Que tipo de Tricoteira você é?

Posted by Letí­cia Cinto Posted on mar - 16 - 2010

Muito bem, você está no www.tricoteiras.com, mas já parou para pensar que tipo de tricoteira você é? Veja os tipos abaixo e procure o seu tipo ou tente encontrar o das suas amigas. Depois conte para a gente o que achou e qual o tipo que você conhece e que não está na lista.

1.       Tricoteira topa-tudo: a receita está em finlandês, tudo o que ela tem é um gráfico de baixa resolução no meio de um monte de hieróglifos em japonês ou turco, mas mesmo assim tenta decifrar a receita e consegue alguma coisa, mesmo que o original seja uma blusa e ela termine fazendo um xale.

2.       Tricoteira enciclopédia: melhor que o Google para saber o que é intarsia, ply, worsted, fair isle, nostepinde, como se faz tingimento, feltragem ou tosquia de ovelhas. Melhor que o Google  porque, além da definição, pode vir uma explicação da técnica e até uma aula ao vivo.

3.       Tricoteira lesminha: demora muito para começar a fazer um trabalho, faz duas carreiras por dia, desmancha uma porque acha que o ponto não ficou regular, para quando chega em pontos críticos como cavas, decotes ou pontos rendados. Há uma modalidade especial que se denomina “lesminha saltitante” que, apesar de demorar, faz projetos complexos e, algumas vezes, mais de um projeto ao mesmo tempo.

4.       Tricoteira polvo: tem dezenas de trabalhos começados, leva pelo menos dois na bolsa para “dar uma adiantada”, tem projetos começados para um bebê que hoje está prestes a se formar em Medicina.

5.       Tricoteira iniciante: tem até medo quando alguém fala em amostra, agulhas circulares, intercambiáveis, jogo de agulhas. Não tem certeza se sabe diferenciar um ponto meia de um ponto tricô e tem medo de perguntar e parecer iniciante.

6.       Tricoteira cegueta: aumenta 10 vezes o gráfico para conseguir enxergar detalhes e dá graças a Deus por ter sido inventada a impressora caseira e não precisar correr para a papelaria e explicar ao atendente que quer aquele desenho ampliado 10 vezes.

7.       Tricoteira tecnológica: tem todos os gadgets para tricô, contadores de carreiras, iPhone com todos os aplicativos possíveis, participa de todas as listas de emails, tem até Twitter ligado a tricô. É a única pessoa que consegue manter atualizados seus projetos, estoque de fios e perfil no Ravelry.

8.       Tricoteira encontreira: nem faz muito tricô, mas adora os encontros. Encontra as amigas, conversa muito, come bastante e volta para casa pensando que o seu tricô não rende como o dos outros.

9.       Tricoteira colecionadora: tem um cachecol começado e parado há anos, mas tem milhares de fotos de tricô, receitas compradas e revistas importadas, além de um quilômetro de links de blogs e sites na pasta Favoritos.

10.   Tricoteira novidadeira: não pode ouvir falar de uma nova técnica de tricô ou de um equipamento para auxiliar o trabalho que já sai correndo para procurar nas lojas ou recorre ao PayPal, compra em um site estrangeiro e só lembra das taxas de importação depois que já confirmou a compra.

11.   Tricoteira pública: adora tricotar em público, não perde a oportunidade de adiantar o trabalho na fila do banco, na sala de espera do dentista, no ônibus, em qualquer lugar e adora quando alguém vem perguntar o que ela está fazendo.

12.   Tricoteira estoquista: seu maior orgulho é a sua quantidade de fios de todos os tipos e cores. Algumas vezes ela nem sabe o que fazer com eles, mas se sente bem em abrir o armário e ver todo aquele estoque colorido e macio.

13.   Tricoteira xaleira: adora fazer xales, fica ansiosa quando vê uma nova receita e trata de aprender a blocar, matar o acrílico e outras atitudes drásticas, para valorizar ainda mais o xale.

14.   Tricoteira meieira: seu ponto forte são as meias, se delicia em aprender a fazer novos tipos de calcanhares, toe-up, usa jogos de agulhas, mini-agulhas circulares, discute quais os tipos de fio são mais apropriados para meias, aprende a fazer meias sem ponta para usar mais, torce para fazer frio para estrear um novo par de meias.

