Projeto Misterioso I: conclusão

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jul - 10 - 2008

por Bia Medina

 

Esse projetinho, feito de cima para baixo, tem a grande vantagem de ser facilmente adaptado a qualquer tamanho. Eu não podia explicar isso no iní­cio, mas agora posso.

 

>> clique aqui para acessar a receita do Projeto Misterioso I

>> clique aqui para ver como fazer uma blusa top down sem costura

 

Depois de feita a pala, começa-se o raglan e vai-se experimentando na pessoa (ou comparando com uma blusa do tamanho da pessoa, caso seja presente e a pessoa esteja longe). Quando o raglan chegar quase no sovaco, é hora de parar.

Aí­ se fazem as mangas e depois o corpo que, obviamente, podem ser facilmente encompridados ou encurtados a gosto. Eu gosto de fazer as mangas em jogo de agulhas, ou então as duas juntas numa só circular, com o truque do laço mágico, para não ter de costurar depois, mas achei meio complicado explicar isso sem ví­deo nem fotos, e preferi explicá-las abertas. As mangas do protótipo foram feitas com jogo de agulhas.

Experimentando no corpo, pode-se até fazer algumas diminuições e aumentos para ajustar a cintura, caso se esteja fazendo uma blusa justa.

Observem que o ponto que usei no corpo do projeto é bem lógico; depois que a gente entende a manha, pode prescindir do gráfico. Além disso, se quiser tirar as bolotas da pala, usar outro ponto no corpo, fazer todo listrado, trabalhar a pala em jacquard etc. etc. etc., também dá certo. Ou seja, uma receita só, infinitos casacos.

Quem quiser fazer aberto, é só não cortar o fio no fim da pala e seguir trabalhando em carreiras abertas no corpo, continuando com as tiras de abotoamento. As mangas são feitas do mesmo jeito explicado no projeto.

Vocês agora têm um guia para qualquer suéter ou blusa raglan.

Fiz um para bebê tamanho 3 meses; como usei a mesma agulha 3,5 e lã Keamor, achei por bem começar com 80 pontos em vez de 104, e tive de fazer alguns ajustes nas contas da distribuição dos aumentos, das bolotas e da divisão do raglan (tudo bem simples, conta de subtrair e dividir e regrinhas de 3), mas de resto saiu igualzinho ao projeto. Talvez, se eu tivesse usado agulha 2, nem precisasse diminuir o número de pontos do começo

Um comentário nesta postagem.

  1. [...] participando todas aquelas que concluiram o I Projeto Misteriosopromovido pelo site, com receita de uma blusa de criança desenvolvida por Bia [...]