Luvas para um amigo

Posted by Valesca Posted on out - 02 - 2012

Luva é o tipo de presente perfeito para aquecer as mãos e o coração de um amigo. Eu fiz essas luvas para uma amiga querida que também será companheira em uma viagem para um local frio, muito frio, mais lindo. Tenho certeza que essa será uma viagem inesquecível.

Informações gerais:
Essas luvas são trabalhadas utilizando o laço mágico, mas você pode fazer as luvas usando o jogo de agulhas de duas pontas ou até mesmo um agulha circular com fio de 30cm. Adapte as instruções a técnica que achar mais confortável.

Amostra:

Em ponto jersey (circular): 18 pontos x 24 pontos = 10cm

Medidas gerais:

Largura: 10cm
Comprimento: 21cm

Material:
Menos de 100gr do fio Safira (Pingouin)
Agulha circular com 80cm de fio número 4.5mm
Agulha de tapeçaria para arremate dos fios
Fio auxiliar para deixar os pontos a espera

Pontos empregados:

Barra 2×2 (2 meias, 2 tricôs em todas as carreiras trabalhadas circularmente).
Ponto Jersey (meias em todas as carreiras trabalhadas circularmente)
2pjm (2 pontos juntos em meia)Mate simples ou ssk (passe um ponto sem fazer em meia, faça o próximo ponto em meia, deslize o ponto sem fazer sobre o último ponto feito).
Aumento sem buraco (laçada torcida)

Execução da mão direita:

Punho:
Monte 36 pontos na agulha circular 4.5mm, distribuindo 18 pontos em cada agulha e usando o laço mágico. Tricote 10 carreiras em barra 2×2.Faça mais 5 carreiras (ou voltas em ponto jersey, ou meia).

Corpo da mão:
1º carreira: 2 meiasa, 1 aumento sem buraco, 1 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
2º carreira e todas as carreiras pares: todos os pontos em meia.
3º carreira: 2 meias, 1 aumento sem buraco, 3 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
5º carreira: 2 meias, 1 aumento sem buraco, 5 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
7º carreira: 2 meias, 1 aumento sem buraco, 7 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
9º carreira: 2 meias, 1 aumento sem buraco, 9 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
11º carreira: 2 meias, 1 aumento sem buraco, 11 meia, 1 aumento sem buraco, todos os pontos seguintes em meia.
13º carreira: 2 meias, coloque os próximos 13 pontos em um fio auxiliar, levante 1 ponto usando o fio de trás do ponto debaixo do próximo ponto na agulha, todos os pontos em meia.
Tricote todos os pontos em meia até a luva cobrir a dedo mindinho (17cm da barra a ponta do dedo mindinho).Você pode adaptar o comprimento da luva a sua mão.
Começe as diminuições para finalizar a luva, da seguinte forma: 2pjm, todos os pontos em meia até os dois últimos pontos, mate simples ou ssk.

Repetir a última carreira até ter 8 pontos na agulha (4 em cada agulha, trabalhando com o laço mágico): 2pjm, mate simples.Passe um fio pelos 4 pontos e dê um nó. Deixe 20cm de fio e arremate por dentro da luva.

Polegar:
Coloque os primeiros 6 pontos que estão à espera no fio auxiliar na agulha, refaça o laço mágico, coloque os próximos 7 pontos na outra agulha.Levante um ponto meia torcido no fio que aparece sobre o buraco do polegar. Tricote por 12 carreiras em meia ou até alcançar o comprimento do dedão.Faça 2pjm em todos os pontos. Passe o fio por dentro dos 7 últimos pontos, dê um nó, corte o fio com 20cm de comprimento e arremate por dentro da luva.

Execução da mão esquerda:

Punho:
Sigas as instruções do punho da mão direita.

Corpo da mão:
1º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 1 meia, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
2º carreira e todas as carreiras pares: todos os pontos em meia.
3º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 3 meias, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
5º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 5 meias, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
7º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 7 meias, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
9º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 9 meias, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
11º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 3 pontos, 1 aumento sem buraco, 11 meias, 1 aumento sem buraco, 2 meias.
13º carreira: todos os pontos em meia até os últimos 15 pontos, coloque os próximos 13 pontos em um fio auxiliar, levante 1 ponto usando o fio de trás do ponto debaixo do próximo ponto na agulha, 2 meias.
Tricote todos os pontos em meia até a luva cobrir a dedo mindinho (17cm da barra a ponta do dedo mindinho).Você pode adaptar o comprimento da luva a sua mão.

Comece as diminuições para finalizar a luva, da seguinte forma: 2pjm, todos os pontos em meia até os dois últimos pontos, mate simples ou ssk.
Repetir a última carreira até ter 8 pontos na agulha (4 em cada agulha, trabalhando com o laço mágico): 2pjm, mate simples.Passe um fio pelos 4 pontos e dê um nó. Deixe 20cm de fio e arremate por dentro da luva.

Polegar:
Siga as instruções do polegar da mão direita.