15.   Tricoteira de grife: todos os seus acessórios e fios são de grife. Tem todos os conjuntos de agulhas de renome, Denise, Addi, Boye e só compra fios com marcas famosas, Noro, Debbie Bliss, Rowan.

16.   Tricoteira bebezona: tricota muita roupinha de bebê e acaba pegando manias. Chama todo mundo de Amor, Linda, Querida e usa muitas figurinhas fofas e animações nos emails para as listas, para desespero de quem abre email no trabalho ou quem tem banda estreita.

17.   Tricoteira radical: só faz um projeto se tiver tudo igual ao que está na receita, agulhas, fios, acessórios. Segue todas as instruções à risca e fica frustrada com os erros das receitas.

18.   Tricoteira funcional: já domina várias técnicas e adapta tudo na receita. Só faz blusas top-down, mantas com quadrados perfeitos que se emendam conforme vão sendo feitos, odeia costurar tricô.

19.   Tricoteira solidária: faz tudo para doar: quadradinhos de vários tamanhos, gorrinhos, sapatinhos, mantas para bebês, mantas para idosos. Participa de todas as campanhas de arrecadação e fica ansiosa quando não consegue terminar os projetos a tempo. Abre o armário e não tem nem uma peça de tricô para se aquecer, mas sente o coração sempre aquecido.

20.   Tricoteira gateira: seus trabalhos sempre têm uma fibra a mais, um pelinho de gato infiltrado bem no meio do mais trabalhado ponto de renda. Seus gatos adoram brincar com os novelos e dormir sobre os trabalhos em andamento.

21.   Tricoteira orgânica: só usa fibras naturais em seus trabalhos, tinge seus próprios fios com casca de cebola e beterraba e seu maior sonho é criar ovelhas e coelhos e montar uma comunidade auto-sustentável produtora de lã.

Categories: Notícias

46 Comentários nesta postagem.

  1. sonia augusto disse:

    Descobri que, além de “lesminha saltitante” (vou cobrar direitos autorais! rs.), sou encontreira, gateira, polvo e funcional! Tenho duas blusas terminadas pra costurar e estou enrolando. rs.
    Adorei o site novo!
    Beijos,
    Sonia

  2. Sandra disse:

    Não posso dizer que me enquadro muito dentro de um perfil porque faço trico quando tenho tempo e muitas vezes são anos a fio, porém as novidades do ano passado me fizeram retormar um pouco e guardar as linhas que não pude tecer. De repente, como a Sonia tenho uma pitada de alguns perfis.

    Sandra

  3. SILVIA disse:

    SOU UM MISTO DE TRICOTEIRA POLVO COM TRICOTEIRA SOLIDÁRIA!FUÇO MUITO ATRAS DE RECEITAS FÁCEIS!
    BEIJOSSS
    O NOVO SITE ESTÁ PERFEITO!!!

  4. Marcia disse:

    Me identifiquei em vários tipos: Cegueta,Pública, Estoquista, Solidária… Mas a que pegou mesmo e é a minha cara é a TRICOTEIRA GATEIRA. Não tem como, cada peça que faço tem um fiozinho de brinde.
    Parabéns pela repaginada no site.
    Beijos

  5. Vânia disse:

    Bom,
    Acabei de descobrir que faço parte de 03 modalidades de tricoteiras:

    Polvo: Tenho dezenas de trabalhos começados, tanto de Tricô quanto de crochê.

    Colecionadora: Montes de revista, blog, fotos, sites e etc…

    E a Estoquista: adoro abrir gavetas, caixas , armários cheios de linhas , lãs e agulhas, são tão lindas , todas juntinhas , coloridinhas.
    Nunca tenho o material necessário para começar uma receitinha, e com isso meu estoque só vai aumentando.

    Amo de paixão tudo isso.

    Bjos.

  6. Edna disse:

    Acho que podemos acrescentar um outro tipo, a tricoteira locomotiva, que vai engatando um trabalho após o outro, sem terminar….

