Blusa de verão

Posted by Clara Beauty Posted on out - 06 - 2011

A leitora Luíza Botta foi ao último picknit realizado em SP, no dia 1º de outubro, com uma blusa linda, com pontos tão perfeitos que parecia ter sido feita à máquina.

A gente, é claro, não podia deixar quieto. Pedimos a receita e a Luíza, gentilmente, cedeu.

Criação: Luíza Botta

Material

400 g de linha Seridó da LanSul (50% algodão/ 50% acrílico) enrolada em 4 fios, podem ser usadas também as linhas Bella da Pingouim ou Cléa da Circulo em 3 fios.

1 par de agulhas para tricô ou agulha circular nº 5mm

1 agulha de tapeçaria para costurar

Tesoura

Alfinetes

Fita métrica

Alfinete auxiliar para colocar os pontos à espera

Pontos empregados

1. Sanfona 1/1 (1t / 1m, avesso e direito)

2. Ponto fantasia: múltiplo de 10

-     1ª carr: 4t, 1m, 4t, 1m

-     2ª carr e todas as pares, tecer acompanhando os pontos.

-     3ª carr: 3t, 1m, 1t, 1m, 3t, 1m

-     5ª carr: 2t, 1m, 1t, 1m, 1t, 1m, 2t, 1m

-     7ª carr: 1t, 1m, 1t, 1m, 1t. 1m. 1t, 1m, 1t, 1m

-     9ª carr: , 1m, 1t, 1m, 1t, 1m, 2t, 1m

-     11ª carr: 3t, 1m, 1t, 1m, 3t, 1m

-     13ª carr: 4t, 1m, 4t, 1m

-     15ª carr: 1m 3t, 1m, 3t, 1m, 1t

-     17ª carr: 1t, 1m, 2t, 1m, 2t, 1m, 1t, 1m

-     19ª carr: 1m, 1t, 1m, 1t,1m, 1t, 1m, 1t, 1m, 1t

-     21ª carr: 1t, 1m, 2t, 1m, 2t

-     23ª carr:1m, 3t, 1m 3t, 1m, 1t

-     25ª carr: voltar à 1ª carr

Tamanho: M/G

Amostra:

10cm = 20 pontos X 32 carr.

Execução:

A blusa é feita em uma peça só começando da barra da parte frente terminando na barra da parte de trás.

Colocar 90 pontos na agulha nº 5, e fazer 12 carreiras do ponto sanfona 1/1 (1t, 1m).

Continuar usando o ponto fantasia até completar 40cm contando desde o começo do trabalho, ou 5 desenhos completos em ponto fantasia.

Quando tiver completado os 40cm, fazer 5 cordões de tricô (meia no direito e avesso) nos 12 pontos centrais. Depois dividir o trabalho, em duas partes, ficando na agulha com 45 pontos e passando os outros 45 pontos para um alfinete auxiliar.

Com os 45 pontos que estão na agulha continuar o mesmo fantasia mantendo 6 pontos em cordões de tricô para o decote. Ao mesmo tempo, aumentar 6 pontos no final da carreira e trabalhar em cordões de tricô para as mangas. Continuar por mais 38 cm (ou até que a altura da cava esteja do seu tamanho), em seguida passá-los para um alfinete auxiliar e aqueles 45 pontos que estavam no alfinete auxiliar, colocá-los na agulha e fazer também com eles 38 cm do ponto fantasia, seguindo o mesmo procedimento no decote e na manga.

Ao atingir a altura necessária, diminuir os 6 pontos que foram aumentados em ambos os lados da cava e voltar todos os 90 pontos para uma agulha só e fazer mais 40 cm do ponto fantasia lembrando que antes de completar os 40 cm temos de fazer mais 12 carreiras do ponto sanfona 1/1 para ficar igual ao outro lado do trabalho.

Depois é só arrematar e dobrar o trabalho ao meio costurando as laterais, deixando um espaço para formar as cavas de mais ou menos 18 cm.

Detalhe do ponto

Olha a Luíza aí no centro, com a blusa dela:

Categories: Blusas e afins

6 Comentários nesta postagem.

  1. Iris Villela disse:

    De fato, a blusa é tão perfeita que parece feito a máquina….
    Mas a Luiza é realmente uma mestra em pontos trabalhados e a blusa dela ficou lindissima!
    Parabéns a Luiza e a voces por compartilhar a receita e a foto linda do nosso encontro.
    beijos a todas
    Iris

  2. veronica disse:

    Adorei!!!

  3. marilda sousa dias disse:

    algum dia serei que nem ela. perfeita no meu trico. parabens. bjs

  4. ClaraBeauty disse:

    Eu tb, Marilda. Meu sonho :)

  5. Maria do Carmo Almeida Leite Bomfim disse:

    Bom Dia ! Desejo saber como adaptar uma blusa feita em trico para omeu manequim . Tenho encantrado modelos lindos em blusas de lã mas em manequim que não dão para mim . Muito Obrigado .Mari

  6. Tricoteiras disse:

    Oi Maria do Carmo
    dá uma lista nesse artigo aqui: http://www.tricoteiras.com/?p=122