Blusa Verglas

Posted by Clara Beauty Posted on mai - 08 - 2012

Essa blusa nada mais é que um pulover feito com o método top down e totalmente sem costuras. A beleza fica por conta do fio, o Los Andes (Aslan Trends, descontinuado), extremamente espesso e irregular, e que pode ser substituido por qualquer outro que caia bem com o inverno e agulhas 8mm.

Criação Clara Beauty

Clique na imagem para ampliar

>> Para saber mais sobre o método top down, clique aqui
>> Para favoritar essa receita no Ravelry e colocar na sua fila, clique aqui

Tamanho 40 (busto 94cm)
Obs.: a blusa foi feita para um manequim um pouco maior para ser utilizada com uma blusa de malha por baixo

Material
8 novelos de Los Andes (100% lã, 80m)
Agulha circular 8mm (com pelo menos 80cm de comprimento)
4 marcadores
Agulha e linha ou alfinetes de espera, o que você achar melhor

Pontos empregados
Cordões de tricô
Ponto Jersey

Amostra (em ponto jersey)
10cm x 10 cm = 9pts x 16carr

Execução

Monte 60 pontos nas agulhas circulares, coloque um marcador (para indicar o início da carreira) e feche o círculo, observando cuidadosamente para que os pontos não fiquem torcidos.

Tricote carreiras alternadas (uma carreira em meia; uma carreira em tricô) por 8cm. A partir de então, vamos começar os aumentos que darão forma à blusa.

Faça: 20m, coloque um marcador, 10m, coloque um marcador, 20m, coloque um marcador, 10m, coloque um marcador de cor diferente, para indicar onde o círculo se fecha.

Na carreira seguinte, você deverá fazer os aumentos. Faça: 1m, 1 aumento, 18m, 1 aumento, 1m, passe o marcador, 1m, 1 aumento, 8m, 1 aumento, 1m, passe o marcador, 1m, 1 aumento, 18m, 1 aumento, 1m, passe o marcador, 1m, 1 aumento, 8m, 1 aumento, 1m. (Total 68 pontos)

Você deve fazer esses 8 aumentos em carreiras alternadas. Isto é, em uma carreira você aumenta e na carreira seguinte, não. Os aumentos utilizados nesta blusa foram laçadas torcidas, que permitem um aumento chamado de invisível, isto é, ele não deixa buracos. Mas você pode usar qualquer método de aumento que achar mais conveniente.

Repita essas duas carreiras (uma carreira com aumentos e outra sem) 20 vezes. Ao final, você terá: 40 + 30 + 40 + 30 (total: 140 pontos).

Corpo

A partir de agora, você vai tricotar o corpo separado das mangas.

Faça 40m (relativo à frente do corpo). Com o método de montagem que preferir, coloque 5 pontos na agulha para fazer a lateral do corpo. Depois, com auxílio da agulha de costura e da linha ou do alfinete, ponha os 30 pontos relativos à manga na espera – vamos trabalhá-los depois. Faça mais 40m (relativo às costas) e de novo ponha 5 pontos nas agulhas. Depois ponha os demais 30 pontos das mangas na espera, como você fez do outro lado. Feche o círculo.

Agora você tem 90 pontos para trabalhar o corpo.

Continue tricotando circularmente sempre em ponto meia por cerca de 40cm. Para a barra da sua blusa não enrolar, faça 20 carreiras de cordões de tricô, isto é, uma carreira em meia e outra em tricô.

Arremate.

Mangas

Para fazer a manga, ponha na agulha os 30 pontos que ficaram na espera e, tomando como base os pontos que foram criados para a lateral, levante 5 pontos na região debaixo do braço. Feche o círculo, colocando o marcador para indicar onde o círculo se fecha.

Tricotando circularmente sempre em meia, faça uma diminuição dupla na linha da axila, sob o braço, a cada 4 carreiras (tricote 4 carreiras e diminua na quinta), até a manga ter 23 pontos. A partir de então, assim como fizemos na barra para não enrolar, faça 12 carreiras em cordões de tricô (uma carreira em meia e a outra em tricô.

Arremate e faça a outra manga.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Categories: Blusas e afins

7 Comentários nesta postagem.

  1. Lia Scorsi disse:

    Adorei a receita. Receita bem expliicada de fácil compreensão. Vou fazer oportunamente. Abraço.

  2. Marli Freitas disse:

    Vou tentar fazer a minha, sou novata no trico começado de cima. Se tiverem apostilhas ou livros gostaria de adquirir. Obrigada.

  3. Adorei! está na fila …vou fazer. Parabéns! Obrigada!!!

  4. zilda regina disse:

    parabens amiga a blusa e linda e obrigada pela receita muito bem explicada , que DEUS te abençoe bjsssssss
    zilda regina mineira de BH

  5. nildes de jesus disse:

    acho lindo, já fiz tapete mais gostaria de aprender fazer outas peças.;

  6. Cris disse:

    Esse fio Los Andes foi uma decepção. Fiz uma blusa para mim, que depois de lavar, encolheu e felizmente deu na minha filha, só que ficou muito grosso e pesado…

  7. Tricoteiras disse:

    Como foi que vc lavou a blusa, Cris?
    Esse fio tem 80% de lã. Tem jeito certo de lavar.

    Outra, quando você foi fazer a blusa, blocou a amostra ANTES de medir? Falo isso porque tendo lavado e blocado a amostra vc sabe exatamente como o fio vai se comportar depois da peça pronta – se encolhe, se estica. Aí vc não teria surpresas, entende?

    E, sim. Ele é grosso e bem quente. Serve para clima muito frio – perceba a neve atrás de mim aí na foto…. Foi super útil porque não precisei colocar casaco neste dia :)