Colete Linus

Posted by Clara Beauty Posted on jun - 11 - 2012

Esse colete tem um bonito desenho na frente formado por duas tranças: uma mais larga na parte central e outra no padrão “OX” colocada de cada lado da trança dupla, formando um painel. O corpo foi tecido circularmente para evitar costuras desnecessárias e melhorar o acabamento, e em carreiras de ida e volta (avesso e direito) para formar costas, cavas e decotes. As únicas costuras que deverão ser feitas são nos ombros.

Criação: Clara Beauty

>> For the English version, click here to download file – Many thanks to Andrea Jusufhodzic :)

>> Para favoritar no Ravelry, clique aqui

Clique na imagem para ampliar

Medidas
67,5cm x 51 cm (lar x alt)


Material

3,5 novelos de Merino (Cisne, 50% merino, 50% microfibra, 707m)
Agulhas 3,5mm (para o acabamento) e 4,5mm (para o corpo do colete)
4 marcadores
Agulha de tapeçaria
1m de fio mais fino que o utilizado para tecer a peça e numa cor contrastante, para por os pontos na espera

Amostra
Tranças: 42 pontos x 32 carr = 13cm x10,5cm

Ponto Jersey: 10x10cm = 22pts x 30carr

Pontos empregados

Ponto Jersey :
Meia no direito / tricô no avesso. Nota: no corpo tricotaremos circular. Isso significa que você ira tricotar em meia o tempo todo, porque não há carreiras de ida e volta. Apenas quando formos trabalhar decote e parte final das costas é que faremos meia no direito e tricô no avesso.Areceita indicará quando for necessário.

Ponto Barra 2×2:
1a carr.: *2m, 2t*
2a carr: fazer os pontos como este se apresentam (isto é: meia sobre meia/ tricô sobre tricô)

Trança OX: (12pts)
1a carr.: 2t, 8m, 2t
2a carr.: 2t, 8m, 2t
3a carr.: 2t, 2/2 RC, 2/2 LC, 2t, 4a carr.: 2t, 8m, 2t
5a carr.: 2t, 8m, 2t
6a carr.: 2t, 8m, 2t
7a carr.: 2t, 2/2 LC, 2/2 RC, 2t 8a carr.: 2t, 8m, 2t
9a carr.: 2t, 8m, 2t
10a carr.: 2t, 8m, 2t
11a carr.: 2t, 2/2 LC, 2/2 RC, 2t 12a carr.: 2t, 8m, 2t
13a carr.: 2t, 8m, 2t
14a carr.: 2t, 8m, 2t
15a carr.: 2t, 2/2 RC, 2/2 LC, 2t 16a carr.: 2t, 8m, 2t

Obs.: a trança descrita acima foi adaptada para trabalhos circulares. Quando você for fazer carreiras de ida e volta, as carreiras ímpares permanecem iguais, mas nas pares você deve acompanhar o ponto como ele se apresenta (tricô sobre tricô/meia sobre meia)

Detalhe do painel central

Trança dupla: (18 pts)

