Boina Welting

Posted by Valesca Posted on mai - 21 - 2012

Boina Welting (Receita da loja “Downtown Yarns” – NY)

Tradução: Lílian Santanna

Materiais:

Fio: 2 bolas de Poems – Rico Design 50gr/ 100 metros ou 2 novelos de Noro Kureyon ou 2 bolas de Melange
(usar um fio para agulha 5.5 ou 6mm)

Agulha:  5,5 mm

Amostra: 4 pontos meia = 2,5 cm

Execução:

Monte 39 pontos.
* Avesso: Tricô.
** Direito: 1m, aumentar 1 ponto, 15m, mate simples, 2 meias juntos, ponto meia até o fim da carreira.
Avesso: todo em ponto meia.
Direito: 1 tr, aumentar 1, 15tr, 2 tr juntos duas vezes, tricô até o fim da carreira.
Avesso: meia.
Direito: 1m, aumentar 1 ponto, 15m, mate simples, 2meias juntos, meia até o fim da carreira.
Avesso: tricô
Repita ** até ter 24 pontos na agulha esquerda. Termine do lado direito. Não vire o trabalho. Levante 15 pontos sobre o lado. Terá novamente 39 pontos. (Observe a foto ao lado, os pontos são levantados sobre os 15 nozinhos formados na borda do tricô).
Repita * mais 4 vezes.
Levante 15 pontos no fim da carreira pelo lado direito.
Arremate 39 pontos em tricô.
Costure a lateral da boina.
Levante 76 pontos e trabalhe em sanfona 1×1 por 8 carreiras.
Arremate.

♥ Welting é a técnica de criar vales e montanhas com a variaçao de meia, tricô. O básico do básico cria um efeito lindo e inspirador.

45 Comentários nesta postagem.

  1. Katia disse:

    Ohhhhh delicia…a receitinha da boina…..iupi…..

  2. Anita Villamarin disse:

    Além de intrigante éçinda.
    Obrigado.

  3. Silvia Rejane disse:

    Ola meninas
    Este fio tem apresentação em novelos ou bolas…descupe-me,pois eu não conheço.Bjs

  4. Silvia Rejane disse:

    O Fio que estou peguntando e o Poems…

  5. Maravilhosa. Infelizmente não pude participar da oficina no I Congresso de Tricô. Linda e fácil de fazer. Obrigada por compartilhar a receita
    Miriam Nakutis

  6. Rosangela Szili disse:

    Obrigada Valesca por publicar a receita, já estou montando os pontos nas minhas agulhas.

    Beijinhos

  7. Marli Freitas disse:

    Que maravilha a receita. A minha já tá quase pronta.bjs.

  8. Anete Soares disse:

    Bom dia!

    Por gentileza, poderiam me informar onde adquirir, no Brasil a lã que confeccionaram esta linda boina Welting.
    Muito grata
    Anete Soares

  9. Valesca disse:

    Anete,

    Os fios Poems e Melange você encontra em http://www.pintarebordar.com.br.
    O Noro é vendido na http://www.emporiodaslas.com.br

    Beijos,
    Valesca

  10. Ana Paula Mendes disse:

    Obrigada pela gentileza de compartilhar uma receita tão bonita e que está fazendo muito sucesso no grupo!

    Beijos, Ana Paula Mendes

  11. Esta boina é linda e muito fácil de fazer.
    Obrigada pela receita, agora podemos informar a quem nos pede.

  12. Andréa Gomes disse:

    Esta receita é a minha mais nova cachaça… tô experimentando com outros fios. Lilan e Valeska, obrigadão mais uma vez por nos ter ensinado a boina no Congresso de Ticô.
    Abç,

  13. Simone disse:

    Olá,

    Alguém poderia me dizer qual a difereça entre mate simples e pegar 2 meias juntos.Estou tentando fazer a boina e não está dando certo.

    E qual a cor usada na boina vermelha deste site?

    Grata,
    Simone

  14. Tricoteiras disse:

    Oi Simone
    dá uma olhada nesse post aqui: http://www.tricoteiras.com/?p=4128

    bjos
    Clara

  15. Renata Fonseca Lanças disse:

    Muuuito obrigada por ter dividido essa receita com todas. Sou professora de trico aqui no bairro da Moóca em São Paulo. A minha dica é também o fio Nuance da Círculo, fica maravilhoso e mais ascessível.Um abraço . Renata.

