Gola Elos

Posted by Clara Beauty Posted on jun - 04 - 2012

A gola Elos é a peça ideal para você tricotar para dar de presente, ou ainda para usar nesse inverno, porque ela é muito rápida e prática. Os botões dão um charme especial a peça, por isso capriche: a escolha deles é fundamental.

Criação e execução: Clara Beauty
>> Favorite esta receita no Ravelry

Material
1,5 novelo de Cold Spring (Valley Yarns, 39% lã, 36% acrílico, 25% alpaca. 100 metros / 50gr)
Agulha 5,5mm
5 botões

Amostra
18pts x 26carr = 10cm

Tamanho final
15cm x 62cm

Abreviações
m = meia
t= tricô
mt = meia torcido
tt = tricô torcido

>> Veja como fazer pontos torcidos aqui

Execução
Coloque 40 pontos nas agulhas. Os 5 primeiros e os 5 últimos são pontos de borda e devem ser sempre tricotados em meia, tanto no direito como no avesso do trabalho.

Tricote em ponto meia por 10 carreiras.

A partir da 11a. carreira, faça:

carreira 1: 5m, (2mt, 2t) x3, 6t, (2t, 2mt) x3, 5m.
carreira 2: 5m, (2tt, 2m) x3, 6m, (2m, 2tt) x3, 5m.

Repita essas duas carreiras 10 vezes cada uma. Total 20 carreiras.

Na carreira 21, é a hora de fazer o nó.

Etapa 1: tricote os 5 primeiros pontos em meia. Coloque na espera.

Etapa 2: (2mt, 2t) x2, 2mt. Coloque todos os demais pontos na espera. Vire o trabalho e faça (2tt, 2m) x2, 2tt. Repita essas duas carreiras 5 vezes cada. Total 10 carreiras. SEM CORTAR O FIO, continue as etapas seguintes.

Etapa 3: coloque os 10 pontos seguintes na espera.

Etapa 4: (2mt, 2t) x2, 2mt. Coloque os 5 últimos pontos na espera. Vire o trabalho e faça: (2tt, 2m) x2, 2tt. Repita essas duas carreiras 10 vezes cada. Total 20 carreiras. SEM CORTAR O FIO, continue as etapas seguintes.

Etapa 5: chegou a hora de fazer o nó. Passe a coluna da esquerda por sobre a coluna da direta, e depois por baixo. Ao fazer isso, as colunas trocarão de lugar (a que era na esquerda vai ficar na direita e vice-versa). Termine a carreira colocando todos os pontos que estavam na espera de volta à agulha.

carreira 22: 5m, (2tt, 2m) x3, 6m, (2m, 2tt) x3, 5m.

Repetir as carreiras 1 a 22 por mais 5 vezes.

Finalização

Ao terminar a quinta repetição, tricotei a carreiras 1 e 2 por mais 10 vezes cada uma (total 20 carreiras).

Tricote em ponto meia por mais 4 carreiras. Faça as casas dos botões da seguinte maneira:

*3m, arremate 2 pontos, coloque mais 2 pontos na agulha, 2m. Repita a partir de * até o fim da carreira.

Faça mais 4 carreiras em ponto meia e arremate frouxamente.

A gola pronta: veja onde pregar os botões

A gola pronta: veja onde pregar os botões

Categories: Cachecol

2 Comentários nesta postagem.

  1. Thaís disse:

    Achei linda esta gola e aprendi bastante com os pontos torcidos, a receita está ótima. O problema é que como sou iniciante não entendi essa coisa de espera e meia torcido pra lá e pra cá. Seria ótimo postar um video mostrando o que você está fazendo para que eu pudesse seguir. Obrigada!

  2. Tricoteiras disse:

    Oi Thaís
    Sabe um nó? É isso que vc vai fazer. :)