$100,00).
    Moro em Salvador-BA e aqui é tão difícil encontrar agulhas circulares e de 2 pontas… =/
    Desde já obrigada ^^

  4. Clara Beauty disse:

    Oi Eneida
    já olhou a nossa seção de links? Tem endereços de várias lojas, dentro e fora do Brasil.
    Mas já te aviso que a gente mesmo compra nessas lojas que você comprou, e que sim, os preços são esses porque a maioria das agulhas circulares é importada e depois de todos os impostos arrecadados, fica mais caro mesmo.
    Às vezes comprar lá fora compensa, porém há sempre o risco da Receita Federal interceptar a sua compra e você pagar também 60% de imposto em cima do valor da sua compra. http://www.tricoteiras.com/wp-admin/edit-comments.php#comments-form

    Bjos
    Clara