Xale Folhas

Posted by Clara Beauty Posted on ago - 20 - 2011

Bia Medina e Veralu se juntaram para criar esse xale rápido, fácil e lindo, para você usar o fio e a agulha que tem em casa. Quem não quer?

Criado por Vera Lúcia Krauss e Beatriz Medina

>> Clique aqui para favoritar e colocar esta receita na sua fila no Ravelry

Material

4 novelos de lã D’Primera, da Coats  (160gr)

Agulha 4,5mm

Clique na imagem para ampliar

Observação das autoras: como o xale vai aumentando conforme se vai fazendo e não há instruções específicas sobre o tamanho, você pode usar o fio que preferir e uma agulha que permita um tecido molinho, macio (ou seja, um pouco maior do que a média recomendada para o fio). Ah, e que seja de cor lisa. Mesclados e matizados não funcionam bem com essa receita.

Execução

Montar 5 pontos e fazer 1 carreira em tricô, pondo um marcador entre o 4º e o 5º pontos.

Começar a seguir o gráfico.

O gráfico mostra apenas as carreiras do direito; as carreiras de  volta são  em tricô.

A parte do xale em cordões de tricô, à direita do barrado de folhas, não é mostrada no gráfico; mostramos apenas o lugar dos aumentos e diminuições. O fio alaranjado vertical mostra, no gráfico, o lugar onde fica o marcador.

Comece o xale de baixo; depois de fazer duas folhas, passe a repetir a parte marcada pelo retângulo vermelho; quando fizer os aumentos desejados, faça uma parte sem aumentos (desconsidere o sinal M); em seguida, passe a fazer diminuições em vez de aumentos, até voltar aos 5 pontos iniciais.

Arremate.

O gráfico (clique na imagem para ampliar)

grafico_xale folhas.jpg

A legenda do gráfico (clique na imagem para ampliar)

legenda_ xale folhas.jpg

6 Comentários nesta postagem.

  1. rosana disse:

    Oi
    Gostaria de saber quantos novelos gasto no total
    desse projeto.
    obrigado
    Rosana

  2. Clara Beauty disse:

    Oi Rosana
    foram utilizados 4 novelos de D’Primeira, da Coats.

  3. Cintia Santos disse:

    Será que fica bom com fio Anne? é que nunca fiz um xale, não tenho noção de como ficaria…

  4. Rosa MariaC.de Moraes disse:

    Oí,
    Adorei o xale mas, não sei fazer tricô por gráfico(só crochê).
    Será que vc. não pode transformar este gráfico em receita?Seria mais fácil olhar a receita.Conheço todos os pontos mas me embaralho toda quando olho o gráfico.Me ajude.
    Grata pela atenção e gentileza.
    Abraços,Rose

  5. Elisabete disse:

    Olá, amiga, tudo bem?
    Gostaria que vc.explicasse melhor o M do grf.do xale de folhas,pois nao entendi.
    Tb. os dois pts cruzados, daria p/expl.melhor?
    Agradeço sua compreensao.Fique c/ Deus.

  6. Valesca disse:

    Olá Elisabete,
    Sua dúvida é como executar o ponto explicado na legenda? Dê uma olhada nos videos a seguir: http://www.tricoteiras.com/?p=4111 e http://www.tricoteiras.com/?p=3781. Eles ensinam a diminuir e aumentar, e serão úteis nessa receita.
    Outra dica é: tente fazer o gráfico ponto a ponto, sem tentar entender muito a receita antes. E faça o ponto cruzado conforme a legenda explica.