Blusa – método top down / sem costura

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on mar - 11 - 2010

O top down (do inglês, “de cima para baixo”) é um método para criar blusas começando pela gola até o cós, com manga estilo raglan (esse corte reto, diagonal)

Toda a receita é baseada em proporções. Primeiramente é preciso dividir a gola em quarto partes, que são: manga direita, frente, manga esquerda, costas. Como regra geral, as proporções são, respectivamente: 15%, 35%, 15%, 35%.

É possí­vel ainda ter uma variação da porcentagem nas mangas. Pense que pessoas mais magras, com braços mais finos, precisam de mangas mais estreitas. Pessoas com busto mais avantajado precisa de mais pontos nessa região. Leve isso em conta na hora de dividir os pontos.

Para saber quantos pontos você precisa para começar a tricotar, relembramos a lição que nós mesmas ensinando aqui no site, a partir de uma amostra, aplicando a regra de 3. Meça quantos centí­metros tem a circunferência da gola desejada, aplique a regra e você obterá o número de pontos.

>> Clique aqui para aprender a calcular os pontos necessários para iniciar a sua blusa.

Tamanho
O modelo explicado nessa receita refere-se ao tamanho 38, mas o mais importante mesmo é você aprender a técnica, que pode ser adaptada a qualquer tamanho. Como? Como a blusa é feita do pescoço para baixo, você pode colocar os pontos em alfinetes de espera e ir vestindo à  medida em que tricota, até ficar no tamanho desejado. Assim, não tem como errar!

Material para fazer a blusa da foto
5 novelos de Giorgio ou Flama da Aslan ou mais, depende do tamanho escolhido Pulover top down
1 agulha circular de 7mm (ou duas para substituir as agulhas de duas pontas*)
* 1 conjunto de agulhas de duas pontas 7mm
4 marcadores
2 pedaços de fio ou 2 alfinetes auxiliares

Pontos utililzados
Jersey – tricotar sempre em meia na agulha circular ou meia no direito e tricô no avesso usando agulhas retas.
Obs: As mangas também podem ser costuradas, basta tricotar com agulhas retas (adicionando 2 pontos de borda, 1 de cada lado) e depois costurar.

Como fazer
Depois de fazer todas as contas explicadas acima, na introdução desta receita, chegamos ao total de 60 pontos, que devem ser distribuídos conforme a regra acima (15% + 35% + 15% + 35%), da seguinte forma:

Tricote 11 pontos em meia; coloque um marcador no próximo ponto e tricote-o; tricote 17 pontos; coloque um marcador no próximo ponto e tricote-o; tricote 11 pontos; coloque um marcador no próximo ponto e tricote-o; tricote 17 pontos.

Você marcou quatro seções que serão:
11 pontos – ombro e mangas
17 pontos – costas
11 pontos – ombro e mangas
17 pontos – frente

Tricote em ponto jersey sempre aumentando 1 ponto antes e 1 ponto depois do ponto marcado em carreiras alternadas. Os aumentos com laçada deixam os buraquinhos como aparece na foto. É possí­vel utilizar outros tipos de aumento a seu critério.

Continue tricotando e aumentando até chegar na altura da axila, mas sem encostar embaixo do braço.

Neste ponto, tricote os pontos referente ao corpo, passe os pontos das mangas para um pedaço de fio ou alfinete auxiliar e levante o equivalente a lateral do corpo da pessoa, que pode variar se a pessoa é mais ou menos magra, tem mais ou menos busto. No modelo em questão, verificamos que a lateral da dona desta blusa é de cerca de 6cm, o que, em nosso caso, deu cerca de 8 pontos.

Isso é importante, pois, sem esses pontos na lateral, a manga ficaram repuxando e o caimento não será bom.

Depois de levantar os 8 pontos debaixo do braço, tricote as parte das costas, passe os pontos da outra manta para um pedaço de fio ou alfinete auxiliar e repita a operação de levantar os pontos debaixo do outro braço, cujo número deve ser igual ao que foi levantando antes para a blusa não ficar torta.

