5 agulhas: montagem de pontos

Posted by Clara Beauty Posted on jan - 30 - 2012

Ah, o famigerado jogo de 5 agulhas. O terror de muita tricoteira. E um ícone também.

As pessoas olham alguém segurando aquilo e logo pensam: “essa aí deve tricotar muito”, mesmo que seja apenas um gorro em ponto jersey.

Nem todo mundo gosta de usar as cinco agulhas porque, de fato, pode ser um pouco confuso no início se entender com aquele monte de pontas. Parece um polvo, sabe? A toda hora uma agulha se mete na sua frente. A coisa só melhora depois que o seu trabalho já andou algumas boas carreiras.

Por outro lado, o jogo de agulhas ajuda bastante na hora de tricotar um circulo muito pequeno, como o início de um gorro ou uma meia.

Antes de começar esse tutorial, um conselho: tenha paciência com você mesma. Provavelmente você vai tentar algumas vezes sem sucesso. Não desista. Tente de novo que com certeza vai dar certo (senão não teria tanta gente usando por aí, né?)

Veja como é fácil colocar os pontos na agulha para começar o trabalho:

1- coloque o número desejado de pontos (neste exemplo, 5) na primeira agulha. Utilize a montagem de pontos que você prefere.

>> Vídeo: montagem de pontos tradicional

>> Vídeo: montagem tricotada de pontos

2- Repita o mesmo procedimento na segunda agulha

3- E o mesmo na terceira agulha

4- E, por fim, na quarta agulha

5- Aí, olhe com cuidado para ver se os pontos não estão torcidos antes de fechar o círculo – o mesmo cuidado que você teria se estivesse usando uma agulha circular

6- Por último, pegue a primeira e a última agulha e feche o círculo, tricotando normalmente

Sim, você vai tricotar usando apenas duas agulhas por vez – as outras duas ficam com os pontos na espera.

Só relembrando: seja paciente com você mesma. Sucesso!

Categories: Tira-dúvida

2 Comentários nesta postagem.

  1. Mary disse:

    Pois é, aprendi a fazer meias assim. E hoje em dia não sei e não consigo fazer com agulha circular. Me sinto uma idiota com agulhas circulares.
    Beijo. Mary

  2. Valesca disse:

    Oi Mary,

    Para fazer meias com agulhas circulares é simples, mas nem por isso você precisa se sentir idiota. É mais uma questão de praticar. Dê uma olhada nos nosso videos sobre agulhas circulares.
    Eu gosto de trabalhar com o jogo de duas pontas, com a circular comprida usando o laço mágico e com a agulha circular de 30cm. A escolha vai na hora conforme a receita.

    Aliás, vamos falar mais de meias por aqui.