Tia Flora reloaded

Posted by Clara Beauty Posted on set - 13 - 2012

Esse casaquinho foi uma recriação do Casaquinho da Tia Flora, receita de Veralu Krauss.

>> Clique aqui para ver a receita original do Casaquinho da Tia Flora

>> Gostou? Então, favorite essa receita no Ravelry.

Clique na imagem para ampliar

Material
100gr de Première (Classic Elite – 50% algodão, 50% Tencel)
1 par de agulhas circulares 3,75mm
1 jogo de cinco agulhas 3,75mm (opcional)
4 marcadores
Agulha de tapeçaria
1m de fio mais fino que o utilizado para tecer a peça e numa cor contrastante, para por os pontos na espera
4 botões
Agulha e linha de costura

Abreviações
m = meia
t = tricô
cm =colocar marcador
Aum = aumento. (Escolha o que preferir)
laç = laçada
2pjm = 2 pontos juntos em meia
2pjt = 2 pontos juntos em tricô
2pjttor = 2 pontos juntos em tricô torcidos
MDC = mate duplo central

>> Veja como fazer uma laçada
>> Veja como fazer um mate simples
>> Veja como fazer um mate duplo central
>> Veja como fazer pontos torcidos

Execução

Coloque 56 pontos nas agulhas.

Faça 4 carreiras de ponto barra 1×1.

A partir da 5ª carreira, você vai fazer sempre os primeiros e os últimos 4 pontos sempre em meia (seja do lado direito, seja do lado avesso) para formar as bordas do casaquinho.

Nesta mesma 5ª carreira, você vai fazer a primeira casa de botão. A coisa é muito simples: no início da carreira, faça 2m, 1laç, 2pjm. Você deve repetir essa operação a cada 16 carreiras.

Ainda na 5ª carreira, faça:

borda, 9m, cm, 6 m, cm, 18m, cm, 6m, cm, 9m, borda

Na carreira seguinte, faça: borda, 48t, borda

A partir de agora, você vai fazer os aumentos em carreiras alternadas. Os aumentos devem ser feitos sempre do lado direito do trabalho, um ponto antes e um ponto depois de cada marcador, num total de 8 aumentos por carreira.

Na carreira do avesso, respeitando sempre os pontos de borda no início e no final, tricote todos os pontos.

Repita essas duas carreiras (direito e avesso) por 18 carreiras. Na 19ª carreira, você terá: 30 + 40 + 52 + 40 + 30 = 192 pontos.

Utilizando o fio extra e a agulha de tapeçaria, retire todos os marcadores e coloque os 40 pontos de cada manga na espera. Vamos trabalhar com os 112 pontos que sobraram para fazer o corpinho.

1ª carr.: 16m, (1aum, 10m) x 8, 1aum, 16. Total 121 pontos.
2ª carr.: 4m, 113m, 4m

Agora vamos começar a fazer a parte rendada do casaco.

Importante: os pontos de borda NÃO constam na receita abaixo . Continue fazendo como indicado no início, isto é, os primeiros e os últimos 4 pontos sempre em meia, tanto do lado avesso como do lado direito do trabalho. Lembre-se também de fazer uma casa de botão depois de 16 carreiras.

1ª carr.: *5t, laç, ms, 3m, 2pjm, laç, 4t*, 1t
2ª carr.: 1m, *4m, 7t, 5m*
3ª carr.: *3t, 2pjt, laç, 1m, laç, ms, 1m, 2pjm, laç, 1m, laç, 2pjttor, 2t*, 1t
4ª carr.: 1m, *3m, 9t, 4m*
5ª carr.: *2t, 2pjt, laç, 3m, laç, mdc, laç, 3m, laç, 2pjttor, 1t*, 1t
6ª carr.: 1m, *2m, 11t, 3m*
7ª carr.: *1t, 2pjt, laç, 11m, laç, 2pjttor*, 1t
8ª carr.: 1m, * 2m, 11t, 3m*
9ª carr.: *3t, laç, ms, 7m, 2pjm, laç, 2t*, 1t
10ª carr.: 1m, *3m, 9t, 4m*
11ª carr.: *4t, laç, ms, 5m, 2pjm, laç, 3t*, 1t
12ª carr.: 1m, * 4m, 7t, 5m*

Faça duas vezes a sequência acima (total = 24 carreiras). A seguir, faça:

1ª carr.: *5t, laç, ms, 3m, 2pjm, laç, 4t*, 1t
2ª carr.: 1m, *4m, 7t, 5m*
3ª carr.: *3m, 2pjt, laç, 1m, laç, ms, 1m, 2pjm, laç, 1m, laç, 2pjttor, 2t*, 1t
4ª carr.: 1m, *3m, 9t, 4m*
5ª carr.: *2t, 2pjt, laç, 3m, laç, mdc, laç, 3m, laç, 2pjttor, 1t*, 1t
6ª carr.: 1m, *2m, 11t, 3m*

Em seguida, faça mais 4 carreiras em ponto barra 1×1.

Arremate.

Mangas

Para trabalhar as mangas, coloque os 40 pontos no jogo de 5 agulhas ou na agulha circular, como você achar melhor de trabalhar.

Levante quatro pontos na parte inferior. Total 44 pontos.

Feche o círculo e faça 4 carreiras de ponto barra 1×1.

Arremate e faça a outra manga da mesma maneira.

Escolha um botão bonitinho para dar mais graça às suas peças

Escolha um botão bonitinho para dar mais graça às suas peças

Categories: Crianças e Bebês

6 Comentários nesta postagem.

  1. Marcia Martha disse:

    Amo esse casaquinho, sempre fiz com prazer, agora ele ficou mais moderno e bonito, paraben!

  2. Que lindo! adorei a cor, parabéns

  3. Estou fazendo esse lindo casaquinho.
    Encontrei um erro na carreira na 3ª carreira.Os primeiros 3 pontos diz que são meia, mas são tricô.

    E depois das 2 repetições também tem o mesmo erro na carr 3.

    Espero ter ajudado…

    Está ficando lindinho…Obrigado por colocar a receita traduzida…

  4. Tricoteiras disse:

    Oi Denise
    obrigada pela sua observação. Já corrigi :)

    Essa receita não foi traduzida. Ela é de minha autoria mesmo :)
    Bjos
    Clara

  5. Ele é mesmo uma graça…parabéns pelo trabalho e pela receita. E agradeço novamente….

    Um abraço e um desejo que sempre coloque seus talentos para melhorar o mundo…

  6. Tricoteiras disse:

    Ô muito obrigada :)

    Os nossos talentos, né?