Feche o circulo e continue tricotando circularmente até chegar na cintura ou tamanho desejado. Arremate.

Mangas
Agora vamos trabalhar os pontos que você deixou na espera.

Coloque os pontos de uma das mangas de volta a uma agulha circular ou jogo de 5 agulhas com a mesma espessura que você vinha trabalhando. Em seguida, levante também os pontos que você havia criado para as laterais do corpo (no nosso caso, foram 8). Se você perceber que a distância entre os pontos da manga e os pontos do corpo é muito grande, levante mais alguns, para que não fique buraco. IMPORTANTE: levante sempre a mesma quantidade de pontos de cada lado para que a manga não fique torta!!!!

Marque o ponto do meio em baixo do braço. As diminuições serão feitas sempre um ponto antes e um ponto depois do ponto que foi marcado. Comece as diminuições quando a manga estiver na meio do bí­ceps.

QUANTO DIMINUIR: de novo, precisamos fazer regrinha de três para saber. Tire a medida do punho e a distância do iní­cio da manga até o comprimento desejado. Veja quantas carreiras dá isso….. Bem, essas contas todas você encontra aqui.

Ao chegar no comprimento almejado, arremate.

Repita o mesmo procedimento para a outra manga.

12 Comentários nesta postagem.

  1. [...] verdade, desmanchei tudo e comecei do zero (uma vez). A técnica utilizada era a de top down, que é super simples e não requer cálculos prévios. Mas aí vi que o pescoço estava grande [...]

  2. [...] fazer: De novo, apelei para a maneira mais fácil de fazer uma blusa, o top down, aquela técnica que permite que você faça uma blusa do pescoço para baixo, sem nenhuma [...]

  3. [...] o caso dessa dupla blusa+gola. A blusa é um pulover com manga raglan, feito com a técnica top down, totalmente em ponto meia. A gola utiliza apenas ponto barra 2×2 (2 meias/2 tricôs/ 2 meias / [...]

  4. Raquel Mendes disse:

    Gostaria de saber, qual lã foi utilizada na Blusa – método top down / sem costura…adorei a cor mas não encontrei até agora…Grata.RM.

    Olá Raquel
    está escrito no texto. Giorgio. Infelizmente, não existe mais.

  5. [...] exemplo, se você está fazendo uma blusa top down, terá que fazer em média 8 aumentos carreira sim, carreira não depois de um determinado número [...]

  6. sonia disse:

    como se faz gola blusinha de bebe em ponto meia sem que a golinha enrola, gostaria de saber como fazer pra ela ficar certinha
    .bjssssssss obrigada

  7. [...] cardigan é feito em de baixo para cima e praticamente sem [...]

  8. [...] de começar a tricotar você deve ler a nossa receita básica de blusas top-down (feitas de cima para baixo). As informações dessa blusa vão permitir que você compreenda melhor [...]

  9. marilene pessoa disse:

    Gostaria de participar como seguidora do “Tricoteiras”. Já tentei, não consegui. Será que é porque não tenho página de blog? Por favor, respondam-me. Já escrevi várias vezes e não obtive resposta. Obrigada

  10. ClaraBeauty disse:

    Oi Marilene
    Acho que não entendi sua pergunta. Seguidora como?
    Bjos
    Clara

  11. EDNA MARA disse:

    VC LEU MINHA RESPOSTA DAS MEDIDAS DA BLUZA? EDNA

  12. maria teresa ferraz de matos gonçalves disse:

    gosto de fazer trico mas quando chega na hora da manga nao sei como diminuir, agora estou fazendo uma blusa para minha neta que tem tres anos, cheguei na horade fazeras mangas empaquei, ablusatem 100 pontosnas costas, gostaria que me mandasse um esquema
    muito obrigada e um otimo final desemana