1a carr.: 3m, 3t, 2m, 2t, 2m, 3t, 3m
2a carr.: 3m, 3t, 2m, 2t, 2m, 3t, 3m
3a carr.: 1m, 2/1 LPC, 2t, 2/1 LPC, 2/1 RPC, 2t, 2/1 RPC, 1m
4a carr.: 1m, 1t, 2m, 3t, 4m, 3t, 2m, 1t, 1m
5a carr.: 1m. 1t, 2/1 LPC, 2t, 2/2 LC, 2t, 2/1 RPC, 1t, 1m
6a carr.: 1m, 2t, 2m, 2t, 4m, 2t, 2m, 2t, 1m
7a carr.: 1m, 2t, 2/1 LPC, 2/1 RPC, 2/1 LPC, 2/1 RPC, 2t, 1m, 2t, 2/2 LC, 2/2 RC, 2t, 1m
8a carr.: 1m, 3t, 4m, 2t, 4m, 3t, 1m
9a carr.: 1m, 3t, 2/2 LC, 2t, 2/2 LC, 3t, 1m
10a carr.: 1m, 3t, 4m, 2t, 4m, 3t, 1m
11a carr.: 1m, 2t, 2/1 RPC, 2/1 LPC, 2/1 RPC, 2/1 LPC, 2t, 1m, 2t, 2/2 LC, 2/2 RC, 2t, 1m
12a carr.: 1m, 2t, 2m, 2t, 4m, 2t, 2m, 2t, 1m
13a carr.: 1m, 1t, 2/1 RPC, 2t, 2/2 LC, 2t, 2/1 LPC, 1t, 1m
14a carr.: 1m, 1t, 2m, 3t, 4m, 3t, 2m, 1t, 1m,
15a carr.: 1m, 2/1 RPC, 2t, 2/1 LPC, 2t, 2/1 LPC, 1m
16a carr.: 3m, 3t, 2m, 2t, 2m, 3t, 3m

Obs.: a trança descrita acima foi adaptada para trabalhos circulares. Quando você for fazer carreiras de ida e volta, as carreiras ímpares permanecem iguais, mas nas pares você deve acompanhar o ponto como ele se apresenta (tricô sobre tricô/meia sobre meia)

Execução

Monte 110 pontos na agulha circular 3,5mm, coloque o marcador. Monte mais 110 pontos, coloque um marcardor de uma cor diferente para marcar o início do trabalho. Feche o circulo, tomando cuidado para não torcer os pontos. Total: 220pts .

Corpo

Teça circularmente em ponto barra 2×2 por 22 careiras. Apartir da carreira 23, passe a usar a agulha 4,5mm.

Tricote em 34 pontos em meia, coloque um marcador, faça a primeira carreira da Trança OX + Trança Dupla + Trança OX (total = 42 pontos), coloque outro mercador, tricote 34 pontos em meia. Com isso você fez a frente do colete. Passe o marcador, tricote em meia os próximos 110 pontos, referentes às costas.

Repita o procedimento (frente + costas), seguindo as orientações das carreiras 1-16. Faça 8 repetições da sequência completa das tranças. Com as 8 repetições feitas, vamos trabalhar frente e costas separadamente.

Costas

Com a agulha de tapeçaria e fio extra, coloque os 110 pontos da frente na espera. Voltaremos a trabalhá-los depois de concluirmos as costas.
Para fazer as cavas: com o lado direito do trabalho voltado para você, comece trabalhando na lateral direita. Arremate três pontos no início da carreira.Aseguir,tricote os demais pontos em meia até o fim.Vire o trabalho e,pelo lado avesso, arremate os três primeiros pontos no início da carreira e siga tricotando em tricô os demais pontos. (Total: 104)

No início da próxima carreira (lado direito), arremate mais dois pontos e tricote em meia o resto da carreira. Novamente vire o trabalho, arremate dois pontos em tricô e siga tricotando até o fim da carreira (Total = 100 pontos).

Por fim, pelo lado direito, arremate um ponto e tricote em meia até o fim da carreira. Pelo lado avesso, arremate um ponto e tricote em tricô até o fim. (Total= 98 pontos).

A partir de agora, tricote reto, s em fazer nenhum a dim inuição nas laterais , em Ponto Jers ey (m eia do lado direito / tricô do lado avesso) por cerca de 20 cm.

Arremate todos os pontos.

Clique na imagem para ampliar

Com o lado direito do trabalho voltado para você, comece a tricotar do lado direito do trabalho, fazendo o mesmo esquema de diminuição das costas. Atenção: o painel trançado na frente do colete deve ser trabalhado normalmente. Ou seja, ao fazer a cava, você deve começar a 9a repetição das tranças, exatamente como estava fazendo antes, PORÉM agora em carreiras de ida e volta. (veja explicações de como fazer as carreiras de volta na parte Pontos Empregados, em Observação, no fim da explicação de cada uma das tranças. Na dúvida, consulte o gráfico).