  7. Ana Rosa disse:

    Diante das alternativas apresentadas fica muito difícil não se identificar com pelo menos uma característica de cada tipo de tricoteira. Então, fica aqui a minha sugestão: Tricoteira Multifuncional, faz de tudo um pouco; de todas as técnicas sabe algo; de todos os materias e equipamentos tem ao menos um; tem uma pasta nem que seja pequena, mas tem alguma receitinha arquivada; tem sempre um saquinho com algo começado, carrega sempre um trabalhinho, mesmo que seja um quadradinho e exibe na mesa de cabeceira ou na estante da sala ou na mesa de centro nem que seja um único livro legal e ou uma revistinha importada. Agora, seja qual for o típo em que qualquer uma se enquadre, uma característica todas tem: sempre estufa o peito e encha a boca ao responder a um elogio: Fui EU que fiz!!!

  8. Roseclay disse:

    Me ENCONTREI EM QUASE TODOS OS PERFIS.ENFIM NÃO SEI QUE TRICOTEIRA SOU.MUITOS BEIJOS!!!!!!!!

  9. miti disse:

    Sou pré-iniciante lesminha, estou tentando pegar o jeito com as agulhas ainda confundo ponto meia com ponto trico, mas já estou fazendo um cachecoooollllllll! Estou amando fazer trico e já estou me achando!

    besitos

  10. luciane disse:

    ai, ai…
    muito bom…. hehehe
    esse mulherada é muito loca mesmo…
    bom, eu me identifiquei com varias, pois adoro colecionar, tenho muita coisa começada, outras faço em dois dias so pra ver como fica pronta,tenho milhoes de receitas, revista, blogs,as vezes ainda apanho de alguns pontos, em fim amo trico, e nao viveria sem…
    tenho 26 anos e desde que me lembro convivo com fios, minhas irmas sempre dizem, “se ta assim agora, imagina depois de velha…” hehehe
    trico é muito bom!!!
    abraços a todas tricoteira…

  11. Cristiane disse:

    Acho que sou uma mistureba de algumas, não de todas.
    Tenho uma lista enorme de trabalhos começados, um arquivo enorme de várias receitas, acho que posso dizer que é uma coleção. E pra piorar quando quero iniciar um projeto ao invés de ir no arquivo de receitas que já tenho, fico na internet procurando novas receitas.
    Acho que eu me enquadro mais na tricoteira psicótica, quer arquivar todas as receitas que vê pela frente, acha lindo os trabalhos dos outros e quer fazer também.

    No final das contas o arquivo de receitas quase não é consultado.
    É, acho que isso é psicose mesmo.

    Bjos.

  12. VERALU49 disse:

    Bom, eu sou 4 dos ítens acima, diria resumindo que sou uma tricoteira polvo que adora encontros, que adora comprar lãs
    e afins (ccla sigla que usamod para indicar compradoras compulsivas de lãs e afins )mas muito solidária apesar que nunca
    deixei um casaquinho esperar o dono entrar na faculdade e também nunca deixei de fazer coisas para mim…
    Por outro lado como é pra dizer o tipo das amigas… eu diria que a Bia Medina é uma tricoteira wikipédia…não tem coisa que se pergunte a ela que ela não encontre rapidinho a resposta !!!
    Ela não gosta de ser elogiada mas cá pra nós… ela é minha ídola !!!( tomara que ela não leia kkkkkk)

  13. Andréa disse:

    Eu sou,sem dúvida nenhuma,uma mistura de tricoteira enconttreira e estoquista.hahahahaha
    Ri um monte agora.
    Beijos meninas.

  14. Patricia disse:

    Me identifiquei com ENCICLOPEDIA, tenho o pc cheio de coisas kkkkk e tb PUBLICA, ainda mais que sou meia hiperactiva tricoto toda hora.
    Abraços a todas.

  15. Vera Bastos disse:

    Amei todos os perfis…. mas me encontrei mesmo foi no novo perfil que a Ana Rosa acabou de inventar…. Tricoteira multifuncional….. achei ótimo e me encaixei perfeitamente…. rsrsrsrs
    O site ficou melhor ainda, e essa reportagem foi fantástica…. Parabéns meninas….

