Livro novo da Ysolda T.

Posted by Tricoteiras Posted on ago - 25 - 2011

 

Por Valeria Garcia (t r i c o   em   p r o s a)

Little Red in the City de Ysolda Teague
Disponível para compra em duas versões (PDF e impresso) em http://ysolda.com/patterns/collections/littlered/

O último livro da designer escocesa Ysolda Teague, intitulado Little Red in the City, deixa claro, desde sua introdução, que seu foco não é apenas nos brindar com belas receitas de suéteres. Antes de mais nada, a autora deseja nos municiar com todos os recursos necessários para que possamos adaptar as receitas e tricotá-las de maneira que cada peça nos vista perfeitamente.Little Red In TheCity

O livro de Ysolda é dividido em três seções: Ferramentas para um suéter de sucesso, Técnicas e Receitas. As duas primeiras seções somam quase metade do total de páginas do livro. Ou seja, mais que um livro de receitas, é um verdadeiro curso sobre como tricotar suéteres com perfeito caimento.

A primeira seção segue todas as etapas que fazemos naturalmente quando decidimos tricotar um casaLittle Red In TheCityco: escolhemos um fio, tricotamos uma amostra, fazemos os cálculos necessários, e assim por diante. Esta seção é dividida nas seguintes subseções:

1. Como substituir os fios: o que considerar quando desejamos substituir o fio utilizado na receita original.

2. Como tomar medidas: elas somam 17 medidas que devemos fazer para assegurar que a peça final vistLittle Red In TheCitya bem cada biotipo.

3. Como escolher um tamanho: as receitas desse livro são mostradas em 17 tamanhos. Aqui a designer nos instrui a escolher o tamanho mais apropriado ou compatível com as medidas que fizemos no passo anterior, tendo em mente que as receitas ainda serão adaptadas ao nosso biotipo.

4. Como obter um caimento perfeito: são muitas páginas dedicadas a ensinar como calcular as modificaçLittle Red In TheCityões necessárias para adaptar uma receita ao nosso biotipo. Desse modo a peça confeccionada se ajusta à nossa largura de ombro, à nossa circunferência de cintura e acomoda nosso tamanho de busto.

5. Como bloquear as peças: aqui a designer expõem as diferentes maneiras de bloquear um suéter. Explicou como bloquear uma peça tridimensional já que algumas de nós teremos de adicionar vários pontos para acomodar um busto mais farto, o que resultará em uma peça onde a simples orientação “deitado na horizontal” não será tão simples de seguir.

Na segunda seção, chamada Técnicas, são explicadas todas as técnicas utilizadas para tricotar as receitas do livro. Poderão ser encontradas mais de uma maneira de se executar uma mesma técnica. As ilustrações e fotograLittle Red In TheCityfias são grandes e claras. São instruções de como fazer casas de botão, montagem de pontos provisória e tubular, três maneiras de tricotar carreiras encurtadas, dentre outras. 
 
A terceira seção nos oferece sete lindas receitas de suéteres. As fotografias mostram cada receita sendo usada pela própria designer e também por sua amiga Amanda Allen. Esse cuidado em mostrar fotografias do mesmo suéter em dois tamanhos diferentes foi tomado para nos auxiliar imaginar a peça pronta no tamanho que escolhermos. Além disso, cada receita é apresentada em 15 a 17 tamanhos diferentes, nos quais a circunferência do busto varia de 70cm à 152cm, acredito que ninguém vai ficar de fora!

Little Red in the City é mais um lindo trabalho de Ysolda, recheado de fotografias, ilustrações e gráficos. MLittle Red In TheCityais  importante, suas orientações são expostas numa linguagem acessível e didática, que não intimidará quem nunca tricotou um suéter na vida. Ao comprar a versão impressa levamos também a versão digital, cujos capítulos podem ser baixados e impressos separadamente. Também podemos adquirir apenas a versão digital por um preço mais baixo. De qualquer modo, é um investimento que irá render belos casacos!

Categories: Notícias

2 Comentários nesta postagem.

  1. [...] Uma resenha do livro foi publicada no Tricoteiras. [...]

  2. Marcia disse:

    Olá, como faço pra comprar o livro?
    abraços