Na carreira 9, você já terá terminado os arremates para a cava (Total: 98 pontos). A partir daqui, vamos dividir os pontos no meio para fazer o decote (49+49). O gráfico do decote mostra como os dois lados devem ser feitos e, a partir da carreira 9, há uma divisão mostrando que cada lado tem que ser tecido separadamente a partir daqui. Ou seja, ao fazer a diminuição, conforme indicado para cada lado, vire o trabalho, deixando os demais pontos a espera.

Vamos começar trabalhando a metade direita do decote, isto é, os primeiros 49 pontos que estão na agulha. Para tanto, com a ajuda da agulha de tapeçaria, passe um fio nos demais 49 pontos, referentes a outra metade, e deixe-os na espera.

Comece então odecote, trabalhando primeiro o lado direito, a partir da cava. Tricote 28 pontos do início, passe o marcador, faça a trança até o 21o, como indicado a seguir:

Lado Direito

9a carr.: 2t, 8m, 2t, 1m, 3t, 2/2 LC, 1m (total= 21 pts)
10a carr.: 2pjttor, 3t, 3m, 1t, 2m, 8t, 2m (20 pts)
11a carr.: 2t, 8m, 2t, 1m, 2t, 2/1 RPC, 2m (20 pts)
12a carr.: 2pjttor, 1m, 2t, 2m, 1t, 2m, 8t, 2m (19 pts)
13a carr.: 2t, 8m, 2t, 1m, 1t, 2/1 LPC, 1t, 1m (19 pts)
14a carr.: 2pjttorc, 1m, 2t, 1m, 1t, 2m, 8t, 2m, (18 pts)
15a carr.: 2t, 8m, 2t,1m, 2/1 LPC, 1t, 1m (18 pts)
16a carr.: 2pjttorc, 1m, 3t, 2m, 8t, 2m (17 pts)
17a carr.: 2t, 8m, 2t, 3m, 1t, 1m (17 pts)
18a carr.: 2pjttorc, 3t, 2m, 8t, 2m (16 pts)
19a carr.: 2t, 8m, 2t, 4m (16 pts)
20a carr.: 2pjttorc, 2t, 2m, 8t, 2m (15pts) 21a carr.: 2t, 8m, 2t, 3m (15pts)
22a carr.: 2pjttorc, 1t, 2m, 8t, 2m (14 pts) 23a carr.: 2t, 8m, 2t, 2m (14 pts)
24a carr.: 2pjttorc, 2m, 8t, 2m (13pts) 25a carr.: 2t, 8m, 2t,1m (13 pts)

A partir da 25a carreira, o decote está pronto. Pelas próximas 44 carreiras, siga fazendo: 28m + trança na lateral + 1m. Ao terminar, arremate e comece o lado esquerdo pelo decote, da seguinte forma:

Lado Esquerdo

9a carr.: 1t, 2/2 LC, 3t, 1m, 2t, 8m, 2t (total= 21 pts)
10a carr.: 2m, 8t, 2m, 1t, 3m, 3t, 2pjt (20 pts)
11a carr.: 2m, 2/1 RPC, 2t, 1m, 2t, 8m, 2t (20 pts)
12a carr.: 2m, 8t, 2m, 1t, 2m, 2t, 1m, 2pjt (19 pts)
13a carr.: 1m, 1t, 2/1LPC, 1t, 1m, 2t, 8m, 2t (19 pts)
14a carr.: 2m, 8t, 2m, 1t, 1m, 2t, 1m, 2pjt (18 pts)
15a carr.: 1m, 1t, 2/1 LPC, 1m, 2t, 8m, 2t (18 pts)
16a carr.: 2m, 8t, 2m, 3t, 1m, 2pjt (17 pts)
17a carr.: 1m, 1t, 3m, 2t, 8m, 2t (17 pts)
18a carr.: 2m, 8t, 2m, 3t, 2pjt (16 pts)
19a carr.: 4m, 2t, 8m, 2t (16 pts)
20a carr.: 2m, 8t, 2m, 2t, 2pjt (15pts)
21a carr.: 3m, 2t, 8m, 2t (15pts)
22a carr.: 2m, 8t, 2m, 1t, 2pjt (14 pts)
23a carr.: 2m, 2t, 8m, 2t (14 pts)
24a carr.: 2m, 8t, 2m, 2pjt (13pts)
25a carr.: 1m, 2t, 8m, 2t (13 pts)

Apartir da 25a carreira, o decote está pronto. Pelas próximas 44 carreiras, siga fazendo: 28m + trança na lateral.

