PM IV: parte 1

Posted by Clara Beauty Posted on abr - 02 - 2011

Parabéns a você que tomou a decisão de fazer a estola do Projeto Misterioso IV, uma receita criada pela Clara Beauty, com o patrocínio da Aslan Trends.

>> Leia tudo sobre o Projeto Misterioso IV

>> Clique aqui para favoritar essa receita no Ravelry e colocar na sua fila

A seguir, você encontrará as orientações gerais do projeto. Leia atentamente antes de começar a fazer a primeira parte. É importante para você entender como montar os pontos e como ler o gráfico e/ou a receita escrita.

- Nesta receita, há cinco pontos de borda de cada lado que não estão representados no gráfico, nem nas instruções escritas. Os cinco pontos são sempre tricotados em meia, seja do lado direito, seja do lado avesso do trabalho, desde a primeira carreira. Se preferir, use um marcador para identificá-los mais facilmente.

- Os gráficos representam o lado direito do trabalho e devem ser lidos de acordo com o posicionamentodos números que indicam as carreiras: da esquerda para a direta quando o número estiver posicionado à esquerda; e da direita para a esquerda quando o número indicativo da carreira estiver posicionado àdireita.

- As partes que precisam ser repetidas nos gráficos estão marcadas com traços mais escuros.

Legenda (igual para todos os gráficos)

Clique na imagem para ampliar

K = M = meia no lado direito / tricô do lado avesso
P = T = tricô do lado direito / meia do lado avesso
K2tog = 2pjm = dois pontos juntos em meia (do lado direito) / dois pontos juntos em tricô (do lado avesso)
SSK = MS = mate simples (passa um ponto sem fazer em meia; tricota o ponto seguinte em meia; passa o
ponto sem fazer por cima do que acabou de ser feito). Do lado avesso do trabalho, faça dois pontos juntos
torcidos.
SK2P = MD = mate duplo
YO = Laç = Laçada

Tudo pronto? Então, vamos começar :)

Pegue os dois pares de agulha e monte, usando a montagem mágica, 91 pontos em cada um (182 ao todo, contando as duas agulhas). Escolha um lado para começar a primeira parte. Os demais pontos ficarão à espera no segundo par de agulha. Vamos retornar a eles mais tarde.

>> Veja como fazer a montagem mágica

Parte 1

O gráfico Parte 1 começa no lado direito do trabalho. Faça a primeira parte apenas uma vez.

NÃO SE ESQUEÇA DOS PONTOS DE BORDA NO INÍCIO E NO FIM DA CARREIRA, CONFORME EXPLICADO NAS ORIENTAÇÕES ACIMA!

Clique na imagem para ampliar

1ª carr: 1m, *7m, 2pjm, laç, 1m, laç, ms, 8m*
2ªcarr e todas as pares: tricote toda em tricô.
3ª carr: 1m, *6m, 2pjm, laç, 3m, laç, ms, 7m*
5ª carr: 1m, *5m, (2pjm, laç) duas vezes, 1m, (laç, ms) duas vezes, 6m*
7ª carr: 1m,*4m, (2pjm, laç) duas vezes, 3m, (laç, ms) duas vezes, 5m*
9ª carr: 1m, *3m, (2pjm, laç) três vezes, 1m, (laç, ms) três vezes, 4m*
11ª carr: 1m, *2m, (2pjm, laç) três vezes, 3m, (laç, ms) três vezes, 3m*
13ª carr: 1m, *1m, (2pjm, laç) três vezes, 5m, (laç, ms) três vezes, 2m*
15ª carr: 1m, *2m, (laç, ms) três vezes, 3m, (2pjm, laç) três vezes, 3m*
17ª carr: 1m, *3m, (laç, ms) três vezes, 1m, (2pjm, laç) três vezes, 4m*
19ª carr: 1m, *4m, (laç, ms) duas vezes, laç, md, laç, (2pjm, laç) duas vezes, 5m*
21ª carr: 1m, *5m, (laç, ms) duas vezes, 1m, (2pjm, laç) duas vezes, 6m*
23ª carr: 1m, *6m, laç, ms, laç, md, laç, 2pjm, laç, 7m*
25ª carr: 1m, *7m, laç, ms, 1m,2pjm, laç, 8m*
27ª carr: 1m, *8m, laç, md, laç, 9m*
28ª carr: toda em tricô

7 Comentários nesta postagem.

  1. m izabel disse:

    Eba, saiu!!! Bom tricô aos participantes!

  2. pontosderosa@hotmail.com disse:

    boa tarde. baixei a 1 parte agora bom trico para todas.

  3. Katitasantos disse:

    Nossa estava toda empolgada, mas essa montagem magica me pegou…. oque faço??? eu uno as duas pontas da agulha e faço como o video, e na hora de tricotar, tricoto somente uma agulha?? como assim??? não entendi Clara???? beijos…

  4. Valesca disse:

    Oi Katia,

    Você vai pegar uma ponta de cada agulha e fazer como no video, aí conforme diz a receita: tricota uma parte e os outros pontos ficam a espera na outra agulha.
    Se tiver dúvida mesmo assim, monte uma quantidade pequena de pontos para testar, você vai ver que é bem mais simples do que parece.
    Beijos,
    Valesca

  5. Marli Freitas disse:

    a primeira parte já concluida, vamos para a próxima.

  6. Ivana disse:

    Oi, fiquei com uma dúvida sobre o “escolher um dos lados” para iniciar. Visualmente fica diferente, pois dependendo do lado escolhido a “emenda” fica no direito. Isso faz alguma diferença no resultado final?

  7. Tricoteiras disse:

    Oi Ivana
    Escolha o lado que vc acha que fica melhor pra ser o direito, já que a primeira carreira é no lado direito do trabalho. :)
    Quando eu fiz o projeto piloto, fiz isso instintivamente e deu certo.