Meia Jubarte

Posted by Valesca Posted on fev - 02 - 2012

A Meia Jubarte foi tecida usando o método do laço mágico, porém você pode tecer com o jogo de agulhas de duas pontas. Tenha em mente que a metade dos pontos formam o peito do pé, e a segunda metade dos pontos a sola. Essa meia é tecida no sentido dos dedos para o cano (em Inglês, toe-up), e possui nesga. As meias com nesga são mais confortáveis e duráveis, uma vez que esgarçam menos o tecido. Você pode ainda tecer o calcanhar junto com um fio de algodão (como linha de costura).
Eu aprendi a tecer esse tipo de meia com a Beatriz Medina, e é muito mais simples do que parece. Desde então, ando viciada em tecer meias :)

Tamanho: 36/37

Material:
1 agulha circular 4mm com pelo menos 80cm de fio.
1/2  novelo de Magic Fog – Aslan Trends
1 marcador
1 agulha de tapeçaria ou crochê para o arremate
Pontos empregados:
Barra 2X2: *2 meia, 2 tricô*

Abreviaturas:
M = meia
T = tricô
MFT = meia na frente e atrás (aumento)
CM = colocar o marcador
MS = mate simples
2JM = 2 pontos juntos em meia
2JT = 2 pontos juntos em tricô
PSF = 1 ponto sem fazer

Amostra:

Agulha 4mm, ponto jersey: 20 pontos X 32 carreiras = 10cm
Execução:
Monte 8 pontos em cada agulha com a montagem mágica.
Tricotar uma carreira em cada agulha em ponto meia para estabilizar o trabalho.
Agora devem ser feitas as carreiras de aumento, formando a ponta do pé.
1º carreira: 1 mft, todos os pontos em meia até os dois últimos pontos, 1mft, 1 meia.
2º carreira: todos os pontos em meia

Repetir essas duas carreiras até ter 20 pontos em cada agulha.

Peito do pé e sola:

Tricotar em ponto Barra 2X2 os 20 pontos do peito do pé (primeira agulha) e em meia na sola (segunda agulha) até ter 14cm do início.

Nesga:

A nesga é trabalhada apenas nos pontos da sola, por isso mantenha o padrão Barra 2X2 nos primeiros 20 pontos que formam o peito do pé, e os pontos da sola como segue:

1º carreira: 1MFT, em meia até os dois últimos pontos, 1MFT, 1M.
2º carreira: todos os pontos em meia.

Repita essas duas carreitas até ter 36 pontos na sola.

Calcanhar:

O calcanhar é trabalhado apenas nos pontos da sola, por isso não esqueça de manter os pontos do peito do pé em Barra 2X2.

1º carreira: tricote 18 pontos em meia (sola), coloque um marcador, 4M, 1MFT, 1M, vire.
2º carreira: 1 laçada, todos os pontos em tricô até o marcador, 4T, 1TFT, 1T, vire.
3º carreira: 1 laçada, todos os pontos em meia até o marcador, 3M, 1MFT, 1M, vire.
4º carreira: 1 laçada, todos os pontos em tricô até o marcador, 3T, 1TFT, 1T, vire.
5º carreira: 1 laçada, todos os pontos em meia até o marcador, 2M, 1MFT, 1M, vire.
6º carreira: 1 laçada, todos os pontos em tricô até o marcador, 2T, 1TFT, 1T, vire.
7º carreira: 1 laçada, todos os pontos em meia até o marcador, 1M, 1MFT, 1M, vire.
8º carreira: 1 laçada, todos os pontos em tricô até o marcador, 1T, 1TFT, 1T, vire.
9º carreira: 1 laçada, todos os pontos em meia até o marcador, 1M, *2JM, 1M* (X3), 2JM, vire.
10º carreira: todos os pontos em trico até o marcador, 1T,*2JT, 1T* (X3), 2JT, vire.
11º carreira: 1 PSF, todos os pontos em meia até o marcador, 9M, 1MS, vire.
1 2º carreira: 1 PSF, todos os pontos em trico, 9T, 2JT, vire.

Repetir as carreiras 11 e 12 até sobrar apenas 1 ponto em espera nas agulhas. Repita carreira 11 mais uma vez, eliminando o último ponto a espera desse lado. Não vire o trabalho e comece a tecer o cano da meia.

Cano:

O cano da meia será tecido conforme o peito do pé, em ponto Barra 2X2.
Tricote em ponto barra 2X2, até os dois últimos pontos,  2JT.
Continue tricotando em ponto Barra 2X2 por 10 cm, ou até a altura desejada.

Arremate:

Faça 1 laçada, 1 meia, derrube a laçada por sobre o ponto feito (como se fosse um mate; *1 laçada, 1 meia, derrube juntos o primeiro ponto e a laçada por sobre o ponto feito*; repita de * a * até terminar o arremate.

>> Mais receita de meias

Categories: Notícias

16 Comentários nesta postagem.

  1. irene disse:

    Olá tricoteiras amigas.
    Essa receita de meia é exatamente o que estava procurando.já vou começar as minhas.
    Obrigada de coração!
    Bjs e lindo dia!

    Irene

  2. Valesca disse:

    Oi Irene,

    Que bom que você gostou.

    Beijos,
    Valesca

  3. zilda regina disse:

    ola amiga obrigada por mais esta linda receita vou tentar fazer bjsss,DEUS te abençoe

    zilda regina mineira de BH

    oliveiraalvespinto53@gmail.com

  4. Valesca disse:

    Oi Zilda,

    Tenta sim, é mais fácil do que parece. Fazer meias é uma delícia.

    Beijos,
    Valesca

  5. Andrea Lederer disse:

    Oi Valesca! Era exatamente o que eu estava procurando!Obrigada! Andrea

  6. Valesca disse:

    Oi Andrea,

    Que bom que você gostou.

    Beijos,
    Valesca

  7. Glaucia Ricci disse:

    Valesca eu te odio…he he, quando a gente fechar o café denovo eu te esgano kkkkkk

  8. Valesca disse:

    Mas porqueeee??? =P
    É tãooo legal fazer meias :)

  9. Grace Karen disse:

    Muito boa a receita Valesca. Parabéns!

  10. Valesca disse:

    Oi Grace,

    Obrigada!

    Beijos,
    Valesca

  11. yone disse:

    Valesca
    gostei,obrigado
    vou tentar com uns fios de meia que tenho aqui.Aquele da Bia feito com delicatessen já fiz tb e o calcanhar é ótimo.

    bjs

  12. Elaine Masciarelli disse:

    Obrigada pela receita,estava mesmo precisando de uma receita assim,pois eu so sei tecer c/ 2 agulhas circulares,ou uma c/o laço magico.Adorei,ja comecei a tece-la.

  13. Carolina Salles disse:

    Olá.

    Para adaptar o tamanho, onde devo alterar a receita?

    Obrigada.

  14. Beloni Athayde disse:

    gostei dessa receita.já fiz uma parecida com essa ,só com duas agulhas.vou fazer essa tb obrigada bjs.

  15. Elaine Masciarelli disse:

    Teci a meia e adorei.Gostaria de tece-la com ags.no.3,0,como faço para alterar a receita?

    Grata, elainejbm@hotmail.com.

  16. adriana dias disse:

    oi! estou tentando fazer a meia
    oinício com8 pontos é básico, ou se usar fio mais fino e agulha 2mm tenho que fazer mais pontos?
    obrigado