Projeto Misterioso: terceira parte

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on jun - 03 - 2008

Desses 4 pontos novos, o primeiro será o ponto de ourela: passe-o sempre sem fazer no início das carreiras.

Portanto, passe o primeiro ponto sem fazer, faça 4 meia e acompanhe o gráfico para tricotar os próximos 66 pontos. Trabalhe mais um meia, retire o marcador, vire o trabalho e monte mais 4 pontos, da maneira indicada no início do trabalho. Os outros pontos que estão na agulha vão ficar lá, quietinhos, dormindo um bom soninho. Vamos trabalhar agora somente nesses 76 pontos que acabamos de fazer. Não se esqueça de que o primeiro e o último são pontos de ourela; no início da carreira passe-os sem fazer, no final da carreira trabalhe-os em meia.

30ª carreira: 1 pt sem fazer (ourela). Para tricotar os próximos 74 pontos, você vai seguir o gráfico, só que o método de seguir o gráfico em carreiras de ida e volta é diferente do método em carreiras circulares..

Nas carreiras do avesso, você vai ler o gráfico DA ESQUERDA PARA A DIREITA. Além disso, como o gráfico mostra o trabalho pelo lado direito e você está no lado do avesso, nesta carreira quadradinho vazio significa tricô e quadradinho com tracinho significa meia. Mas não se assuste. Como aconteceu na amostra, as carreiras do avesso serão todas feitas ACOMPANHANDO OS PONTOS, ou seja, trabalhando-os do jeito que se apresentarem (tricô trabalhado em tricô, meia trabalhado em meia.

Por que isso acontece? Porque o gráfico mostra como os pontos ficam DO LADO DIREITO do trabalho, mas agora você vai trabalhar em carreiras de ida e volta e as carreiras pares serão carreiras do AVESSO.

Voltando à nossa 30ª carreira: depois de fazer os 74 pontos do gráfico, trabalhe o último ponto (o de ourela) em meia e vire.

31ª à 33ª carr: Siga o gráfico.

34ª carreira: Siga o gráfico, terminando com 1 diminuição (faça 2 pontos juntos em tricô antes do ponto de ourela).

Da 35ª à 37ª carr: Siga o gráfico.

38ª carr: Siga o gráfico, começando a carreira com 1 pt de ourela, 1 diminuição (2 pontos juntos em tricô).

Vá trabalhando assim, seguindo sempre o gráfico e diminuindo um ponto a cada 4 carreiras, alternando a diminuição no início e no fim da carreira, até a 102ª carreira, quando então você terá 58 pontos na agulha (os 56 do gráfico mais 2 de ourela).

103ª carr: com a agulha mais fina, faça 1 ponto de ourela, 3 meia, *2 m jt, 5 m*, terminando com 2 meia, 1 ponto de ourela. Você ficará com 48 pontos mais os dois de ourela (total = 50 pontos).

104ª a 113ª carr: Em sanfona 2/2, mantendo os pontos de ourela.

Arremate frouxamente.  Se o seu arremate costuma ficar muito apertado, use uma agulha mais grossa para isso, 4 ou 4,5. Deixe uma ponta comprida e corte o fio. Com a agulha de tapeçaria e a ponta comprida do fio, costure a manga para fechá-la, deixando para dentro os pontos de ourela.

VARIAÇÃO: Se quiser uma blusa de mangas curtas, trabalhe da 31ª à 50ª carreiras seguindo o gráfico; então, passe para a agulha mais fina, faça 1 carreira em meia com 8 diminuições (trabalhe 1 ponto de ourela, *6 m, 2 m jt*, repita mais 7 vezes de * a * e termine com 5 meia). Em seguida, faça 10 carreiras de sanfona 2/2, arremate frouxamente e costure a manga.

Voltemos então para o resto da blusa. Os pontos ficaram todos na agulha mais grossa. Então, com o lado direito do trabalho (o das pipocas) voltado para você, passe 92 pontos da ponta esquerda para a ponta direita, ou seja, até chegar ao próximo marcador. Retire o marcador.

Agora você vai montar 4 pontos. Para isso, coloque na agulha direita uma laçada nova de fio e vire o trabalho. Naturalmente, a laçada agora estará na agulha esquerda, porque você virou o trabalho, certo?

Então, faça 1 pt meia na laçada nova e devolva-o para a agulha esquerda. Enfie a agulha entre esse ponto novo e a laçada inicial, faça mais um ponto meia e devolva-o para a agulha esquerda. Enfie outra vez a agulha entre o ponto meia e o anterior, faça outro meia e devolva-o para a agulha esquerda. Pronto, 4 pontos novos montados. Vire o trabalho outra vez.

Faça então 1 m, os 66 pontos da 29ª carr do gráfico da manga, 1 m, retire o quarto marcador, vire o trabalho e monte mais 4 pontos no final da carreira, como explicado para a primeira manga.

Siga fazendo a 30ª carreira e todas as seguintes como para a primeira manga. Quando terminar, costure-a.