  16. Maria das Luz Bernardo disse:

    Olá ,
    Estou louca prá fazer essa boina , pois já havia visto ela em alguns blogs , quando vi aqui a receita quase dei pulos de alegria.Depois de ler e reler a receita algumas vezes uma dúvida persiste , gostaria de saber:Onde diz na receita *repita mais 4 vezes.Devo repetir a carreira de tricô 4 vezes?
    Bjus e obrigada.

  17. Dani Sumoyama disse:

    Adorei, já está na minha lista, assim que conseguir uma folguinha vou faze-la! Obrigada por compartilhar a receita!

  18. Renata Fonseca Lanças disse:

    Meninas já fiz a boina, demorei 12h para fazer e ficou maravilhosa. Como já havia dito, fiz com o fio Nuance, mas é da cisne, tá?! Façam, que é demais. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma dica de como fazer um cachecol com essa técnica. Desde já, muito obrigada, Renata.

  19. Maria das Luz Bernardo

    Onde diz para repetir mais quatro vezes, significa que você repetirá quatro vezes a sequência de 6 carreiras para formar os 5 gominhos.

    Atenção: no quinto gominho você faz até a 5ª carreira.

  20. Maria das Luz disse:

    Olá ,
    Marina , muito obrigada, já estou fazendo a minha.Bjussssss

  21. contato@tacito.com.br disse:

    É essa a boina que fiz

  22. viviana perez disse:

    hola,hermosa la boina…una preguntita…al tener los 24 puntos en la aguja izquierda,sobre que lado se levantan los 15 restantes izquierda o derecha de estos….?por favor alguien que me ayude…..gracias

  23. Teresa Cristina disse:

    Olá adorei a boina muito linda. Só que não entendi que lado devo levantar os pontos e se é feito só com agulha circular. Muito obrigada e suas dicas são ótimas.

  24. Ana Santos disse:

    Olá pessoal adorei essa boina, gosto muito do trico mas tenho muitas duvidas, não estou entendo muito bem a receita…ela já começa pelo avesso…devo fazer com duas agulhas ou com circular…onde fala levantar 15 pontos sobre o lado…que lado ???? será que vocês podem me ajudar por favor…bjos

  25. Rosi Wchoa disse:

    Oie…. Obridada por compartilhar a receita, estou louca pra fazer essa boina!!! :D

  26. Mariela disse:

    hola como estan siempre visito tu blog y me encanta todo lo que posteas alli… te queria preguntar por la boina cuales lados se cierra y por que lado se levantan los puntos para hacer el 1/1, pues lastimosamente no entiendo bien el diagrama, pues le cosi todos los laterales y no me da.. gracias por tu ayuda y que Dios te bendiga,,
    Mariela

  27. Alessandra disse:

    Olá. Me perdoe a ignorância, mas tem pouco tempo que estou aprendendo a arte do tricô e não entendi a parte: “Repita ** até ter 24 pontos na agulha esquerda” e “Repita * mais 4 vezes”. Nessa parte devo reiniciar a receita t o d a até onde dá essa instrução? Me desculpe mais uma vez.

  28. Márcia Lima Pereiram disse:

    Estou tentando fazer a Boina mas não está dando certo.
    Alguém teria um vídeo para me mostrar como se faz o acrécimo de pontos pela lateral?

  29. zilda ferreira disse:

    estou fazendo mais eu nao estou acertando estou virando em roda igual uma boba tou ate ficando careca por favor me tire uma duvidaquando pegar os pontos e do lado que eu levantei os pontossempre faço isso brigada quando eu aprender vou gravar um video para evitar ke as minhas outras amigas nao perca os cabelos kkkkkkkkk

  30. Tricoteiras disse:

    Oi alessandra
    repita a parte que está depois (ou entre) os asteriscos até você ter o número indicado de pontos.
    bjos
    Clara

  31. ola amiga gostaria que voce me tirasse uma duvida quando levanta os pontos e sempre do lado que eu aumentei um ponto….e tem que ser la grossa…muito obrigada linda voce e especial ha esta tendo muitos viros nos blogsmeu computador travou por causa do viros cavalo de troia

  32. ROSELIS disse:

    Meninas, consegui terminar a Boina ficou linda!É muito gostosa de fazer.

