O quadrado mais simples do mundo

Posted by Valesca Posted on set - 25 - 2012

No último Picknit rolou uma oficina do jeito de quadradinhos de tricô, apelidado de O quadrado mais simples do mundo.
Para quem não foi ao Picknit mas quer aprender a fazer um quadradinho que pode virar manta, blusa, capa de almofada, gola e mais o que sua imaginação permitir.

O quadrado mais simples do mundo

Essa é a maneira mais simples de fazer um quadrado em tricô. Sem amostra, sem número de pontos fixos. Basta ter fio e agulha, régua ou fita métrica. Vamos lá?

Material:
Fio ou lã
Agulha de tricô reta ou circular (usada de modo reto) na espessura correspondente ao fio

Abreviaturas:
M = Meia
T = Tricô
MFT =  tricotar um ponto em meia pela frente e por trás (aumento)
TFT = tricotar um ponto em tricô pela frente e por trás (aumento)
2PJM = 2 pontos juntos em meia (diminuição)
2PJT = 2 pontos juntos em tricô (diminuição)

Execução:
Monte 1 ponto na agulha e faça:
1º carreira: 1MFT (ou TFT, se você prefere fazer ponto tricô)
2º carreira: 1MFT (ou TFT, se você prefere fazer ponto tricô), os demais pontos em M (ou T se você fez um TFT no início).
Repetir a 2º carreira até ter 20cm em dos lados do triangulo.
1º carreira: 2PJM (ou 2PJT, se você prefere fazer ponto tricô), todos os pontos em M (ou T se você fez um TFT no início).
Repetir a 1º carreira até ter apenas 1 ponto na agulha.

Arremate:
Passa o fio por dentro do ponto, dando um nó, e não corte o fio rente. Deixe uma ponta de 40cm que será utilizada para unir os quadros.
Doe o quadradinho que você acabou de fazer, ele vai se unir a outros  quadradinhos, que virarão uma manta linda para aquecer alguém que precisa.  ♥