Guia de viagem da amiga boazinha

Posted by Clara Beauty Posted on nov - 24 - 2012

Situação: aquela amiga querida vai viajar para o exterior e se dispôs a trazer contrabando tricotístico para você.

Problema: ela não é tricoteira, não entende nada de fios e agulhas e você precisa dar as orientações.

Facilitamos a sua vida e criamos uma lista padrão para você copiar, adaptar e mandar para a amiga.

Endereços: sua amiga está lá, de férias ou a trabalho, e já vai fazer um enorme favor para você. Então, facilite a vida dela fazendo uma lista de endereços dos armarinhos locais.

COMO? O Google tá aí pra isso mesmo. Pergunte o nome da cidade para onde ela vai e jogue lá na busca: “yarn store + NOME DA CIDADE”. Depois anote os endereços que aparecerem e envie para ela. Faça isso, de preferência, antes de ela viajar, assim ela vai ter tempo de ver qual a que fica mais próximo do hotel e tudo vai ser mais rápido e prático.

As marcas que você ama de coração: entre no site das lojas e veja as marcas que são vendidas lá. Faça uma lista das pelas quais você se interessa.

NÃO CONHECE MARCA IMPORTADA DE FIO? Nesse caso, você pode fazer um pesquisa no Ravelry ou perguntar para as amigas nos grupos de discussão que participa e pedir opinião.

Materiais nobres que fazem sorrir toda tricoteira: Sua amiga não tem a menor noção do que você gosta, então, deixe anotado para ela ter uma base. Prefira 100% wool ou se tiver acrílico que seja um mínimo (no caso de fio pra meia, 25% de nylon é desejado); alpaca, cashemere, merino.

Passe longe: fios peludos, fios com bolotas, fios 100% acrílicos. Porque, né? Fio ruim tem em toda esquina. Algodão também não precisa, porque o fabricado no Brasil é mais barato e de excelente qualidade.

Quanto comprar:

Fio lace: normalmente, quando um fio é lace 100gr tem a partir de 700 a 800m para mais. Uma meada dessas dá pra fazer um xale completinho.

Fio para meias (sock yarn): 100 gr dá pra fazer um par.

Para fazer uma blusa: entre 500m a 1000m, dependendo do modelo, do tamanho das mangas, dos pontos (fios na espessura worsted ou bulky). Mas atenção aqui, porque isso significa algo em torno de 500gr a 1kg de lã. Muito espaço na mala!

Para fazer um cachecol: entre 200gr a 300gr, tb dependendo do modelo, comprimento, largura.

Regra de ouro: na dúvida, peça para ela comprar dois novelos iguais, porque aí com certeza sairá pelo menos um gorro :)

Agulhas, acessórios, bugingangas….: vale a mesma dica de olhar no site as marcas que a loja vende, e fazer uma listinha básica, em ordem de prioridade – se não tiver o primeiro da lista, ela procura pelo segundo, pelo terceiro… até achar algo que tenha.

Importante: Para não comprar coisas que não vai usar, pense também que tipo de projeto você pretende fazer com esses fios (gorro? blusa? luva? meia) e anote as quantidades.

NÃO ABUSE 1: Esse conselho vale para qualquer pedido que você faça a qualquer amiga que viaje e se ofereça a trazer algo para você: adiante o dinheiro das compras. Ela não tem obrigação nenhuma de usar o dinheiro que ela tem para as férias dela e pagar pelas coisas que você quer, mesmo que você a reembolse depois. Ou ao menos, pergunte se ela pode pagar no cartão dela para você pagá-la na volta. Pode ser que ela nem aceite, mas você terá feito a sua parte. :)

NÃO ABUSE 2: A amiga está te fazendo um favor, logo, não abuse. Novelos de lã são leves, mas ocupam muito espaço na mala. Nada de pedir 2kg, hein? Senão, essa será a primeira e a última vez que ela se oferece para te trazer “uma lembrancinha”.

Categories: Notícias

3 Comentários nesta postagem.

  1. Lilian Lie disse:

    Guia para ser carregada na bolsa!

  2. Bel Colmenero disse:

    Amiga, eu evito ao máximo fazer esses pedidos e levei uma bronca da minha Cecilia via net por conta do bate papo de vocês…rsrsrs
    Prá variar, belo post !!