TJ Arya – Parte 1

Posted by Valesca Posted on ago - 27 - 2012

Abaixo está a receita da Blusa Arya, nosso TJ da vez. Se você já fez a amostra, e ela bate com a pedida na receita, acredito que não terá problemas. Porém , por ser uma peça tecida de cima para baixo e de simples execução, acredito que seja muito simples fazer ajustes. E tricô não é uma ciência exata, portanto, não se estresse e curta o TJ. Vamos começar?

Blusa Arya

A Blusa Arya é tecida de cima para baixo, sem costuras e ajustada ao corpo. O ponto fantasia nas mangas e costas confere charme e delicadeza a peça e o fio merino deixa a peça macia e quentinha, perfeito para os dias de inverno que se aproximam. Afinal, winter is coming…

Tamanhos:
P, M, G e GG

Medidas:
Busto: 95 ( 105, 115 e 125) cm
Comprimento: 58 (60, 62, 64)cm

Material:
2 (2, 2.5, 2.5) meadas de 200gr do fio merino da Fazenda Caixa DÁgua
1 agulha circular 5mm com 80cm de fio
Marcadores
Fio ou agulha auxiliar para colocar os pontos em espera

Amostra:
16 pontos x 20 carreiras em ponto jersey = 10cm

Pontos e Abreviaturas:

M = meia
T = tricô
2PJM = 2 pontos juntos em meia
MS = mate simpes ou SSK
L = laçada
A = 1 aumento sem buraco (laçada torcida) ou make 1
MC = marcador
MFT = 1 meia na frente e atrás (aumento sem buraco) ou KFB

Gráfico (motivo central das mangas e costas):
O gráfico é composto por 7 pontos e 4 carreiras. Observe a legenda, pois os pontos são tricotados de formas diferentes em modo circular e reto.
Gráfico corrigido em 27/08/2012 às 15:00hs.
Para imprimir o gráfico em modo pasisagem (e maior) clique aqui.

 

Execução:
Obs: As instruções são descritas para os 4 tamanhos, respectivamente P (M,G, GG).

Gola:

Obs: O raglan é composto de 2 pontos guias (2M), portanto, faça 1 aumento (A) antes do marcador (MC), passe o marcador, 2M, passe o marcador e 1 aumento (A) = [1A, 2M, 1A].
O motivo nas costas é centralizado, portanto se preferir, coloque marcadores para delimitar o início e o fim, mas não faça aumentos antes e depois destes marcadores.

Monte 39 (47, 55, 63) pontos frouxos na agulha circular e não feche o circulo. A primeira parte da blusa é trabalhada reta. Se você tricota apertado, ou tem dúvidas se a sua montagem está frouxa o suficiente, recomendo usar uma agulha 1 número maior do que a escolhida (baseado na sua amostra).
Tricote a próxima carreira em ponto tricô, colocando os marcadores da seguinte forma:

1º carr: 1 (2, 3, 4)T, MC, 2T, MC, 7 (9, 11, 13)T, MC, 2T, MC, 15 (17, 19, 21)T, MC, 2T, MC, 7 (9, 11, 13)T, MC, 2T, MC, 1 (2, 3, 4)T

2º carr: 1MFT, todos os pontos em meia até o marcador, [1A, 2M, 1A], GRÁFICO, [1A, 2M, 1A], todos os pontos em meia até o motivo central, GRÁFICO, todos os pontos em meia até o marcador, [1A, 2M, 1A], GRÁFICO, [1A, 2M, 1A], todos os pontos em meia até o último ponto, 1MFT-  (49, 57, 65, 73) pontos no total

3º carr: acompanhe os pontos como são mostrados, meia sobre meia e tricô sobre tricô. Os aumentos são feitos apenas no lado direito, no avesso esses pontos serão trabalhados em tricô.

Repita as carreiras 2 e 3 por mais 6 vezes, e a carreira 2 mais uma vez (ou seja, até a 16º carreira), mantendo o aumento MFT no primeiro e último pontos, os aumentos do raglan [1A, 2M, 1A], e o gráfico nas mangas e costas.
Os demais pontos são sempre trabalhados em meia no direito e tricô no avesso.

Pontos totais
Carreiras P M G GG
1 39 47 55 63
2 49 57 65 73
4 59 67 75 83
6 69 77 85 93
8 79 87 95 103
10 89 97 105 113
12 99 107 115 123
14 109 117 125 133
16 119 127 135 143

* Arya Stark é um personagem da trilogia Guerra dos Tronos de R.R.Martin. Os livros viraram série da HBO (a terceira temporada está em produção).

Categories: Notícias

16 Comentários nesta postagem.

  1. [...] >> Corre lá que já saiu a primeira pista [...]

  2. olá duvidas,, eu estou tricotando o avesso do grafico assim: 1 meia,2 trico,1 meia,2 trico,1 meia, esta correto? no grafico esta no final 3 trico..
    Obrigada..

  3. Marli Freitas disse:

    Já fiz a primeira parte. estou anciosa esperando a proxima,

  4. Verônica disse:

    Essa primeira parte da gola não é para ser fechada? Não entendi …Estou iniciando no TJ
    Obrigada
    Verônica – Rio de Janeiro

  5. Valesca disse:

    Verônica,
    Essa primeira parte é feita aberta, conforme explicado na receita.

    Bjs,
    Valesca

  6. Valesca disse:

    Guacyra,

    Muito obrigada pelo comentário. O gráfico foi corrigido.

    Beijos,
    Valesca

  7. Verônica disse:

    Obrigada!
    Verônica

  8. Estou fazendo o Tj , estou gostando e depois de desmanchar muitas vezes agora está dando certo.Obrigada Valesca pela ajuda e parabéns pelo projeto

  9. fe damigo disse:

    fiz e desmanchei umas vezes, mas agora tá tudo bem..
    já to na metade da gola..
    *-*

  10. arlete disse:

    boa noite vi o tj agora ainda da tempo de participar

  11. nadycolodell disse:

    Oi!!!Já fiz a primeira parte , estou ansiosa esperando a segunda…

  12. Eliane disse:

    Estou fazendo o modelo G , mas na 1ª carreira depois dos aumentos eu termino sempre com 63 pontos e não com 65 conforme a explicação.O que será que estou fazendo de errado?

  13. Valesca disse:

    Eliane,

    A primeira carreira não tem aumentos, ela é uma carreira de preparação, onde você faz todos os pontos em tricô e coloca os marcadores.

    Beijos,
    Valesca

  14. arlete disse:

    boa tarde,valesca na 17 carreira coloca se os aumentos a1 ou só a partir da 18 bjs obrigada

  15. Kátia disse:

    Ahn.. Fiz toda a primeira parte e quando fui fazer a parte extra: pimba!!!! Vi que tinha comigo barriga no gráfico. Desmanchei tudo agorinha mesmo. E vou fazer tudo outra vez…..Mas tava até que bonitinha:(

  16. Kátia disse:

    Agora sim! Primeira parte certinha, com o gráfico ok. Linda!