  16. Marcia Morales Catalano Simões disse:

    Adorei o texto e todos os ferfis…. acredito que além da mistureba de todos sou tb a psicotica …. achei ótimo pensar em como posso ser analisada também pelo meu trico…..rsrsrsrsrsr
    Adorei…
    Mil parabéns meninas…

  17. pensatrix disse:

    Sou Lesminha Atrapalhada!!!
    Mas ainda viro uma Tricoteira Topa-tudo :)

  18. Wilma disse:

    Assim como a maioria das amigas, me identifiquei com varios perfis de tricoteiras: polvo, estoquista,novidadeira; porém o que se encaixa melhor é o gateira – adoro fazer trabalhos com fios claros e encontrar um “fio duplo” de cor cinza ou preto… rsrs
    Beijos para todas

  19. Mari disse:

    Sou um pouco de cada coisa ,porém gostaria de ser literalmente uma polva ,alias todas nos ,pois so 2 braços é muito poco pra tanto projeto.
    E parabèns o site ficou um agraça .

  20. Maria Isaura disse:

    Olá
    Sou a Tricoteira Estoquista e também Tricoteira Xaleira, mas não encontreis na lista a Tricoteira Estoquista, olhá só me identifiquie com vários outros perfis de tricoteira, rsrs. O importante é que seu site ficou lindo, uma graça amei, bjs

  21. veroca disse:

    Lesminha saltitante, novidadeira, xaleira um pouco colecionadora também.
    Bjs

  22. Marelaine disse:

    Sou uma mistura de tricoteira Polvo, estoquista e gateira.

  23. Valéria Cavallini disse:

    Me identifiquei com vários tipos de tricoteira, só não encontrei na lista a estoquista que cabe bem no meu perfil. Acho que devia ter também a tricoteira dificil de entender porque se adapta muito a mim. Tenho tido tanta dificuldade em entender tudo que vocês falam e fazem em tricô que às vezes sinto-me ¨burrinha e incapaz de fazer o que aparece no grupo.Fico tristinha….mas continuo a insistir afinal uma hora o tico e teco vai funcionar.
    O novo perfil está maravilindo. Parabenizo as meninas lindas.
    Bjs

  24. Odete disse:

    Sou um pouco de tudo, sempre tenho mais de uma peça começada, adoro novidades em tricô, tenho gato também no mio das lãs, tricoto quando vou ao médico e compro muita revista de tricô, não daria conta de usá-las todas.

  25. silvia cristina campos chiodetto disse:

    Sou uma tricoteira topa-tudo, pois enquanto eu não consigo tirai uma receita não sossego, posso demorar um dia ou meses. Adoro fazer novidade de trico!

  26. Alina Rizzo disse:

    Adorei o novo visual, mais limpinho. E achei tantos tipos que combinam comigo, que nem sei qual é o mais adequado. Um pouco de cada, acho. Mais tipo topa-tupo , lesminha e colecionadora, isto sem a menor dúvida!
    Parabéns, meninas! beijos e bom final de semana.

  27. Samanta disse:

    Eu até já votei na pesquisa, sou Polvo com certeza. E também Tecnológica e Colecionadora. Mas já sei que estou a caminho de virar Meieira e Estoquista.
    Acho que é impossível ser uma coisa só, tricô é muito apaixonante! (e mulheres são seres complexos e multi-tarefa!!)
    Adorei o texto e o site novo! :)

  28. Adelaide disse:

    Parabéns pelo novo visual do site,
    ficou lindo e eu sou um tricoteira
    lesminha e colecionadora.Abrçs.

  29. Tricoteiras,
    Adorei a descrição dos perfis! Já havia colocado algo semelhante lá no blog Teia do Tricô e os tipos que tricoteiras que vocês descrevem são ótimos! Estou no estilo tricoteira estoquita e lesminha…hehehehe
    Abraços!

  30. É estoquista…hehehe. Tenho uma porção de lãs e fios, a esperra de tecer.
    Beijão!

  31. Meire disse:

    Adorei como ficou tudo por aqui, bem mais prático, sou a tricoteira topa tudo, adoro um trico, termino um e já tenho outro à espera, sempre alternando com um croche e um bordado, beijos.

  32. sonia augusto disse:

    Letícia!
    Você esqueceu de uma categoria: a tricoteira dependente de “receitinha”! rs.
    Beijos,
    Sonia

  33. madalena cafaro chiara disse:

    Oi
    Achei várias definições nas quais acho que me encaixo: polvo, xaleira, lesminha, estoquista e, principalmente´encontreira

  34. maria Helena Laport Castelo Branco Perez disse:

    Maria Helena 21 março de 2010
    Acho que me enquadro nas características de um pouco de cada, mas estou sempre correndo atrás de novidades, principalmente sobre receitas de cachecóis.
    Ultimamente tenho me dedicado aos cachecoóis em crochê de grampo.
    Adorei essa novidade “Tipo de Tricoteiras” era mais ou menos isso que procurava.
    Beijos,
    Mª Helena.

