Feltragem manual

Posted by .:Tricoteiras:. Posted on abr - 12 - 2010

O processo de feltragem de uma peça de tricô faz com que ela fique com a aparência de feltro, os pontos praticamente somem, sua superfície fica homogênea e só funciona com peças tricotadas com lã 100% natural (Existem algumas opções no mercado nacional, em geral lã para fazer tapeçaria e as lãs Da Fazenda Caixa D´Agua).

Existem muitas formas de feltrar e basicamente o processo precisa de água quente e fricção. Como no Brasil não é comum máquinas de lavar com água quente, aqui vai uma adaptação para feltrar manualmente.

Você vai precisar de:
1 balde de alumí­nio
1 sabão lí­quido ou shampoo
1 peça tricotada com lã 100% natural
1 toalha de banho
1 pegador ou colher de pau grande (para pescar a peça no balde)
1 tanque

Vamos começar?

Levar a água para ferver num balde de alumí­nio.
Quando a água começar a borbulhar, acrescente um pouco de sabão lé­quido de qualquer tipo ou shampo e mergulhe a peça a ser feltrada nesta mistura.
Deixe a peça mergulhada fervendo durante 3 a 5 minutos.
Retire a peça do molho, envolva-a numa toalha de banho e esfregue-a com vigor na tábua do tanque (com as mãos). Coloque-a sob a torneira fria.
Retorne a peça ao balde, cuja água continuou fervendo enquanto a peça era esfregada.
Refaça todo o processo: imersão / espera / esfrega / água fria
Durante as repetições será possé­vel acompanhar a feltragem começando, a lã encolhendo, os pelinhos se emaranhando.

Repita o processo por 6 vezes ou até chegar ao ponto desejado.
Centrifugue a peça na máquina de lavar porém, antes de deixá-la secando, forre-a com uma sacola plástica, depois encha-a com qualquer coisa (saquinhos plásticos, pedaços de tecido) para que ela fique modelada ao seu gosto.

Veja uma das lindas bolsas que a Ana Rosa faz utilizando essa técnica:
Aqui a peça tricotada antes de feltrar:

Peça já feltrada:

::Atenção::
Durante a feltragem a lã poderá desbotar, encolher, soltar pelinhos. Por isso, antes de feltrar qualquer peça, faça uma amostra com a lã e cores utilizadas e feltre a amostra para saber como a peça final irá se comportar. Cores claras em geral feltram menos que as cores escuras, o tamanho da agulha também tem influência direta no processo. Quanto mais grossa a agulha mais espaço para a fibra expandir no processo de feltragem.