    Vou fazer agora com o fio Nuance, seguindo a dica da Renata Fonseca.

    beijos

    Roseli

  33. Alessandra disse:

    Tricoteiras. Gostaria de pedir por gentileza e humildemente um PAP sobre a oitava e nona carreira ou um vídeo de dois minutos explicando essa parte. Sinceramente, não entendi e lendo os posts anteriores vejo que não é só eu que estou com dificuldade nesse trecho. Ontem dormi tentando interpretar essa parte da receita e tive um pesadelo. Rsrsrsrs, juro. Por favor. Sei que vocês tem o objetivo de multiplicar a arte do tricô e eu por pura ignorância não estou conseguindo executar p resto da receita. Peço desculpas pelo relato e desabafo tão extenso, mas conto com a ajuda de vocês. Agradeço antecipadamente a atenção que me foi dispensada.

  34. rosana disse:

    Meninas!
    Achei a boina linda, mas não entendi lhufas de pitibiriba!Que mate simples?Eu vi a diferença no site tricoteiras ,mas não sei como se faz, que lado se pega 15 pontos, é agulha circular?Vá lá, matem e a cobra e mostrem o pau!Dá um Pap para as mortais ignorantes mas metidas a tricotar, como eu!
    Pode explicar mais detalhadamente?Por favor!
    beijinhos
    Ro

  35. Estou no finalmente da boina, mas…cheguei na 5 carreira do 5 gominhos. Terminei com 24 pontos… agora devo rematar esses 24? E a sequencia? O bico onde devo encaichar? Por favor quero terminar minha boina… Obrigada.

  36. Marli Vieira disse:

    Obrigada pela receita. Fiz com uma repetição a menos – ela ficou mais juntinha da cabeça, como um chapeuzinho. Depois coloquei uma florzinha de crochet ao lado, na mesma lã da boina. Ficou muito linda!

  37. Lucia Pereira disse:

    Terminei a boina mas ficaram alguns bicos parecendo aqueles dos palhaços da Idade Média que divertiam os nobres… rs…
    Por favor, gostaria de saber quando pego os pontos da agulha esquerda como fazer para não ficar bicos? Só vou pegar os pontos das carreiras com os nózinhos?Completamente perdida! Já estou perdendo os cabelos brancos que ganhei com esta receita… rs Me ajude..
    Grata

  38. Marcia S Paula disse:

    Linda perfeita auuuuuu

  39. Leliane Robles disse:

    Adorei essa boina, mas não sei fazer trico bem, rs, então peguei e levei p uma professora me explicar, rs, ela adorou e copiou a receita tb, já estou na fase final, adorei, achei linda, obrigada por compartilharem, bjs e ótima semana a todas!!!

  40. elisabet disse:

    relmente …muito linda …diferente e facil (mais ou menos)essa boina.Fiz com a lã filato da Pingouin…ficou muito bonita.Grata por compartilhar.

  41. marisol disse:

    Querida nao entendi sobre repita**8 e 9 carreira poderia mandar um pap obrigada

  42. Janaína disse:

    Oi adorei a receita fiz com lã mas fina , mas mesmo assim ficou linda assim que puder quero fazer com a Lã da recita…obrigada

  43. raujo disse:

    Gostaria que a Marli Freitas entrasse em contato comigo, pois adoraria fazer essa boina.
    bjos

  44. Nilda Viana Araujo disse:

    Gostaria de fazer contato atraves de telefone ou e-mail com essas amadinhas do trico que conseguirão fazer essa maravilhosa boina, Anete Soares, Marli Freitas , Simone, Marina Albertoni, Lilian, Valeska, Renata Fonseca Lanças,
    Bjos

  45. Nilda Viana Araujo disse:

    Querida Renata Fonseca Lanças, nos somos quase vizinhas, gostaria de fazer um contato com vc mas
    como professora entra em contato comigo, estou aguardando com as demais.