  35. Berenice Rabello disse:

    Bom, por enquanto me enquadro na Tricoteira Solidária, mas vamos ver com o tempo em quais mais me enquadro… Adorei o site. Abraços a todas tricoteiras.

  36. Deolinda Maria de Oliveira costa disse:

    Deolinda Maria de Oliveira Costa dia 01/04/2010 soi uma tricoteira fanatica adoro novidades e aceito qualquer desafio para aprender cada vez mais, queria saber em que quadro eu sou adorei falar com vcs. bjossssssssssss

  37. Deolinda Maria de Oliveira Costa disse:

    eu acho que sou uma triccoteira qu topa tudo adoro fazer trico desde de meus 8 anos tenho hoje 53 anos até hoje gosto de aprender cada vez mais e passando para os outros que eu sei adorei o site.
    Beijos pra todas as tricoteiras eu sei que tem muitas por todos os cantos do Brasil e desejar uma Feliz Pascoa para todasssssssssssssssssss

  38. Ana Ferraz disse:

    Sou meio Tricoteira Polvo estoquista rsss

  39. Regina disse:

    PARABÉNS POR TUDO O QUE NOS OFERECE!

    Adorei as novidades e este novo visual!
    SORTE, SAÚDE E SUCESSOS!!!

    REGINA

  40. maria aparecida vieitas disse:

    Maria Aparecida vieitas 18/07/010
    Estou chegando agora gostando de tudo e acho que sou um pouco de estoquista, mais solidária e topa tudo e bem lesminha saltitante.
    Tenho 60anos,já trabalhei bom tempo tricotando para bebes(onde todo enxoval era entregue a mães carentes em S.P.)hoje continuo tricotando para netas gostando mto de fazer cachecóis.
    Adorei o site e tudo. Fiquei sabendo do site pelo JORNAL DA TARDE.
    FELICIDADES A TODAS TRICOTEIRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. edclea disse:

    sou um pouco de tudo e tmbm tem mais uma essa é esclusiva odeio desmanchar trabalhos ou por que ficou pequeno ou grande odeio… kkkkk

  42. Maria Helena disse:

    Sou uma tricoteira que gosta de confeccionar pontos simples.Nada de ponto muito complicado!
    Mas tenho feito lindas blusas e cachecóis,então sou uma nova modalidade:tricoteira acomodada rsrs

  43. Maria Suely disse:

    Sou um misto de tudo. Tenho várias peças começadas pois, fico maluca por novidades, mas garanto que termino tudo que comecei. Amei tudo. Beijos!

  44. lilian silva disse:

    sou uma iniciante. estou aprendendo ainda quero muito aprender fazer um xale para min mas estes é muito dificil. Será que vcs tem um mais facil? beijos

    Olá Lilian
    todas as nossas receitas estão no site.
    Veja, difícil não é uma palavra que exista em nosso vocabulário. Se você não tentar, de fato, não vai conseguir :)

  45. vera w leindecker disse:

    Que barbaro| Sou de tudo um pouco e muito mais, sou a tricoteira inventadora de pontos.Invento cada ponto e depois não sei repetir. Estou com um pe de meia paradinho, inventei uns pontinhos não tomei nota e agora não possso fazer o outro porque não sei repetir o que ja fiz. E não e a primeira vez não.Bem minhas amigas deconhcidas pelo visual,mas amigas pela admiração que tenho pelo trabalho de todas um abracão be gaucho da INVENTADEIRA E Pontos, abçs verinha a vovo curiosa

  46. Estella Lopes da Rocha disse:

    Sou a tricoteira solidária. Faço tricô desde 19 anos e hoje tenho 91, ainda tricotando diáriamente. E ás vezes estou na Internet: Comprando material, procurando receitas, etc.. Tenho o hábito de após 2 meses do trabalho feito, se não vendi, dou para alguém. Princioalmente roupa de bebê. Gostaria de saber como faço para entrar para o grupo. Moro no Rio de Janeiro e curto muito trico. Um grande abraço a todas vcs e fiquem com Deus.
    Estella