 

Acabamento

Decote e cavas: levante 104 pontos com uma agulha circular e faça ponto barra 2×2 por 10 carreiras. Arremate todos os pontos. Proceda desta maneira em cada uma das cavas e decote.

 

Gráfico do painel completo (42 pts)

Clique na imagem para ampliar

 

Gráfico do decote

Clique na imagem para ampliar

 

Legenda

Clique na imagem para ampliar

 

Glossário
2/1 LPC – passe dois pontos para a agulha auxiliar na frente do trabalho; tricote um ponto em tricô; tricote em meia os dois pontos em espera
2/1 RPC – passe 1 ponto para a agulha auxiliar atrás do trabalho; tricote dois pontos em meia; tricote em tricô o ponto em espera
2/2 LC – passe dois pontos para a agulha auxiliar na frente do trabalho; tricote dois pontos em meia; tricote em meia os dois pontos em espera
2/2 RC – passe dois pontos para a agulha auxiliar atrás do trabalho; tricote dois pontos em meia; tricote em meia os dois pontos em espera
Knit – M – meia
Purl – T- tricô
Purl2togheter – 2pjt – tricote dois pontos juntos em tricô
Purl2togheter Tbl – 2pjttorc – tricote dois pontos juntos torcidos em tricô
No Stich – não tem ponto

Categories: Blusas e afins

10 Comentários nesta postagem.

  1. Ana Paula Mendes disse:

    Nossa, ficou lindo! Parabéns! Bjus!

  2. Maria Chiara disse:

    Maravilhoso!!!!!!!!Vou ter que fazer um desse….bjs

  3. Rosangela Szili disse:

    Muito lindo!!!! E com esta cor ficou maravilho!!!
    Beijinhos

  4. Katia disse:

    Clara tenho uma duvida, sempre que trabalho com agulha circular, faço carreiras de ida e volta, bom a minha duvida é a seguinte, qdo eu fecho o circulo vou trabalhar somente no direito do trabalho, bom, como faço pra fazer o ponto MEIA, pois no trabalho normal reto, faria meia de um lado e trico do outro????? rsrs deu pra entender minha duvida???? beijos

  5. ClaraBeauty disse:

    Deu:-)
    Quando vc trabalha circular vai sempre trabalhar do mesmo lado do trabalho, o lado direito. Logo, vc vai tricotar sempre em meia.
    O painel das tranças já foi ajustado pra isso. É só seguir.
    Bjo

  6. Katia disse:

    Uhuuuuuuuu …agora entendi…..obrigada…..isso que quer dizer “acompanhar o ponto “…..

  7. ClaraBeauty disse:

    não! acompanhar o ponto é outra coisa. Vc pode acompanhar o ponto em carreiras de ida e volta tb.

    Simplesmente significa que você tem que fazer exatamente igual ao ponto da carreira de baixo: t sobre t e m sobre m. Deu pra entender?

    Trabalhar sempre do lado direito do trabalho é diferente. Vc pode trabalhar sempre do lado direito e não acompanhar o ponto, fazendo algo completamente diferente.

    bjos

  8. Katia disse:

    hummmm acho que entendi agora….

  9. ClaraBeauty disse:

    E se nao tiver entendido, pergunte de novo :-)
    Quando vc for tricotar a meia vai entender direitinho :-)
    Bj

  10. Clara, ficou muito show!
    Parabéns pela linda receita!

    Beijocas,
    Valéria Garcia