Luvas sem dedos

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on mar - 11 - 2010

Por ClaraBeauty

Ganhei esse novelo, o Red Heart, da minha amiga Andrea. Ela mora nos EUA, estava vindo para cá e eu “me aproveitei” da boa vontade dela. Como ela não entende nada de tricô, pediu para a sogra comprar os novelos. A sogra comprou dois novelos rosa, mas, como boa cidadã norte-americana orgulhosa de seu país, me fez a gentileza de comprar mais um, com as cores da bandeira deles.

Foi com este novelo que fiz essa luvinha.

Material
Jogo de agulhas de duas pontas ou dois pares de agulhas circulares nº 5Outra luvinha sem dedos
Fio compatível

Execução
Monte 24 pontos e divida 6 pontos em cada agulha ou 12, se vc estiver usando duas circulares.
Tricote em ponto barra 2×2 por 32 carreiras.
Na carreira 33, tricote 4 pontos utilizando outro fio – o chamado “fio falso” ou “fio provisório” – é chamado assim porque você vai tirá-lo depois para fazer o dedão.

Devolva os pontos tricotados com o outro fio para a agulha e volte a tricotar normalmente como vinha fazendo, inclusive os feitos com outros fios, por mais 12 carreiras. Arremate.

Para fazer o dedão, retire com cuidado o tal do fio provisório que você usou para tricotar os 4 pontos. Muita calma nessa hora para não deixar cair nenhum ponto! Vai ficar um buraco onde você deve levantar os pontos para fazer um pequeno tubo. Coloque os 4 pontos de baixo + os 4 pontos de cima e acrescente mais três pontos de cada lado (6 ao todo). No total, você tricotará esse tubo com 14 pontos.

Tricote por mais 10 carreira em ponto barra 2×2 e arremate.

9 Comentários nesta postagem.

  1. aline amaral disse:

    adorei as luvinhas gostaria de imprimir como devo fazer tal procedimento?

  2. Tricoteiras disse:

    Copia e cola no word, que acho que fica mais fácil para imprimir :)

  3. Fernanda disse:

    Olá!
    Tenho uma dúvida!
    O que seria o “fio falso” para a confecção das luvinhas sem dedo.
    obrigada
    Fernanda

  4. Clara Beauty disse:

    Oi Fernanda

    fio falso ou fio provisório é um pedacinho de outro fio (pode usar até de outra cor para facilitar a visualização) que você possa tirar depois. Isso facilita para levantar os pontos e deixar a luva mais bem acabada.
    Bjos

  5. ClariceYYT disse:

    Clara,
    não sei como trabalhar com as duas agulhas circulares… Trabalha-se em círculo, mas sempre com as duas agulhas???? Me perco na hora da junção das partes….
    Se puder me ajudar, agradeço!
    Muito obrigada,

    Clarice
    PS: “amo” o site de vcs…

  6. ClaraBeauty disse:

    Oi Clarice
    obrigada por “amar” a gente :)

    Deixa ver se consigo te explicar (vai visualizando aí).

    Pense num círculo fechado. Agora bote metade dos pontos em uma agulha e a outra metade em outra agulha.
    Em tempo: as duas agulhas TÊM que ser ABSOLUTAMENTE iguais em espessura.
    Ficam quatro pontas de agulhas penduradas, certo?
    Pegue, então, as duas pontas da MESMA agulha e tricote os pontos que estão nela até o fim.
    Ao terminar, pegue a outra agulha (as duas pontas da mesma agulha, sendo que dessa vez, vc pega a agulha que estava pendurada, certo?) e continue tricotando o círculo.
    NÃO VIRE o trabalho. Continue o circulo pelo lado direito, do jeitinho que vc estava fazendo antes, só que com a outra agulha. É difícil explicar escrevendo, mas é assim mesmo.
    é o mesmo princípio do jogo de 5 agulhas, mas vc faz agora com duas circulares. Como o fio é flexível permite que apenas duas agulhas façam a mesma coisa que antes era feita por 5.

  7. Clarice Y Y Takahashi disse:

    BOM DIA CLARA…

    MUITO OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO, AGORA COMPREENDI… VOU PEGAR AS AGULHAS E TENTAR.

    UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA

  8. Alexandra disse:

    Boa tarde Clara,
    estou a iniciar agora o meu primeiro par de meias e tenho uma duvida elementar… nao sei como fechar o circulo, com agulhas de 2 pontas. Ao ler a receita destas luvas sem dedos, vi que o principio deve ser o mesmo. Será que me podia explicar? Obrigada

  9. Tricoteiras disse:

    Oi alexandra
    dá uma olhadinha aí do lado em Tutorial.
    Procura pelo vídeo sobre agulhas circulares, como tricotar circular.
    A lógica é a mesma para quem usar jogo de 5 agulhas. A regra é nunca virar o trabalho, ou seja, tricotar sempre pelo lado direito, nunca pelo avesso.